Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Mobile first: a importância e as vantagens de investir no dispositivo

Mobile First

No Brasil o uso de smartphones é uma realidade para a maioria dos brasileiros. Tanto que, segundo a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), no país já existe mais aparelhos que habitantes. São cerca de 220 milhões. Outro dado também aponta que a quantidade de lares com internet, mas sem computador também é crescente. E o que isto significa? Que cada vez mais as pessoas optam por consumir conteúdo online por meio de seus dispositivos móveis, deixando computadores e notebooks para tarefas específicas. Com esta realidade, nasce uma necessidade, a de projetar sites dentro do conceito Mobile First.

blog banner desconto em pós-graduação

O Mobile First

Mobile significa celular e first, primeiro. Logo, este conceito visa o desenvolvimento de plataformas web primeiramente pensada para o uso em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Diferentemente dos sites responsivos que adaptam a experiência desktop, para a mobile.

Optar pelo Mobile First, vai muito além da adaptação do formato para uma tela menor. É importante que tudo seja pensado para uma experiência móvel. Textos sucintos, imagens com rápido carregamento e com tamanhos adequados, além de design mais leve, estão entre os diferenciais que devem ser levados em consideração.

Todo este cuidado gera uma interação positiva também para o usuário de desktop que se depara com uma experiência mais leve e amigável.

Além do design

Os benefícios do Mobile First vão além do design e experiência do usuário. O conceito  também é favorável para o Google. Isso porque sites que seguem o modelo são mais relevantes para o site de buscas, além de receberem melhor ranqueamento por meio do Mobile First Index. Isso contribui para as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) do site gerando mais tráfego e destaque.

Novo Portal Pós

Acompanhando esta tendência, o Portal Pós está de cara nova. O site que foi projetado seguindo o conceito Mobile First chega mais intuitivo, leve e com mais facilidades em navegação. Se você já gostava do antigo, conheça a nova versão.

Conheça nossas faculdades