Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Seis dicas para melhorar sua comunicação interpessoal

Saber se comunicar bem é uma arte, porém, não é uma das mais fáceis de ser executada. Quem consegue dominá-la, chama mais a atenção do interlocutor ganhando, muitas vezes, mais destaque do que aqueles que não a possuem.

A maior parte dos problemas da comunicação interpessoal ocorre pelos vícios de linguagem ou por interpretação errônea. Porém, como transmitir sem “ruídos” o que você precisa aos seus interlocutores?

Muitas vezes as pessoas não percebem que gesticulam demais (ou não fazem gesto algum) enquanto conversam e que cometem vários vícios de linguagem. Esses tropeços de comunicação atrapalham na transmissão de uma ideia ou de mensagem.

blog banner desconto em pós-graduação

Confira a seguir seis dicas para melhorar sua comunicação no ambiente de trabalho:

  1. Observe a si mesmo e aos outros

Ao falar e ouvir os outros, preste atenção nas palavras e nos gestos de ambos. É mais fácil identificar os trejeitos alheios, mas, se você parar para pensar um pouco, conseguirá visualizar os seus também e, dessa forma, visar uma mudança de atitude.

Procure identificar as expressões que o desagradam enquanto conversa. Repare também em suas mãos e braços, assim como em toda sua expressão corporal.

Se necessário, anote tudo aquilo que pode ser melhorado e as características negativas que observa nos outros para evitar agir como eles.

  1. Vigie os vícios de linguagem

Terminar todas as frases com ‘né?’, usar muito a palavra ‘tipo’ sem qualquer relação com a frase e outros tantos termos são considerados vícios de linguagem. Sua prática é um grande problema no ambiente de trabalho, podendo ser ainda pior durante uma entrevista de emprego, palestra ou apresentação a um cliente. Cuidado com essas palavrinhas, pois além de distraírem o ouvinte, ainda tornam a conversa cansativa e nada produtiva.

Uma boa maneira de se livrar dos neologismos e diminuir o uso de gírias é pedir para amigos e familiares avisarem quando você usar tais termos. Outra dica é ouvir os áudios de mensagens que você envia pelo WhatsApp ou por outros meios de comunicação. É a oportunidade perfeita para escutar sua linguagem.

Tente evitar essas palavras mesmo no ambiente familiar para que aprenda e se acostume a se comunicar melhor.

  1. Estude seu interlocutor

Quando estiver conversando, preste muita atenção no que o outro diz. É apenas dessa forma que se consegue descobrir se a outra pessoa se interessa pelo que fala. Ao notar que o interlocutor se mexe demais ou olha muito para o celular ou relógio, tente encurtar o discurso ou mude de assunto.

Se a conversa for sobre negócios ou trabalho, você pode perguntar, educadamente, se está conseguindo se fazer entender.

  1. Dê ritmo à conversa

Ao falar, dê diferentes entonações às palavras. Algumas delas podem ser ditas como se você atribuísse o ‘negrito’. Já outras podem ser ditas em um tom mais baixo. Mas, em todas elas, é essencial que fale pausadamente, evitando atropelá-las.

Quem fala todas as frases em apenas um tom, deixa a conversa monótona. Esse tipo de comunicação pode gerar, inclusive, dor de cabeça no interlocutor caso aumente-se o volume da voz.

  1. Vigie os movimentos do corpo

Em qualquer conversa, sobretudo durante seu treinamento para mudar de postura, é fundamental controlar os movimentos do seu corpo. Mexer-se em demasia pode desconcentrar, irritar os interlocutores, demonstrar nervosismo e ansiedade.

No início, não será tão fácil vigiar e diminuir os trejeitos, mas, com o tempo, eles melhorarão muito. É só você querer!

Da mesma forma, quem não costuma fazer qualquer gesto ao conversar, pode dar a impressão de ser artificial como um robô. Por isso, evite permanecer completamente imóvel durante a conversa, entrevista de emprego ou reunião de trabalho, para não correr o risco de ver as outras pessoas começarem a bocejar.

  1. Olhe nos olhos

Olhar nos olhos das pessoas enquanto conversa traz vários pontos positivos ao comunicador. Demonstra segurança, confiança e domínio do assunto. Além disso, o interlocutor se sente reconhecido e valorizado – coisas que todos almejam para si.

Aproveite as dicas e saiba que, com força de vontade e disciplina, é possível melhorar sua comunicação interpessoal.

 

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades