Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Como a Nike realizou a aplicação da manufatura enxuta em seus negócios?

desenho representando um tênis da nike

Não é somente o setor automobilístico que usufrui dos benefícios da manufatura enxuta. O setor de calçados e vestuário também, e a Nike é uma das empresas que aplicam o sistema com sucesso. Você quer saber como a Nike aplica a filosofia da Manufatura Enxuta dentro da sua produção? 

A Nike, uma das maiores empresas de artigos esportivos do mundo, principalmente de calçados, apresenta práticas que priorizam a alta produtividade, por meio da redução de recursos para alavancar os negócios e os seus lucros.  

O sistema de manufatura enxuta reduziu em 15% as práticas de trabalho ruins nas fábricas da empresa localizadas no exterior. Ao implantar a manufatura enxuta, o esforço das equipes de trabalho foi mais valorizado e essa motivação do time, por sua vez, influenciou positivamente a performance da empresa como um todo. 

blog banner desconto em pós-graduação

A empresa esportiva tem como fundamento dois princípios relacionados ao sistema Lean: Make Today Better e Design the Future. Make Today Better está relacionado à essência da produção enxuta, ou seja, produzir com qualidade alta, por meio da eliminação do desperdício.

Esse fundamento tem raízes fundamentadas na empresa, por meio da disseminação interna, tanto que, os colaboradores recém contratados da Nike, são capacitados a fazer parte do sistema e percebem que são peças fundamentais para a otimização das operações. 

Leia também: Como medir os resultados do seu trabalho? Confira as dicas!

O princípio Design the Future está relacionado à inovação e proporciona a redução do desperdício, criando maior valor para o cliente, fato que impulsiona a Nike como líder no mercado esportivo. A empresa também tem o princípio de criar recursos de inovação sustentável, possui um índice que é utilizado para mensurar a integração do portfólio com a sustentabilidade e também para levantar quais são os impactos de suas ações. 

A metodologia, ao reforçar a conscientização ambiental da Nike, propiciou que a empresa trabalhe com ONGs e fabricantes parceiros em projetos de sustentabilidade. Uma das iniciativas de destaque foi a Fair Labor Association, com quem a Nike criou indicadores de desempenho e fornecimento sustentável. 

Outra iniciativa da Nike devido à metodologia foi a Sustainable Apparel Coalition, em parceria com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA e outros fabricantes para economizar dinheiro em energia e materiais residuais. 

Sendo assim, vale a pena ressaltar a importância do alinhamento de projetos inovadores de sustentabilidade da Nike com as práticas da metodologia enxuta. Ressaltando que a empresa dissemina esse alinhamento a todos colaboradores, gerando um ambiente organizacional em que todos os setores são conectados, contribuindo para o aumento da eficiência, conjuntamente. 

Autoria: Reny Aparecida Galvão 

Revisão: Yane Lobo 

Conheça o curso de pós-graduação em Engenharia de Manufatura Mecânica.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades