Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Não consigo arrumar emprego: o que fazer? Veja as dicas!

não consigo arrumar emprego

Se ultimamente a sua maior preocupação tem sido “não consigo arrumar emprego“, saiba que existem algumas dicas que podem te ajudar a conquistar a vaga tão desejada. Às vezes, parece que, mesmo com todo o seu esforço, a sua procura por trabalho não tem o resultado esperado, o que pode causar uma grande frustração.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

No entanto, talvez você ainda não tenha conseguido identificar o problema na sua busca ou ainda não esteja utilizando as estratégias corretas. Ao seguir as dicas para conseguir um emprego que daremos a seguir, você poderá aumentar as suas chances. Confira!

Não consigo arrumar emprego: veja 5 dicas para ajudar

1 – Escreva um plano de carreira

A falta de um direcionamento para a sua carreira pode impactar a busca por um emprego. Por isso, é essencial elaborar um plano que deixe claro quem você é profissionalmente, seus objetivos de carreira, em quais empresas você deseja trabalhar, cargos que deseja ocupar e quais habilidades são necessárias para ocupá-los.

Existem algumas perguntas que você pode fazer para ajudar na construção do seu plano de carreira:

  • Você é apaixonado por alguma causa?
  • O que você acredita que será o auge da sua carreira?
  • Quais são seus objetivos de salário?
  • Quais são os valores pessoais dos quais você não abre mão?
  • Quais são as soft skills e hard skills que você tem para oferecer?

Reflita sobre essas questões, monte o seu plano de carreira e mantenha-o por perto quando estiver se inscrevendo para alguma vaga. Dessa forma, você conseguirá saber o quanto ela está alinhada às suas expectativas e se candidatar de forma mais realista.

2 – Faça da sua procura por emprego uma prioridade

É provável que você já esteja dedicando bastante tempo à sua busca por um emprego, mas é preciso colocá-la no topo das suas prioridades.

Uma boa estratégia é determinar metas diárias, semanais e mensais de candidaturas. Se ainda assim você não obtiver o resultado esperado, peça a ajuda de outras pessoas.

Talvez, exista algum problema no seu currículo ou no preenchimento do formulário no site de recrutamento e você não esteja percebendo. Um amigo ou familiar pode te ajudar a identificá-lo.

Neste momento, o importante é que você se mantenha focado e use todos os recursos e estratégias disponíveis para conseguir a vaga.

3 – Customize seu currículo para cada candidatura

Atualmente, o processo de busca por empregos é bastante automatizado, o que significa que você precisa otimizar o seu currículo para cada vaga a que se candidata.

Uma forma de fazer isso é incluir no seu currículo as palavras-chave que estão na descrição da oferta de emprego.

Digamos você esteja se candidatando à uma vaga de Designer e o campo de requisitos tem essas informações:

  • Experiência em programas de edição de imagens: Photoshop, Corel Draw ou Illustrator.

Você deverá pegar as principais palavras e os principais termos descritos acima e repeti-los no currículo.

No resumo ou no campo de experiência profissional, por exemplo, você pode dizer “possuo experiência em programas de edição de imagens, como Photoshop, Corel Draw e Ilustrator”.

O importante é que você consiga alinhar bem as suas experiências e habilidades às palavras-chave descritas na vaga.

4 – Melhore seu desempenho nas entrevistas

Se você conseguiu chegar até a fase da entrevista, mas não foi selecionado, significa que o seu currículo não é o problema. Por isso, seu foco deve se voltar para o momento em que fica frente a frente com o recrutador.

Aqui, a palavra principal é: preparação. Nunca vá para uma entrevista de emprego sem antes pesquisar as seguintes informações:

  • Quais são os objetivos, missão e valores da empresa
  • Qual é a cultura da empresa
  • O que o cargo exige do candidato

Depois de refletir sobre essas informações, você pode simular algumas perguntas mais comuns em entrevistas ou aquelas que você acredita que o recrutador fará. Escreva as possíveis respostas e peça a um amigo ou familiar para fazer uma simulação com você. Se for alguém da sua área, melhor ainda.

5 – Aumente a presença nas redes sociais

Um relatório do LinkedIn apontou que seis pessoas são contratadas por minuto na rede. Se você não tem dedicado tempo ao seu perfil, saiba que pode estar perdendo boas oportunidades.

Além de refletir as informações do seu currículo, a sua página no LinkedIn deve ser movimentada com frequência. Para isso, você pode compartilhar projetos dos quais você já participou, publicações com a sua visão ou opinião sobre assuntos e novidades da sua indústria, além de artigos que demonstrem a sua expertise em assuntos da área.

Quando você interage mais na rede, aumenta o engajamento no seu perfil e a chance de ser notado pelo empregador também aumenta. Sem contar que ter um perfil ativo que mostre suas habilidades profissionais contará pontos positivos quando um recrutador o visitar.

Se a sua preocupação é “não consigo arrumar emprego”, esperamos que as nossas dicas possam te ajudar a conquistar a vaga que você tanto deseja. Consulte este artigo sempre que estiver buscando uma oportunidade de trabalho e aumente as suas chances de ter sucesso.

E se você quer continuar crescendo na carreira, que tal investir em uma especialização e conquistar seu certificado em apenas 6 meses? Conheça os cursos de pós-graduação da Anhanguera, faça a sua inscrição e dê início à sua evolução profissional ainda hoje.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades