O que é e por que fazer um moodboard

moodboard

Um dos desafios do designer de interiores é criar um ambiente que possua uma composição de materiais e de acabamentos que dialoguem entre si. A grande quantidade de texturas, cores e padronagens dos materiais, permite criações diversas, ao mesmo tempo que gera uma insegurança sobre qual combinação ficará melhor no ambiente.

Outra questão importante é fazer o cliente entender a composição escolhida para o ambiente, para que ele possa aprovar. Mas como enxergar essa composição e mostrar ao cliente suas escolhas, de modo que ele consiga entender, opinar e avaliar?

Uma das formas mais fáceis de fazer isso é criando um painel semântico, também conhecido como moodboard. Mas o que é moodboard? Nada mais é do que uma montagem de fotos dos elementos decorativos, acabamentos, mobiliários e complementos que serão usados no ambiente. Para isso, você deve escolher cada item e separar boas imagens de cada um deles. A partir dessas escolhas, criará uma montagem com todas essas imagens, com o objetivo de fazer o cliente entender como os elementos se combinam e como o ambiente ficará com essas escolhas.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Perceba que você não está criando um ambiente em 3D e muito menos fazendo um detalhamento de projeto. Ainda assim, essa montagem ajuda muito na aprovação das suas escolhas pelo cliente e acelera o processo de projeto.

Uma dica que deixo com vocês é a de usar o Power Point para criar essa montagem de imagens. Muitas vezes, porém, selecionamos imagens de materiais que possuem fundo ou que estão inseridas em um ambiente. O ideal é eliminar o fundo, deixando a imagem limpa, para que possa ser sobreposta. E aqui vai outra dica: existem alguns aplicativos e sites que removem facilmente o fundo de uma imagem. Gosto muito do App Remove, pois posso fazer um upload da imagem escolhida e rapidamente remover seu fundo.

Outra sugestão é utilizar a ferramenta chamada Canva para montar o moodboard. Acessando o site do Canva, você tem diversos templates que facilitam a montagem, permitem inserir textos, imagens e elementos, que fazem seu moodboard ter uma excelente apresentação. Ele pode ser acessado inclusive pelo celular, o que facilita com que você trabalhe nessa montagem de acabamentos, mesmo estando longe de um computador.

É importante lembrar que, a cada dia, novos materiais surgem no mercado, com novas tecnologias, então, você deve estar sempre atento aos lançamentos. Uma boa forma de fazer isso é visitando feiras e eventos na áreas de design de interiores. Nesses eventos você conhece o que está em alta, lançamentos e inovações e faz contato com fornecedores.

As melhores feiras da área de designer de interiores são a Expo Revestir, que apresenta revestimentos, cerâmicas e metais, a Design Weekend que costuma trazer as inovações tecnológicas, e a High Design, que é uma das maiores e mais amplas feiras no Brasil, trazendo palestras e exposição de mobiliários, elementos decorativos, iluminação, automação, soluções para áreas molhadas e materiais de acabamentos.

Você pode, também, entrar em contato com fabricantes e fornecedores de materiais e pedir catálogos ou amostras, a fim de mostrar os materiais mais de perto para o cliente. As amostras permitem com que o cliente sinta a textura, a espessura e veja a cor dos materiais, que, muitas vezes é alterada na tela de um computador ou celular.

Dedique tempo em conhecer materiais de acabamentos, fique ligado com o que existe de novo no mercado, trazendo soluções inovadoras para seu projeto e encantando os clientes!

Autora: Márcia Guimarães Lara Monteiro

Revisor: Marco Antonio Milazzo de Almeida

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!