Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é sucesso?

sucesso

Alain de Botton disse que em uma sociedade meritocrática – aquela que acredita que qualquer um com esforço suficiente é capaz de alcançar seus objetivos – o fracasso pode parecer quase ofensivo. Isso porque a construção social da nossa época julga que se a pessoa está em um mau momento, sem dinheiro, é de total responsabilidade individual. Não à toa, a origem do termo “desafortunado”, ou seja, sem fortuna, é designado para falar de pessoas sem sorte.

blog banner desconto em pós-graduação

Sucesso é um conceito relativo, assim como a beleza ou felicidade. Mas de fato ele vem sendo associado a dinheiro de uma maneira geral há muito tempo. Faça o exercício e pense em alguém com muito sucesso na vida. Apostamos que a figura que vem à mente é de uma pessoa de posses, com uma casa grande, carros caros e com artigos de luxo. Acertamos?

Pois pense novamente e reflita se são bens materiais que fazem um ser humano pleno em sua existência. Não é. Somos criaturas muito complexas e com muitas necessidades. Precisamos nos sentir seguros, amados e aceitos. Partindo desse ponto de vista, ser alguém bem sucedido toma outra forma e nos traz outras questões.

Como, então, buscar o sucesso em termos gerais nas nossas vidas? Ele não é fruto de talento inato, ou seja, ele não virá gratuitamente apenas porque alguns poucos são escolhidos a dedo pelo destino. Ele vem da perseverança, da garra e da vontade de fazer acontecer. Toda a sua trajetória até lá vai ser parte de um presente maior: o objetivo alcançado.

Correndo atrás

Pensadores, neurocientistas, pesquisadores e tantos outros profissionais examinam a fundo os segredos do sucesso e, apesar de não existir uma resposta lógica, há alguns passos que podem te ajudar, diariamente, a continuar indo em frente.

  • Sempre com paixão. Se algumas metas demandam mais tempo, é bom que você realmente as deseje.
  • Esforço. Dormir é muito bom, mas em muitas ocasiões precisamos levantar cedo. Gastar com mimos? Todo mundo gosta, mas a economia pode ser necessária. Agir com esforço é lembrar que existe algo maior por vir.
  • Trabalhe duro. É importante se dedicar à sua ideia e o que você gostaria de alcançar através dela.
  • Erre sem medo. Falhar nos dá insumo para crescer. Insista na ideia pacientemente e vá aprendendo com os tropeços.

Como anda o seu grit?

A psicóloga e acadêmica americana Angela Duckworth desenvolveu o termo para expressar a perseverança envolvida em projetos de longo prazo. Segundo ela, o grit nada tem a ver com sorte, mas com tudo que se faz para alcançar uma meta. Se você quer descobrir seu grau de comprometimento atual, clique aqui. E lembre-se: o sucesso é uma construção diária. Vá em frente.

Quer ter êxito também nas suas realizações educacionais ou profissionais? Nós temos várias opções de pós EAD para você crescer. Aproveite.

Conheça nossas faculdades