O cenário educacional está sempre em mudança e evolução e as escolas precisam estar sempre atentas às mudanças, buscar atualização e novas alternativas para tornar o ensino mais atrativo e relevante para os alunos. Novas práticas e estratégias de ensino estão sempre surgindo para melhorar e modernizar as práticas pedagógicas. É nesse contexto que surge uma forma de repensar o modelo tradicional do processo de aprendizagem e modernizar o conceito de relação entre professor e aluno, buscando uma melhor forma e construção de conhecimento. Mas, afinal, o que são metodologias ativas?
Hoje em dia, no atual sistema de ensino praticado na maioria das escolas, o aluno recebe o conteúdo de forma passiva, sem despertar o interesse pelo aprendizado. As metodologias ativas buscam mudar esse cenário, buscando desenvolver habilidades, competências e autonomia dos estudantes para aprenderem por conta própria. É um foco centrado no aluno e não no professor, que é colocado como um mentor de aprendizado.
O que são metodologias ativas?
Resumidamente, as metodologias ativas são a construção de práticas pedagógicas para tornar o aluno mais envolvido e responsivo em seu processo de aprendizagem. As aulas tradicionais são basicamente expositivas, em que o professor é o único responsável por conduzir a aula e o aluno se comporta de forma passiva. O grande desafio é fazer o estudante se manter motivado e interessado – e é aqui que as metodologias ativas entram.
Com as metodologias ativas, esse foco é invertido. O professor passa a ter um papel de orientador, guiando os alunos para que eles participem diretamente na construção e absorção do conhecimento. O conteúdo tem uma linguagem mais próxima dos alunos, que têm uma participação muito mais ativa no processo de ensino. O estudante deixa de ser apenas um ouvinte em sala de aula e se torna a peça principal de seu próprio crescimento de aprendizagem.
Para implementar as metodologias ativas, é preciso mudar todo o processo tradicional de ensino e aprendizado. Existem vários métodos para isso, diversos estudos e formas que podem ser exploradas para trazer as metodologias ativas para a sala de aula. Alguns exemplos são:
Ensino Híbrido
Trata-se de uma soma do modelo de ensino tradicional com o EAD. Adicionar tecnologia ao ensino aproxima o aluno de novas formas de adquirir conhecimento, fazendo com que ele faça pesquisas online, buscando novas fontes de informação sobre o assunto. É uma forma simples e eficaz de colocar o aluno como protagonista e dar a ele mais acesso à informação, complementando o que viu em sala de aula.
Seminários e discussões
O incentivo de seminários, discussões e debates em sala de aula é outra forma muito eficaz de se aplicar as metodologias ativas. Fazer uma simples mudança física na sala de aula, como mudando as cadeiras de lugar, por exemplo, já cria um resultado imediato com o aluno, que se sente no mesmo patamar do professor. A absorção de conhecimento também é mais simples e eficaz quando todos debatem e discutem algum tipo de assunto, debatendo suas posições sobre ele.
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Sala de aula invertida
O conceito de sala de aula invertida é literalmente a inversão do modelo de ensino tradicional. Aqui, o professor passa o ponto de estudo em sala de aula de forma breve e o aluno trabalha seus exercícios e tira suas dúvidas sozinho, em casa. Ele faz a pesquisa, e caso tenha alguma dúvida, leva para a sala de aula no dia seguinte para discutir com o professor. Trata-se de uma metodologia ativa muito atual e moderna, que leva os estudantes a serem cada vez mais ativos e totalmente autônomos.
Gamificação
Como o próprio nome sugere, a gamificação é uma metodologia ativa que busca trazer o conceito dos jogos para o ensino. É uma forma de, por exemplo, fazer do telefone celular um aliado no processo de ensino, ao invés de uma ferramenta de distração para os alunos. Jogos interativos que estejam de alguma forma ligados aos assuntos abordados em aula colocam eles em uma competição saudável, que estimula o pensamento e traz mais motivação para os estudos. O jogo nem precisa se utilizar de tecnologia, pois qualquer forma divertida de se apresentar o conteúdo já basta para se pôr em prática essa que é uma das metodologias ativas mais interessantes.
Os benefícios da implementação das metodologias ativas dentro da sala de aula são inúmeros. Colocar o aluno no centro da construção de seu próprio conhecimento faz um trabalho enorme na mentalidade dos estudantes, que se tornam mais preparados para enfrentar não apenas os problemas da escola, mas de sua vida em geral. Sua proatividade é aperfeiçoada, ajudando o aluno a enfrentar diversas situações em seu crescimento pessoal, emocional e intelectual.
Nas aulas de pós-graduação da Pós Unopar e Unopar Pós-Graduação EAD, você poderá viver a experiência da aplicação de metodologias ativas enquanto investe em seu futuro.