Você sabe quais são os meios de transporte mais seguros que existem?

meios de transporte mais seguros que existem

Quais são s meios de transporte mais seguros que existem? Você ouve falar sobre acidentes de carro e de moto o tempo todo, e com certeza esses não são os meios de transporte mais seguros que existem, mas então qual são eles?

Imagino que você pode estar pensando, lá vem ela falar de avião… mais ou menos, pasmem vocês ou não o meio de transporte mais seguro que existe é o … elevador, sim isso mesmo o elevador e, claro, em segundo lugar o avião.

O elevador, além de seguro, é um dos meios de transportes mais antigos do mundo. Acredita-se que os primeiros deslocamentos verticais aconteceram por volta do ano de 2788 antes de cristo, nas construções das primeiras pirâmides no Egito.

Na mesma época, os sumérios na Mesopotâmia também utilizavam aparelhos para deslocamento vertical na construção de seus templos e torres.

Os elevadores foram aperfeiçoados durantes séculos, principalmente na questão da tração. No passado. era usada tração animal e até mesmo humana por meio dos escravos para realizar a ascensão, mais tarde passaram a funcionar com vapor, sua principal utilização era para transporte de cargas, mas no século 18, Elisha Graves Otis, passou a divulgar o elevador para passageiro, ele é responsável pela invenção de um dispositivo de segurança que evitava que os cabos de suspensão arrebentassem.

Mas os elevadores não são tão seguros assim ao acaso, eles possuem, assim como as aeronaves, alta confiabilidade, contam com manutenções adequadas e redundância dos sistemas. Nas aeronaves, por exemplo, sistemas extremamente importantes são redundantes, ou seja, existem 2 sistemas disponíveis, caso um deles falhe, o outro entra em funcionamento.

Ou ainda em alguns casos, a aeronave possui mais de um equipamento funcionando ao mesmo tempo, mas caso um deles falhe, o outro sistema continua funcionando e entregando a função necessária. É por exemplo o caso das aeronaves multimotoras, caso um dos motores falhe em voo, a aeronave consegue pousar com segurança no aeródromo mais próximo.

No caso dos elevadores, eles são sustentados por 3 cabos de aço de alta resistência, que passam por rigorosos processos de manutenção, mas, se mesmo assim ocorrer a ruptura de um deles, os outros dois continuam mantendo a sustentação. Além disso, os elevadores possuem um limitador de velocidade, que é acionado caso ultrapasse a velocidade normal evitando uma queda brusca.

As manutenções preventivas, preditivas e até mesmo corretivas são essenciais para garantir a segurança e a vida útil dos elevadores. Os elevadores sofrem uma degradação normal que é causada por desgastes naturais do uso. Para corrigir essas falhas e evitar que o equipamento ofereça algum risco para os usuários, é necessário manter a manutenção desses equipamentos em dia.

Inclusive, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui uma norma que regulamenta a manutenção dos elevadores a NBR 16083/2012, além disso para equipamentos instalados em condomínios, por exemplo, existem leis municipais a respeito da execução das manutenções.

Ou seja, assim como nas aeronaves, a manutenção dos elevadores é regulamentada e quem descumprir ela está cometendo um crime passível de punição.

Este foi o texto sobre os meios de transportes mais seguros! Se você tem medo de voar de avião ou de andar de elevador, lembre-se os processos adequados de manutenção, garantem alta confiabilidade desses transportes!

Autora: Tatyane Moura

Revisão: Charlie Hudson Turette Lopes

Quer saber mais? Confira os cursos abaixo:

Pós-graduação em Confiabilidade na Manutenção Industrial

Pós-graduação em Engenharia da Confiabilidade

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!