Mercado de trabalho em 2023: veja 7 tendências para este ano

cubos com números que formam 2023 para ilustrar texto sobre mercado de trabalho em 2023

O mercado de trabalho em 2023 está cheio de novidades e tendências que se iniciaram nos anos anteriores. Aos poucos, uma série de ideias, valores e áreas de atuação se consolidam no ambiente corporativo, e para não ficar para trás, você precisa acompanhar todas elas.

Então, por que não aproveitar o começo do ano para compreender todas elas e se preparar para o restante do ano? Veja a seguir 7 tendências que já estão sendo incorporadas por companhias de todos os setores, e não deixe a sua ficar para trás!

Mercado de trabalho em 2023: 7 tendências para entender o cenário corporativo

1 – Flexibilidade no ambiente de trabalho

Os anos de trabalho exclusivamente remoto deixaram claro que, para muitas profissões e cargos, não há a necessidade de estar o tempo todo no escritório. Os colaboradores já sabem que é possível ser produtivo de casa, e as empresas encontraram maneiras de balancear as necessidades do negócio e do seu quadro de funcionários.

Assim, contar com políticas de flexibilidade e trabalho híbrido tornou-se um imperativo para muitos profissionais. Eles passaram a priorizar a qualidade de vida e a praticidade de não precisar enfrentar horas de deslocamentos desnecessários.

Para 2023, empresas que têm esta mesma filosofia saem na frente na hora de encontrar e reter talentos. Afinal, estar atento aos desejos e demandas dos profissionais é essencial para garantir que a sua companhia tem tudo o que precisa para atrair ótimos colaboradores.

2 – Soft skills ainda estão em destaque

Ao longo dos últimos anos, muitas pessoas fizeram pouco caso das soft skills, ou habilidades comportamentais. Elas surgiram para mostrar que o ambiente de trabalho precisa olhar além das competências técnicas, e algum tempo depois, deixam claro que chegaram para ficar.

Cada vez mais, as organizações precisam de profissionais que compreendem a importância das competências emocionais e valorizam seu desenvolvimento. Afinal, criatividade, resiliência, liderança, comprometimento, organização e empatia, dentre muitas outras soft skills, determinam diretamente o sucesso ou fracasso de projetos e equipes.

Tendo em vista que o mercado de trabalho está cada vez mais desafiador, dinâmico e com mudanças a todo instante, não é surpresa encontrar as soft skills nesta lista, não é mesmo? Elas vão continuar fazendo a diferença em 2023.

3 – Treinamento e qualificação dos profissionais como prioridade

Você já ouviu falar em escassez de talentos? Este é o termo utilizado para designar uma característica do atual momento do mundo corporativo: a falta de profissionais qualificados. 

As empresas estão enfrentando dificuldades para encontrar colaboradores com as habilidades necessárias, situação que leva a uma solução promissora: investir no treinamento e qualificação do quadro de funcionários.

Ao incentivar e financiar programas de qualificação, atualização e treinamento, como com cursos de pós-graduação, as organizações conseguem suprir suas necessidades e, ao mesmo tempo, motivar seus colaboradores. Afinal, ter provas que seu empregador acredita e investe em você é um ótimo incentivo para o trabalho.

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4 – Foco no bem-estar e saúde mental dos colaboradores

Outro resultado dos últimos anos é a centralidade da saúde mental nos debates sobre o mundo corporativo. Se o foco em bem-estar já estava em alta, ele deve se intensificar em 2023, tendo em vista que os resultados de políticas ineficientes ou inexistentes para a saúde mental impactaram de forma negativa as empresas.

Ter profissionais com quadros depressivos, ansiosos e de burnout relacionados ao trabalho, para dar alguns exemplos, mostra como o ambiente organizacional pode ser nocivo aos colaboradores. Este é um “alerta vermelho” para qualquer companhia que preza pela empatia e humanidade em suas operações.

Sendo assim, os investimentos em saúde mental devem aumentar neste ano, prezando pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, valorizando os colaboradores e tratando a todos com sensibilidade e cuidado.

5 – Protagonismo do modelo horizontal de trabalho

Por mais que a hierarquia ainda seja um ponto central no ambiente de trabalho, as novas gerações estão questionando a sua dinâmica. Profissionais Millennials e da Geração Z já estão assumindo posições de liderança e, com isso, alterando a maneira como enxergamos o modelo verticalizado de trabalho.

A busca por uma dinâmica mais horizontalizada, que descentraliza os processos e tomadas de decisão, só cresce entre as empresas, e deve ganhar os holofotes a partir de 2023.

6 – Transparência nos processos de recrutamento

Uma discussão muito polêmica na área de recrutamento e seleção é a divulgação dos salários nas vagas de emprego. Hoje em dia, é comum que as empresas não revelem a faixa salarial para as posições em aberto, e isso tem deixado muitos profissionais irritados. Afinal, ao se candidatar a uma vaga, é normal querer saber qual seria a sua remuneração em caso de aprovação.

Por outro lado, as companhias evitam a divulgação para não encontrar problemas inteiros. A escassez de talentos também leva a uma grande competição por profissionais altamente qualificados, elevando os salários médios e obrigando as empresas a praticarem remunerações mais altas. Porém, nem sempre isso fica claro para os colaboradores que já estão nas organizações.

Assim, não é raro que um novo contratado receba mais do que o quadro atual de profissionais, muitas vezes em vagas e posições idênticas. Esconder os salários diminui atritos internos e buscas por negociações de salários, mas esse cenário não é benéfico para os colaboradores.

Por isso, algumas localidades fora do Brasil já estão aprovando leis para obrigar a publicação da faixa salarial nas vagas de emprego. E essa tendência tem tudo para se espalhar para mais países do mundo.

7 – 5 áreas em alta para 2023

Por fim, as tendências do mercado de trabalho em 2023 também incluem algumas áreas em alta. Elas são: Tecnologia, Engenharia, Finanças e Contabilidade, Jurídico e Vendas e Marketing. Vale a pena considerar cada uma delas na hora de tomar decisões sobre o seu futuro profissional, bem como decidir uma graduação ou especialização e atualizar o seu plano de carreira para este ano.

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