Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Decidiu mudar? 3 dicas de como fazer sua transição de carreira

transição de carreira

Com tantas transformações que emergiram desde o início da pandemia, é natural olharmos para dentro, pesar algumas escolhas anteriores e, muitas vezes, perceber que algumas delas não fazem mais sentido para quem somos agora. Realizar uma transição de carreira pode parecer uma ideia inesperada, mas esse é um momento muito propício.

Somando-se a isso, é difícil encontrar uma área no mercado profissional que não tenha sido impactada e se transformado também – algumas positivas e, outras, negativamente. Como foi com a sua área de atuação? É isso que te desperta o desejo de mudança? Seja qual for sua intenção, separamos três dicas para você fazer a transição da sua carreira profissional. Toda transição traz algumas turbulências 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Respeite os ciclos 

Tudo em nossas vidas são ciclos e todos têm um começo e um fim, que é o início de algo novo. Entender esse processo e trabalhar em cima disso é fundamental. Se você escolheu outra carreira, comece a abrir espaço para isso aos poucos: estude, pesquise sobre o mercado e quais as possíveis formas de atuação, quais são as tendências e como esse nicho do mercado de trabalho tem se renovado. Analise e trabalhe dentro das suas possibilidades.

Em paralelo, continue trabalhando com a área que você já domina – afinal, isso raramente é uma escolha. Mesmo decidindo fazer essa transição, as obrigações financeiras não esperam. Busque encerrar esse ciclo da melhor forma possível, reforçando as suas facilidades na área, buscando similaridades com a nova profissão. Não é o momento de se atualizar, mas de trabalhar naquilo que você já faz bem. 

Leia também: 6 dicas de ouro para crescer no mercado de trabalho

Arregace as mangas

Equilibrar as demandas diárias e encarar esse novo aprendizado pode ser um desafio. É necessário ter em mente que é apenas uma fase e, quanto mais domínio sobre seu tempo você tiver, maiores serão as chances de sucesso. 

Por alguns meses, você vai precisar se dividir entre a antiga e a nova carreira. Com o tempo, as horas trabalhadas na primeira tendem a diminuir e seu novo sonho vai ganhando mais espaço. Para que isso funcione, é necessário que você tenha foco e esteja atento ao planejamento. 

Planeje a transição de carreira

As finanças, os estudos e o tempo: os três pilares que sustentam essa transição precisam estar bem estruturados e alinhados. Coloque na ponta do lápis o dinheiro que será investido, os cursos e a metodologia de estudo que irá utilizar.

Com objetivos bem pontuados, gradativamente você vai conseguir realizar sua transição de carreira e realizar mais esse sonho. Lembre-se: nada é do dia para a noite, nem mesmo as mudanças mais radicais. Em tudo é necessário a dose certa de esforço e dedicação. Boa sorte! 

Não deixe de conferir também os cursos de Pós-Graduação EAD com duração de 6 meses. Em formato intensivo, aqui você irá conquistar a sua especialização em apenas um semestre!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades