Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual é o conceito de inteligência emocional? Saiba tudo!

qual é o conceito de inteligência emocional

Considerada uma das competências interpessoais mais relevantes da atualidade, a inteligência emocional é um dos pilares do sucesso profissional. Entretanto, não é todo mundo que sabe definir qual é o conceito de inteligência emocional.

A inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerir as emoções de forma eficaz, trazendo benefícios significativos para o ambiente de trabalho.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por meio dela, é possível desenvolver e manter relacionamentos saudáveis com os membros da equipe, além de criar um ambiente de trabalho agradável e uma cultura organizacional positiva.

Confira agora qual é o conceito de inteligência emocional, suas principais características e a razão dessa habilidade interpessoal ser tão importante no ambiente de trabalho.

Qual é o conceito de inteligência emocional?

Para compreendermos melhor essa soft skill, é necessário entendermos qual é o conceito de inteligência emocional.

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerir as suas próprias emoções, bem como ser capaz de compreender e influenciar as emoções dos outros.

Por meio dela, é possível tomar decisões de maneira mais sensata e analítica, sem a interferência de fatores emocionais ou de maneira impulsiva.

Apesar de ser altamente valorizada no mercado de trabalho, nem todos os profissionais possuem essa habilidade, fazendo com que candidatos com alto quociente de inteligência emocional chamem mais atenção dos recrutadores.

Por que a inteligência emocional é importante no ambiente de trabalho?

Além de compreendermos qual é o conceito de inteligência emocional, também é fundamental deixar claro o porquê da importância dessa habilidade no ambiente de trabalho.

A inteligência emocional é essencial no trabalho porque permite que o colaborador perceba, raciocine, entenda e gerencie as próprias emoções, assim como a dos outros. 

Ser capaz de lidar com emoções complexas lhe dá a capacidade de orientar e auxiliar as pessoas ao redor, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, promovendo uma cultura organizacional mais bem-sucedida e nutrindo relações profissionais duradouras.

Outras razões pelas quais a inteligência emocional é importante durante a rotina de trabalho incluem:

– Compreender melhor a comunicação não verbal: a capacidade de entender com clareza a comunicação não verbal permite a resolução de conflitos antes que eles se tornem problemas;

– Ser consciente das próprias emoções: ao ter consciência das próprias emoções, o profissional é capaz de ajustar o próprio comportamento de acordo com a situação;

– Aumentar a eficiência da equipe: ao compreender as emoções dos outros com facilidade, é fácil colaborar com a equipe de maneira empática, aumentando a eficiência do time.

Quais as principais características de alguém emocionalmente inteligente?

Após analisarmos qual é o conceito de inteligência emocional, está na hora de abordarmos as características de alguém que a possui.

De acordo com a definição atual de inteligência emocional, existem 5 fatores principais que norteiam as escolhas e reações de alguém que é emocionalmente inteligente.

Confira cada um deles abaixo.

1 – Autoconsciência

Ao questionarmos sobre qual é o conceito de inteligência emocional, a primeira característica que deve vir à cabeça é a autoconsciência.

Essa característica é a capacidade de identificar as próprias emoções, assim como seus gatilhos emocionais.

Estar ciente dos sentimentos que regem suas decisões e das situações que podem ativá-los é fundamental na hora de regulá-los e retornar a um estado mais pacífico, além de ajudar a ter mais empatia em relação às emoções dos outros.

2 – Autorregulação

A autorregulação é a capacidade de analisar, entender e controlar seus sentimentos, ajustando suas reações a fim de manter um estado emocional mais favorável.

Estar no controle das próprias emoções é fundamental na hora de viver o dia a dia com mais qualidade de vida, tomando decisões sensatas e objetivas.

3 – Motivação

Uma das principais características da inteligência emocional é a motivação.

Por meio da compreensão aprofundada dos próprios sentimentos, é possível entender as situações que “ativam” as motivações pessoais, sendo essencial na hora de completar um projeto extenso e complexo, por exemplo!

4. Empatia

A empatia, outra característica fundamental da inteligência emocional, é a capacidade de identificar e compreender os sentimentos de outra pessoa.

Entender as emoções dos outros permite que o indivíduo lide com as situações no local de trabalho de forma mais eficaz e compreensível, evitando que pequenos desentendimentos ou insatisfações se tornem problemas e mantendo o equilíbrio entre a equipe.

5 – Habilidades sociais

A inteligência emocional permite que o indivíduo consiga interagir e comunicar-se com os colegas de maneira fluida e eficaz, facilitando a convivência no ambiente de trabalho.

Através das habilidades sociais, é possível resolver conflitos, colaborar em projetos, conseguir novos clientes e manter um relacionamento agradável com os líderes e gerentes, por exemplo.

Agora que você já sabe qual é o conceito de inteligência emocional, por que não aperfeiçoar essa habilidade através de uma especialização? Através dos cursos de pós-graduação da Anhanguera EAD, você não só aprende habilidades técnicas, mas também trabalha suas soft skills, preparando-o ainda mais para o mercado profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades