Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual é o momento certo para mudar de profissão?

Mudar de profissão pode ser uma decisão especialmente difícil. É como se dois leques se abrissem: um com opções de carreiras e oportunidades e, outro, com possibilidades de caminhos e pontes importantes de se construir. Não importa qual seja o caso, o objetivo sempre é se sentir confortável, estável e realizado, certo? 

Pode ser que você esteja passando por um momento de ressignificação pessoal e se sinta inspirado a trilhar um caminho novo. Ou, talvez, nem mesmo o caminho esteja bem definido, mas sente a necessidade de passar por uma mudança significativa na área profissional. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

No entanto, muitas vezes, este se torna um período angustiante, cheio de incertezas e de despedidas. Se esse for o caso, não deixe a ansiedade tomar conta. Tenha em mente que é apenas uma fase agitada de transformação e logo você estará onde almeja. 

Mudar de profissão pode ser mais fácil 

Independentemente de quais tenham sido suas escolhas até aqui ou do que ainda escolherá, tenha certeza de que situações impossíveis de prever surgirão em seu caminho – boas ou ruins. Pensando nisso, há algumas maneiras de se preparar para garantir mais segurança e autoconfiança na hora de agir. 

Planeje-se sempre

Quando o assunto é mudança, realizar um bom planejamento é a base para manter suas decisões seguras. Você raramente chega a algum lugar sem se preparar para o caminho, não é mesmo?

Porém, é preciso entender que planejar é muito mais do que desenhar um cronograma tático muito rígido, repleto de detalhes e especificações. Algumas pessoas tendem a se apegar a esses pontos e isso se torna um problema. É sobre colocar seus sonhos e expectativas no papel. 

Outro fator que pode ajudar na hora de realizar esse planejamento é responder em uma lista às seguintes perguntas: 

O que já aprendi até agora? Busque na memória as experiências que adquiriu desde o primeiro emprego, mesmo que não sejam na área de formação. Aqui, vale pontuar habilidades técnicas e interpessoais: quanto mais escrever, mais bem definidos seus objetivos serão. 

Quais são os meus resultados? Aqui, vale refletir sobre que problemas já resolveu em seu trabalho e em quanto tempo você adquiriu evolução como profissional. Sem julgamentos, perceba se sua jornada é satisfatória até o momento e faça as avaliações necessárias.

Com certeza este é um bom ponto de partida e será útil para sua organização. Lembre-se também de manter seu plano ativo durante todo o processo. Se notar que uma mudança agregará mais benefícios, faça uma rápida revisão e escolha, mantendo o foco. 

Converse com pessoas próximas

Uma vez que você já se reavaliou e determinou quais são seus próximos objetivos, olhe ao seu redor e identifique pessoas que podem ser pontes para alcançar o novo território. 

Basta estar inserido no mercado de trabalho para já ter ouvido falar sobre a importância do networking. Acontece que muitos profissionais têm uma visão deturpada do que é essa prática e acabam caindo em armadilhas sociais. No entanto, existem boas maneiras de cultivá-lo: basta analisar as pessoas que te cercam. 

Busque entre colegas de trabalho, amigos e familiares –  pessoas do seu convívio em geral – quem tem alguma relação com o que você quer. A ideia é conversar para conhecer melhor a nova área, alinhar suas expectativas e pegar dicas para dar o pontapé inicial. Este ainda não é o momento de pedir novas oportunidades. 

Inicie a movimentação

Em algum momento desse percurso, você perceberá naturalmente que já tem o contexto necessário para começar a migrar de fato para sua nova profissão. É nesse ponto que você deve entender quais habilidades e competências te separam da vaga que deseja. Se achar necessário, faça uma lista. 

Ao observar o que falta nessa etapa da sua trajetória, tente separar os itens entre competências técnicas e comportamentais. Aí está uma boa maneira de nortear suas escolhas e planejar como você desenvolverá as habilidades necessárias.

Começar uma especialização provavelmente será uma das pontes mais sólidas entre suas possibilidades. Além de todo o conhecimento possível de adquirir com bons cursos de pós-graduação, ter em mãos um certificado te eleva com estabilidade a outro patamar. 

Já pensou em dar hoje mesmo o próximo passo rumo ao sucesso? Escolher uma opção entre os cursos da Unopar EAD certamente fará toda a diferença no resultado final. Boa sorte! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades