Como deve ser uma negociação bem-sucedida? Saiba tudo!

negociação bem-sucedida

No mercado de trabalho, assim como na vida, as negociações fazem parte do dia a dia. Entretanto, o que, exatamente, determina uma negociação bem-sucedida?

Alguns desses acordos possuem um peso grande; outros, nem tanto. Contudo, seus objetivos costumam ser os mesmos: encontrar uma solução ideal para todos os envolvidos.

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No mercado profissional, as negociações tendem a ter uma maior importância, já que os temas e assuntos abordados costumam impactar grandes empresas e setores industriais.

Apesar de parecer algo simples e intuitivo, participar de uma negociação pode ser uma experiência bastante estressante, principalmente aos profissionais que não possuem experiência prévia.

Por isso, hoje vamos examinar quais as melhores práticas para uma negociação bem-sucedida, além de dicas para chegar a uma solução favorável!

Confira!

O que é uma negociação profissional?

Uma negociação é um processo no qual duas ou mais partes, com necessidades e objetivos diferentes, analisam um tema para encontrar uma solução mutuamente aceitável.

No mercado de trabalho, as habilidades de negociação são indispensáveis tanto nas interações informais do dia a dia quanto nas transações profissionais, mediando condições de venda, prestação de serviços e outros contratos legais.

Saber realizar uma negociação bem-sucedida, principalmente no âmbito profissional, é fundamental para:

  • Auxiliar na construção de melhores relacionamentos;
  • Fornecer soluções duradouras e de longo prazo;
  • Evitar conflitos e problemas no futuro.

Habilidades de um bom negociador

Negociadores experientes costumam dominar a comunicação escrita, verbal e não verbal, adotando uma abordagem consciente e assertiva para a transmissão de suas mensagens.

Entre as principais habilidades de um bom negociador, se destacam:

  • Flexibilidade;
  • Criatividade;
  • Assertividade;
  • Autoconsciência;
  • Bom planejamento e organização;
  • Honestidade.

Apesar de não serem exigências para um negociação bem-sucedida, essas habilidades definitivamente fazem a diferença em seu resultado. 

7 dicas para uma negociação bem-sucedida

Aprender a negociar de forma eficaz é uma habilidade essencial para qualquer profissional, requerendo preparação, estudo e planejamento. 

Ao planejar com antecedência e contabilizar todos os resultados possíveis, os membros corporativos têm mais chances de alcançar os resultados desejados e construir parcerias duradouras.

Apesar das habilidades de negociação precisarem de prática constante, se tornar um bom mediador é totalmente possível!

Confira agora 7 dicas para melhorar o resultado de acordos profissionais e realizar uma negociação bem-sucedida!

1 – Defina seus objetivos

Entre os passos para uma negociação bem-sucedida, o primeiro e mais importante é definir com precisão quais os objetivos buscados. 

É essencial saber o que está em jogo durante uma negociação, tendo, também, um entendimento dos objetivos da parte opositora.

Além disso, é essencial saber que, talvez, a outra parte não esteja disposta a oferecer o que está sendo buscado, sendo necessário ter alguns cenários não ideais bem delineados.

Por fim, os objetivos da negociação devem fazer sentido a longo prazo e não somente serem uma solução rápida para um problema imediato.

2 – Realize uma pesquisa completa

Informação é poder, principalmente quando o objetivo é uma negociação bem-sucedida! 

Para aumentar as chances de sucesso durante um acordo entre partes, uma das etapas mais importantes é a realização de uma pesquisa adequada, obtendo o máximo de informações possível sobre o parceiro de negociação.

Essa preparação auxiliará a orientar melhor a conversa, possibilitando a elaboração de perguntas mais direcionadas ao objetivo e a coleta de ainda mais informações

3 – Identifique os tomadores de decisões

Antes de entrar em uma negociação, é necessário certificar-se de estar realmente em contato com a pessoa autorizada a tomar as decisões de negócios. 

Esse passo é crucial, já que é contraprodutivo tentar fazer um acordo com uma pessoa que não está no poder de dar um veredicto em relação à negociação.

4 – Ganhe confiança 

Outro aspecto importante na hora de conseguir realizar uma negociação bem-sucedida é conseguir ganhar confiança das partes opositoras.

Conectar-se com outros profissionais a nível interpessoal é essencial para chegar em acordos mais facilmente.

Por isso, é importante investir na construção de um relacionamento mais duradouro, combinando elementos profissionais e pessoais.

Encontrar um hobby em comum, fazer conversa “fiada” e realizar os encontros e reuniões de maneira presencial são dicas importantes para ganhar a confiança de outros membros corporativos.

5 – Seja firme, mas empático

As negociações exigem um certo nível de assertividade. 

Todo profissional sabe que a maioria das questões podem ser negociadas, portanto, é importante ser firme e não ter receio de buscar os objetivos iniciais de maneira assertiva. 

Além disso, é essencial lembrar de não aceitar um “não” como resposta imediata, sendo persistente e explicando minuciosamente os resultados desejados.

De qualquer forma, é importante fazer isso de forma pacífica e empática, evitando comportamentos agressivos e respeitando os interesses da outra pessoa.

6 – Não aceite qualquer oferta

Apesar de parecer tentador, é fundamental lembrar-se de não aceitar a primeira oferta feita pela parte opositora.

Afinal, existe a possibilidade de tal oferta melhorar exponencialmente no decorrer da negociação, chegando, eventualmente, àquilo que foi inicialmente pedido.

Conteste uma oferta não ideal com uma contraoferta, dando a chance do outro profissional melhorar sua proposta inicial.

7 – Otimize suas habilidades de negociação

Por fim, se o objetivo é aprender, de uma vez por todas, a implementar negociações bem-sucedidas no ambiente profissional, fazer algum curso específico na área é sempre uma alternativa.

Além da realização de formações livres, iniciar uma pós-graduação pode auxiliar, a longo prazo, nas competências mediadoras de um profissional.

Além disso, uma pós-graduação também é fundamental para incrementar o currículo de um candidato, chamando a atenção dos recrutadores e garantindo melhores oportunidades de trabalho. Aproveite para conhecer o curso de Gestão de Vendas e Negociação.

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