Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Sistema de trabalho híbrido: como se adaptar?

O sistema de trabalho híbrido é uma nova realidade. As empresas começaram a notar o aumento da produtividade e a redução das contas e, agora, apostam em jornadas que misturam os dias em casa com a rotina de trabalho alocado para trazer um equilíbrio ao ambiente profissional.

Para acompanhar esse novo modelo de contratação, o LinkedIn, recentemente, disponibilizou filtros para que os funcionários consigam encontrar vagas somente home office ou em sistema híbrido. O Google Workspace decidiu colocar essa mudança do setor em números e realizou uma pesquisa com 900 profissionais brasileiros e a pergunta foi: qual modelo de trabalho você deseja adotar pós-pandemia? 43% relataram a vitória do híbrido.

blog banner desconto em pós-graduação

Quais os benefícios do sistema de trabalho híbrido?

1 – Autonomia e flexibilidade

Sabemos que muitos brasileiros mantêm longas jornadas de trabalho, muitas vezes ultrapassando o horário comercial. No modelo híbrido, o profissional tem como alternativa fazer seu próprio turno de trabalho e entregar o resultado de forma mais independente e autônoma. Dessa forma, coloca em prática a autonomia e a autoliderança.

2 – Economizar tempo

Todo aquele tempo perdido no trânsito indo e voltando do trabalho começou a ser convertido em horas trabalhando ou até mesmo com alguns minutos a mais de sono. Além disso, a noite começa a ser mais produtiva, já que é possível finalizar o trabalho e já curtir um jantar, um filme ou qualquer hobby do seu interesse.

Leia também: Como criar relacionamentos profissionais no home office?

3 – Economia de dinheiro

Sem precisar sair todos os dias para trabalhar presencialmente, é possível economizar na gasolina, na passagem de transporte público, no almoço, lanches e cafés que são consumidos durante o dia. 

4 – Mais conforto

Já que as reuniões são feitas, muitas vezes, por aplicativos como Google Meet, Zoom e Microsoft Temas, algumas empresas não pedem para que seus funcionários liguem a câmera, somente participem por microfone. Por isso, o novo dress code do ambiente de casa é apostar em pijamas confortáveis, cobertores e pantufas. Tudo para deixar o ritmo mais confortável (e se puder acrescentar uma pausa para o chá, melhor ainda!).

Como se acostumar com o sistema híbrido?

1 – Organize um local da casa para trabalhar

Não importa se você escolheu trabalhar no escritório, na sala, no quarto ou na cozinha, você precisa reservar um espaço da casa em que possa se concentrar totalmente nas entregas que precisa fazer. Evite locais como sofá ou cama, pois o seu corpo assimilará esse ambiente como um lugar de descanso e o seu foco tende a cair. Também prefira espaços que fiquem longe de distrações, ou seja, evite montar seu ambiente de trabalho na frente da televisão.

2 – Entenda que o foco tem um período e respeite-o

De acordo com a neurociência, uma pessoa consegue manter o foco total em uma atividade por até 15 minutos. Isso significa que você fará uma pausa a cada 15 minutos de forma rápida, com 5 minutos para respirar, se alongar, esticar as pernas. Tentar trazer o foco e voltar rapidamente tende a estressar o cérebro e diminuir o ritmo de trabalho. Respeite como o seu corpo trabalha de forma consciente.

3 – Saiba estabelecer prioridades

Dentro de casa, é normal termos outros tipos de atenção: crianças, animais e atividades domésticas são os principais temas que podem tirar a nossa atenção. Por isso, estabeleça as prioridades que existem no seu trabalho e se organize para conciliar com a sua rotina em casa. A hora do almoço pode ser usada para colocar algumas roupas na máquina de lavar, por exemplo, sem precisar afetar a sua rotina no meio do dia.

4 – Respeite seu horário de trabalho

Para muitas pessoas, estar em casa resulta em mais horas trabalhadas. No entanto, é preciso saber a hora de parar e descansar. Trabalhar por um longo período de tempo irá deixar você mais cansado e irá, inclusive, prejudicar o seu rendimento. Por isso, respeite os seus limites e lembre-se que você deve ter momentos para relaxar e aproveitar sua vida pessoal. 

Agora que você já viu algumas dicas para se adaptar ao sistema de trabalho híbrido, confira cursos de MBA que vão impulsionar a sua carreira e ajudar você a conquistar todos os seus objetivos profissionais. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades