Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Vai mudar de carreira? Atenção para evitar estes 7 erros

Mudar de carreira

Mudar de carreira é a realidade para muitos profissionais que se sentem estagnados ou querem finalmente realizar um sonho. E nada melhor do que a chegada de um novo ano para finalmente colocar essas ideias em prática?

Para muitos, essa é uma oportunidade para ouvir aquela voz que diz “e se…”, e ir atrás para descobrir como tornar essa ideia uma realidade. É comum isso acontecer, especialmente considerando o tempo que passamos no mercado de trabalho. 

São décadas dedicadas à uma profissão e alguns podem se sentir insatisfeitos ou não encontrar mais um caminho para explorar em suas áreas. Tudo isso é válido e fazer uma transição de carreira é uma possibilidade viável, se bem planejada. 

Por mais que a insatisfação com o cargo ou empresa atuais possam servir como um impulsionador para essa mudança, é importante entender os desafios que seguirão e fazer planos concretos para ajudar nesse processo. 

7 erros ao mudar de carreira

Assim, por mais que seja um processo comum, muitas pessoas acabam cometendo erros por não se planejarem adequadamente ou não entenderem a jornada que tem diante de si. Confira os principais erros ao mudar de carreira:

1 – Agir impulsivamente

Se o profissional estiver insatisfeito com a empresa e quiser buscar outro caminho, não adianta pedir demissão e achar que irá encontrar um emprego dentro de uma nova área rapidamente. 

Caso sinta que chegou a hora de mudar os rumos da carreira, é preciso ter cautela e fazer um bom planejamento. Para começar, coloque no papel o que deseja fazer. Algumas profissões podem exigir a realização de cursos livres ou especialização, enquanto outras podem até incluir outra graduação. 

Faça uma lista simples numerando cada passo, para então colocar em prática. Será que é possível começar um curso enquanto ainda está na empresa atual? Crie um cronograma e estabeleça um prazo para sair. 

2 – Não estabelecer metas claras

Depois de fazer uma lista simples com um passo a passo, será necessário aprofundar a pesquisa. Conversar com profissionais da área e buscar conteúdos sobre oportunidades de trabalho ajudarão a ter uma ideia mais concreta do caminho. 

Assim, é importante traçar metas concretas e realistas e, por mais difícil que possa parecer, esse é um planejamento a longo prazo. Visualize onde quer estar em um ou dois anos, e depois entenda como chegar lá, criando metas para os próximos três ou seis meses. Assim, é mais fácil focar no que está a frente e entender que essa é a primeira etapa no processo de alcançar os objetivos. 

3 – Não se planejar financeiramente

Outro aspecto importante que algumas pessoas desconsideram nesse processo é que o começo pode ser custoso. Seja pagando por aulas, seja mesmo por começar em níveis mais baixos, é preciso ter em mente que as finanças podem ser afetadas, então o planejamento deve incluir uma reserva financeira. 

4 – Ignorar suas habilidades

Já parou para pensar que o que você já sabe pode te ajudar nessa transição? Na ânsia de seguir um novo caminho, as pessoas podem pensar que precisam começar do zero, mas o conhecimento e experiência que já possuem podem ajudar nessa transição.

Peça feedback dos gestores atuais para entender como eles o veem como profissional e use os pontos positivos como atrativos no novo campo de atuação. Uma dessas habilidades pode, inclusive, gerar uma renda extra no processo.  

Banner 2 do projeto de pós-graduação

5 – Ficar estagnado

Mudanças podem ser assustadoras e, por isso, muitos ficam com medo de dar esse passo inicial. Ou ainda, podem até tomar essa iniciativa, mas permanecem estagnados na primeira oportunidade que encontram. 

É normal ter medo, mas isso não pode ser um impeditivo para seguir em frente. Pelo contrário, deve ser usado como um motivador para aprender e desenvolver novas habilidades. 

6 – Se comparar 

Um profissional com mais de 20 anos de carreira em uma área ainda assim será um iniciante quando mudar de carreira. Portanto, se comparar com outros profissionais que já têm mais tempo de atuação não é uma boa solução. 

Isso só mina a confiança do profissional e acaba por desmotivá-lo a continuar. Entenda que, independente da idade ou experiência de cada um, todos estão em suas próprias jornadas profissionais, e devem se guiar pelo aprendizado próprio. 

7 – Não ter paciência

Ao mudar de carreira, algo precisa ficar claro: você não vai alcançar o que imagina tão rápido. Não estamos falando isso para desmotivar ninguém, mas é importante entender que esse processo não é rápido. Assim como na primeira carreira você teve que passar por diversas etapas, o mesmo acontecerá. 

Tenha paciência e valorize cada etapa do processo, pois os aprendizados iniciais, por mais básicos que possam parecer, serão os primeiros contatos com essa nova área e abrirão os caminhos para desbravar e ganhar experiência na nova carreira. 

Com isso, é preciso ter em mente também que esse processo exige dedicação. Estudar, ler, pesquisar sobre a área, se conectar com outros profissionais, tudo isso exige tempo e é parte integral no processo de mudança. 

Comece adquirindo conhecimento, como a pós-graduação em Educação, e dedique-se a aprender coisas novas, assim mudar de carreira será mais fácil.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades