Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é networking e como usá-lo a favor de sua carreira?

Quem tem bons contatos multiplica as chances de conseguir um emprego mais rapidamente. Basta que o profissional tenha a indicação de pessoas influentes. Isso é possível por meio de um bom networking.

O networking é um ativo muito importante para a carreira e mercado profissional. Você pode acioná-lo tanto para conquistar uma vaga de emprego ou receber recomendação para a contratação de um talento qualificado para integrar sua equipe.

blog banner desconto em pós-graduação

Mas o que é networking?

Palavra de origem inglesa, network significa, em tradução literal, “rede de trabalho”. Mas, atualmente, seu significado é aplicado no contexto profissional compreendendo o conjunto de técnicas e ferramentas que objetivam o cultivo das boas relações profissionais e pessoais.

Com ações de marketing pessoal é possível construir uma rede de contatos para, futuramente, usá-la para realizar trocas de favores entre seus integrantes. Os benefícios dessa espécie de “rede do bem” são inúmeros para os profissionais.

Como construir uma rede de contatos poderosa?

Comece a montar o seu networking para acessá-lo quando precisar. Apontamos três passos a seguir:

  1. Crie uma lista de pessoas influentes

Para construir um excelente networking, faça uma lista contendo o nome de todas as pessoas que você conhece. Nela devem ser incluídos nomes de parentes, amigos — os virtuais também —, vizinhos, colegas de escola, de faculdade e de trabalho, além de ex-professores e profissionais que atuam na sua área de conhecimento.

Tenha o hábito de atualizar seus contatos, informando as mudanças ocorridas: telefone, e-mail, empresa, novas redes sociais e endereço.

Faça uma revisão semestral em sua agenda de telefones para verificar se há pessoas interessantes com as quais você esqueceu de se comunicar.

  1. Relacione-se bem com seus contatos

Tente descobrir em quê e onde esses seus contatos de networking estão trabalhando, bem como quais cargos ocupam. Procure se relacionar com eles, de preferência, quando você estiver empregado, para não dar a entender que os procurou apenas por interesse.

Não se acanhe em manter contato com sua rede, pois os profissionais também sabem da importância em construir um bom networking. Procure trocar informações periodicamente com eles, mesmo que seja somente pelas redes sociais. O importante é que as pessoas se lembrem de você para quando souberem de uma vaga de emprego com seu perfil.

Seja sempre gentil com seus contatos e evite entrar em conflitos. Participe das reuniões com ex-colegas de escola e de faculdade, mesmo que não tenha vontade, pois é muito comum descobrir que algumas dessas pessoas atuam na mesma área que você.

  1. Invista em novos relacionamentos

Para ampliar sua rede, faça cursos presenciais e online. Aproveite para conhecer novos contatos, participe de fóruns e grupos de seu interesse.

Troque cartões de visita sempre que necessário. Faça anotações no verso para que você e a outra pessoa não se esqueçam das informações sobre o contato realizado.

Use seu networking a favor da carreira

A troca de favores é o grande objetivo de um networking sólido. Toda e qualquer pessoa que pertence ao nosso círculo de relacionamentos podem dar algum tipo de suporte para alcançar as nossas metas no mercado de trabalho. Por isso, não subestime nenhum tipo de contato.

Para que a relação não esfrie, envie cartões (reais ou virtuais) em datas comemorativas, como aniversários, Natal, Ano-novo, etc.

Promova um almoço ou happy hour com os profissionais do seu networking, principalmente os de sua área, para manter o contato ativo e atualizar informações.

Lembre-se: sempre que possível, procure atender aos pedidos de ajuda dos contatos da sua rede. Fique atento também às necessidades de seus contatos e faça indicações quando achar viável. Apesar de não ser uma regra, favores prestados têm grande chance de serem retribuídos e pode ajudá-lo no momento de se recolocar no mercado ou turbinar sua carreira.

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades