Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O poder do elogio: como utilizá-lo no ambiente profissional?

elogio

Em meio as obrigações e pressões do mundo corporativo, muitas vezes os profissionais e gestores se esquecem de algumas atitudes simples, como o elogio, e o impacto positivo que isso pode causar no desempenho. 

Todos gostamos de ser elogiados e, se na vida pessoal isso afeta nossa autoestima, no trabalho também pode melhorar o potencial. Porém, no trabalho isso não é tão comum, e as pessoas nem sempre se atentam ao poder do elogio. 

Com a pandemia, muitas pessoas passaram a repensar seus hábitos e rotinas profissionais, e optaram por encontrar trabalhos mais alinhados com seus objetivos pessoais e desejos para a carreira. Com isso, as empresas devem compreender quais atitudes tomar para manter as pessoas satisfeitas. 

E o elogio tem um importante papel neste processo. Uma pesquisa de 2022 da Gallup apontou que uma organização com 10 mil funcionários pode economizar até USD 16 milhões em turnover anualmente ao investir em reconhecimento, o que inclui os feedbacks positivos. 

Porém, a mesma pesquisa mostra que 81% dos líderes seniores não têm o reconhecimento como uma prioridade estratégica na gestão de suas equipes. Com isso, estão perdendo a oportunidade de engajar os colaboradores e economizar no processo de substituição de profissionais. 

O hábito de elogiar

Manter uma boa comunicação com a equipe deveria ser prioridade para qualquer líder, pois isso permite criar laços e melhorar a relação de todos. Ao potencializar um bom diálogo, cria-se uma cultura onde todos podem se ouvir e confiar mais uns nos outros, o que trará impactos positivos para o resultado final de um time. 

Porém, mesmo as empresas que estão acostumadas a ter conversas de alinhamento nem sempre dão a devida atenção ao elogio. É comum acabar focando nos problemas e apontando o que precisa ser melhorado, e assim, pouco tempo é investido demonstrando as qualidades do colaborador e o efeito benéfico de suas ações. 

Nesse sentido, elogiar os profissionais deve se tornar um hábito, algo que faz parte da rotina, assim como possíveis reuniões de alinhamento e sugestões de melhorias. Veja como utilizá-lo no ambiente profissional:

Feedback

Algumas pessoas entendem como feedback uma reunião para comentar sobre aspectos negativos e problemas no trabalho, mas um gestor que realiza esse processo de forma recorrente pode aproveitar esses encontros para fazer comentários positivos. 

Saber do impacto positivo de seu trabalho pode fazer com que as pessoas aumentem sua motivação, já que são capazes de perceber os resultados de seus esforços. Além disso, são capazes de performar ainda melhor sabendo que sua atuação é bem vista na empresa. 

Isso contribui para sua reputação profissional e ainda abre espaço para que esse profissional seja visto e tenha destaque em oportunidades de crescimento, como promoções ou aumento salarial. 

Sem hora marcada

Reuniões de feedback positivo são bem-vindas, mas não é necessário marcar horário para exaltar um trabalho bem feito. Um profissional que entregou algo além do esperado, atingiu a meta antes do prazo, soube lidar com um problema de forma inteligente e rápida e pode receber elogios por suas ações imediatamente. 

Não há protocolos para falar bem do trabalho de um colega, e é possível agir apenas ao notar seu esforço e dedicação.  

Motivação

Acredite, receber um elogio pode mudar o dia de uma pessoa. É assim quando alguém diz algo positivo, e no trabalho tem efeito similar. Quando é elogiado, o colaborador tem a confirmação de que seu trabalho é reconhecido, e vê mais valor no que apresenta. 

Isso tem forte poder na hora de motivar uma pessoa e ainda pode ter um efeito cascata, ou seja, faz com que as pessoas elogiem também os colegas, motivando a equipe como um todo e criando um ambiente com melhor desempenho. 

Banner 2 do projeto de pós-graduação

Como promover uma cultura do elogio

Como vimos, elogiar os profissionais pode ser mais simples do que parece e deve ser mais um lembrete para o dia a dia, impactando em um clima organizacional mais positivo. Mas, como uma cultura na empresa, isso pode ser incentivado e implementado na organização. Veja como:

Comece pelas lideranças

O líder tem grande influência em sua equipe e serve como um espelho para o comportamento de todos. Sendo assim, para ter uma equipe motivada e consciente de que está fazendo um bom trabalho, tudo começa com a liderança. 

É importante que o RH e os profissionais que estão acima na hierarquia corporativa incentivem essa atitude, que vai reverberar nas outras esferas. 

Não deixe para depois

Como falamos, reuniões para feedbacks positivos são importantes, mas o elogio pode acontecer imediatamente a um trabalho bem feito. Um pequeno sinal de reconhecimento feito na hora tem um impacto no dia em diante. 

Ao deixar para depois, os profissionais podem acabar esquecendo de valorizar essas conquistas e perdem a oportunidade de fortalecer a autoestima das equipes. 

Reconheça o time

Elogiar é apenas um dos aspectos do reconhecimento do trabalho dos profissionais. É importante criar um método de reconhecimento que apoie seu desenvolvimento, incluindo oportunidades de crescimento interno. 

Cursos e especializações, como a pós-graduação em Educação, também podem ser incentivados já que permitem que os profissionais aprimorem seus conhecimentos técnicos e comportamentais, se tornando ainda mais valiosos para a organização. 

O elogio é o primeiro passo para ter uma relação mais saudável entre a equipe e estimular o bem-estar dos colaboradores alcançarem todo seu potencial. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades