Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quer ser seu próprio chefe? 4 cursos de MBA que vão ajudar

mulher empreendedora para ilustrar texto sobre ser seu próprio chefe

Se você tem o sonho de ser seu próprio chefe e não sabe por onde começar a trilhar esse caminho, saiba que investir em cursos é uma ótima forma de alcançar o sucesso no seu negócio. É a busca por conhecimento e especializações que vai te ajudar nesse universo de empreendedorismo e ampliar ainda mais a sua visão para o mercado.

Ter o próprio negócio exige muito mais do que ser referência na área que você decidiu empreender e vai além do conhecimento específico. Um empreendedor nato lida com administração, finanças, captação e fidelização de clientes e muitos outros desafios que nem sempre estão relacionados ao segmento do negócio.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Por isso, se especializar e buscar por cursos de MBA, por exemplo, é tão importante para quem quer garantir o sucesso. Investir tempo e recursos em uma formação que vai te capacitar em questões que só a sua graduação e o desejo de empreender não oferecem.

4 cursos de MBA que vão te ajudar a ser seu próprio chefe

Como já falamos anteriormente, ter um negócio significa que você vai lidar com diferentes assuntos diariamente e que nem sempre fazem parte da sua gama de conhecimentos. 

Marketing, recursos humanos, administração, fluxo de caixa, finanças gerais são algumas das funções que um gestor tem e, normalmente, abordadas com profundidade em diferentes cursos de graduação. Mas, se for para fazer cada um desses cursos acaba ficando inviável e, ao começar o seu negócio, talvez não seja possível contratar um profissional para cada área. Ou seja, você terá que se responsabilizar por todas essas funções.

Leia também: Começar o próprio negócio: tudo que você precisa saber antes de empreender

Você deve estar pensando em como vai fazer para obter todos esses conhecimentos fazendo somente um curso, né? Não precisa se assustar e nem achar que não vai dar certo porque optar por uma especialização vai te ajudar a ter toda essa bagagem e ainda conseguir se destacar em meio aos seus concorrentes.

Pensando nisso, trouxemos 4 cursos de MBA que são indicados para quem quer ter o próprio negócio. Quer saber mais detalhes? Continue lendo este artigo!

1 – Gestão Empresarial

Esse curso é destinado aos profissionais que buscam ampliar a visão empresarial nas áreas financeira, tecnológica, marketing, produção, qualidade, recursos humanos e contábil. Durante o período de estudo é possível se qualificar para atuar como gestor de empresas, inclusive do seu próprio negócio.

Essa especialização traz todos os conhecimentos que um gestor precisa sobre administração estratégica, finanças empresariais, gestão de operações e serviços, e outros tópicos. Também aborda as tendências de gestão, como business intelligence, métodos ágeis e tópicos em gestão estratégica. Ou seja, foi pensado para quem quer empreender ou trabalhar dentro de organizações.

2 – Inovação e Empreendedorismo

A visão empreendedora faz toda a diferença para quem tem o sonho de ser seu próprio chefe, e o curso proporciona conhecimentos e ferramentas que são necessárias para a gestão de novos negócios. Nessa pós-graduação, o aluno aprende a usar ferramentas que facilitam o empreendedorismo e os conceitos que estão relacionados à gestão das organizações. 

Também vai desenvolver habilidades e competências empresariais, aprender a se relacionar com ecossistemas empreendedores e de startups, gerenciar inovação no ambiente empresarial e saber como implementar modelos de negócios disruptivos. Ou seja, essa é mais uma chance de alcançar o sucesso no seu negócio.

Banner do e-book Empreendedorismo: perfil empreendedor e tipos de empreendedores

3 – Gestão de projetos

Ser seu próprio chefe exige a capacidade de planejar, executar e controlar projetos, e a qualidade final depende de todo um planejamento que foi pensado durante o desenvolvimento desse projeto.

Essa especialização se faz necessária para que o gestor consiga conceber, planejar, executar e controlar os projetos da empresa, além de conseguir cumprir as metas que foram estabelecidas no prazo determinado. E não pense que esse curso é voltado somente para um tipo de negócio, pois ele é indicado para todos os segmentos.

Durante o curso, o profissional vai aprender os aspectos gerais de gestão de projetos, comunicação e gestão do conhecimento, além de conhecer as ferramentas de TI utilizadas para essa finalidade.

4 – Marketing

Mais uma opção de pós-graduação para conseguir colocar o seu negócio em ação é cursar Marketing. Mais necessário do que nunca, o aluno vai aprender a detectar e aproveitar as oportunidades que o mercado tem, além de criar estratégias para atrair cada vez mais consumidores — e fidelizá-los.

O marketing é uma área fundamental para quem quer empreender, pois é uma maneira de valorizar a imagem da sua marca, do produto e conseguir diferenciá-lo dos demais concorrentes.

Existe uma infinidade de cursos que podem te ajudar a percorrer o caminho no universo do empreendedorismo, mas lembre-se que só fazer uma pós não vai trazer o sucesso até o seu negócio. É necessário dedicação, investimento de tempo e recursos, e paciência ao decidir ser seu próprio chefe. Quer saber mais detalhes sobre os cursos? Conheça a pós-graduação e dê o primeiro passo rumo ao seu próprio negócio.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades