Ir para o conteúdo
Você na Pós

Mercado de games: saiba como aproveitar essa tendência do futuro

Quando o Magnavox Odyssey, primeiro videogame do mundo, surgiu lá em 1972 com apenas 27 jogos, talvez as crianças e jovens não soubessem ou imaginassem a transformação que essas pequenas máquinas fariam no mercado de games. As limitações técnicas daquele aparelho foram se desenvolvendo com os avanços tecnológicos, trazendo possibilidade e qualidade de som, imagens avançadas e experiências de alto nível. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

As diversas possibilidades no mercado de Games

Acompanhada pelo avanço tecnológico, o surgimento da internet trouxe para o mundo dos games a possibilidade da conexão de multiplayers online. Hoje, já não existe mais a necessidade de alguém ao seu lado para te acompanhar na partida do seu jogo preferido. Na internet, seu parceiro de game pode estar em qualquer parte do mundo.   

Além disso, os jogos não precisam necessariamente ser dos videogames tradicionais, como os consoles. Você tem possibilidades na palma da mão com os smartphones. Neles, é possível jogar em qualquer lugar e em qualquer momento, fazendo dos jogos uma das maiores tendências mundiais. 

Para entender melhor o futuro dos games, separamos algumas tendências desse mercado que tem se expandido nos últimos anos. Quer saber mais? Nós vamos te contar agora:

Lives de Jogos 

As lives são um sucesso dos novos tempos, mas já imaginou lives de jogos? Sim, esse é o novo fenômeno no universo dos games. Influenciadores desse nicho fazem streams de jogos interagindo e transmitindo ao vivo as gameplays com seus espectadores. A plataforma Twitch, mais conhecida entre os jogadores, por exemplo, registrou um crescimento de visualizações. Neste último ano, conforme mostra o site Twitch Tracker, as transmissões brasileiras saltaram de 19.192 para 42.955.

Leia também: 5 blogs de tecnologia para se manter atualizado sobre a área

Cloud Gaming

As nuvens de jogos mostram novas oportunidades para evolução do mercado e indústria de jogos, assim como outras áreas que aderiram plataformas de nuvem, como: os streamings de música, filmes e televisão, oferecendo uma  grande gama de conteúdo para o seu público. As plataformas de streaming de jogos não são diferentes. Elas possibilitam a usabilidade de jogos avançados com gráficos e ótima qualidade. 

Mas afinal, quais os benefícios das nuvens de jogos? 

  • Compatibilidade com diversos dispositivos necessitando apenas do básico: uma tela e internet!
  • Segurança: a nuvem sincroniza o seu conteúdo e protege suas informações, além de evitar os ataques de hackers e vírus.
  • Conjunto de jogos: ter opções para jogar em qualquer lugar sem se preocupar com a necessidade de supercomputadores para processar o carregamento dos jogos.

Os cloud gamings trazem muitos benefícios e vantagens para os seus usuários e também para as empresas, pois reduzem os custos da sua operação ao usar o modelo Software as a Service (SaaS). Isso significa que as empresas pagam apenas pelo espaço utilizado das plataformas de nuvens. 

E-sports 

Os esportes eletrônicos ou e-sports são competições de games de diversos gêneros, como: aventura, ação, simulação. Assim como as competições de jogos tradicionais ocorrem, os campeonatos de games com suas categorias acontecem pelo mundo em partidas nacionais e internacionais.

Com seus jogadores profissionais e grandes times as maiores competições brasileiras são acirradas, aqui existem torneios de diversas modalidades. As competições mais famosas do nosso território são:

  • CBLoL: o campeonato brasileiro de League of Legends já é considerado um grande nome aqui no Brasil. Disputado desde 2012, o torneio seleciona quem irá jogar nos torneios mundiais.
  • LBFF: a liga brasileira de free fire reúne grandes equipes desde 2019, e conta com grandes nomes;
  • LNFE, ou liga nacional de futebol eletrônico, é um dos torneios de jogos de futebol eletrônicos. As partidas são feitas com o jogo FIFA. Os jogadores dessa modalidade podem jogar individualmente ou em grupos.

Oportunidade no mercado de games

Para você não ficar de fora e aproveitar as tendências e oportunidades no mundo do games, você pode virar um jogador profissional e participar de um dos torneios que já falamos por aqui. Ou até mesmo ser um designer de jogos, já que essa área tem se desenvolvido no mercado brasileiro. Já imaginou criar projetos de jogos e desenvolvê-los? Se você curte games, ilustração e programação, essa pode ser a carreira perfeita para você! 

Os jogos não precisam ser apenas um hobby do seu dia a dia. Hoje, ser jogador ou desenvolvedor de games é uma carreira em crescimento. No Brasil, já é oferecido o curso de graduação tecnológica nessa área, com disciplinas específicas para entrar em atuação. 

Se você pensa em investir mais na sua vida profissional, conheça a pós-graduação e escolha o curso do seu interesse! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades