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Palavras-chaves para SEO: o que são e quais ferramentas utilizar

palavras-chaves para SEO

Quem está familiarizado com o mundo da internet ou trabalha na área, já deve ter ouvido falar nas palavras-chaves para SEO.

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Entretanto, você sabe exatamente o que elas são, para que elas servem, como buscá-las e quais as melhores ferramentas para utilizá-las?

Hoje, nós vamos falar a fundo sobre palavras-chaves de SEO e tirar todas suas dúvidas em relação ao assunto!

Vem com a gente.

O que é SEO?

Os consumidores atuais utilizam a internet para quase tudo, incluindo para suas pesquisas diárias de produtos e serviços.

Ou seja, para que um indivíduo encontre exatamente o que está procurando, em algum mecanismo de busca, é imprescindível que o produto ou serviço esteja bem visível a ele.

E isso não acontece por acaso!

O processo de um resultado aparecer antes que outros nos mecanismos de busca se dá através do SEO, também conhecido como Search Engine Optimization.

Em termos simples, os próprios mecanismos de busca, com seus algoritmos e metodologias específicas, “escolhem” quais os melhores conteúdos a serem disponibilizados para o público.

Através de um conjunto de regras, um buscador como o Google, por exemplo, analisa, avalia e seleciona quais sites permanecem nos primeiros lugares e quais domínios ficam para trás.

Neste conjunto de regras, um fator importantíssimo, entre outros, para o bom ranqueamento dos conteúdos são as palavras-chaves para SEO.

O que são palavras-chaves para SEO?

As palavras-chaves, também conhecidas como palavras-chaves para SEO, são termos, palavras e frases que os usuários digitam nos mecanismos de busca, a fim de encontrar informações relacionadas a algum tópico específico.

No universo de SEO, as palavras-chaves são utilizadas nos sites para otimizar seus conteúdos, ranqueando-os nos primeiros lugares da página e direcionando os usuários ao domínio.

Essas palavras-chaves para SEO podem ser termos simples, como “almofadas”, termos compostos, como “porta-retratos”, ou frases completas, como “onde comprar almofadas e porta-retratos”.

Como saber quais palavras-chaves utilizar?

Para saber exatamente quais palavras-chaves para SEO utilizar na construção de algum conteúdo web, é essencial passar por um processo de análise e pesquisa aprofundado.

É imprescindível compreender a estrutura e os diferentes tipos de palavras-chaves – como Long-Tail e Short-Tail, por exemplo -, além de suas relevância na área de aplicação.

Além disso, fazer pesquisas relacionadas ao volume de buscas mensais de uma palavra-chave e sua dificuldade de ranqueamento também fazem parte do processo.

Com o passar do tempo, será possível entender quais as principais necessidades dos consumidores e se os conteúdos de um site estão ou não suprindo-as.

De qualquer forma, a melhor maneira de realizar um processo de busca de palavras-chaves para SEO é através de ferramentas específicas.

Quais as melhores ferramentas para pesquisa de palavras-chaves de SEO?

Essenciais para uma busca aprofundada e detalhada de palavras-chaves para SEO, as ferramentas de pesquisa são aliadas de qualquer profissional de SEO.

Apesar de existirem diversas alternativas quando o assunto é “pesquisa de palavras-chaves”, algumas plataformas se destacam mais que outras.

Hoje, nós separamos 3 ferramentas indispensáveis para quem quer trabalhar com palavras-chaves para SEO.

1 – SEMrush

O SEMrush é um conjunto completo de ferramentas de SEO para realizar pesquisas de palavras-chave e otimizar os rankings em mecanismos de busca.

Através do Keyword Overview, é possível: 

  • Descobrir novas palavras-chaves relevantes ao assunto;
  • Entender as tendências de palavras-chaves durante o ano;
  • Analisar estatísticas de volume de buscas, custos e dificuldade de ranqueamento;
  • Acessar um painel de pesquisas de SEO completo;
  • Fazer comparativos de tráfego orgânico, e muito mais.

Apesar de ser paga, a ferramenta oferece um teste gratuito de 7 dias, com quatros modalidades diferentes de assinaturas. 

Caso o usuário prefira utilizá-la gratuitamente, também é possível, com a restrição e limitação de alguns recursos.

2 – Ahrefs

A Ahrefs é outra ferramenta popular de pesquisa de palavras-chaves, oferecendo recursos semelhantes ao SEMrush. 

Com o explorador da Ahrefs, é possível ter novas ideias de palavras-chave através de outros termos pesquisados. 

Além disso, através da plataforma, também é possível identificar as palavras-chaves mais utilizadas pelos competidores, além de dados técnicos e análises específicas de SEO.

Apesar de possuir uma versão gratuita, a ferramenta oferece quatro planos pagos diferentes, com variações nos preços e nas funcionalidades.

3 – Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de Neil Patel, oferecendo dados de volume de pesquisa, sugestões de palavras-chaves, dificuldade de ranqueamento e muito mais.

Além das inúmeras sugestões de palavras-chave relacionadas, também é possível visualizar uma tabela dos 100 principais resultados do Google para essa palavra-chave, com visitas estimadas, número de backlinks, pontuação de domínio e número total de compartilhamentos sociais.

A plataforma é totalmente gratuita, possuindo a opção de extensão para o navegador e integração com contas Google.

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Agora, depois de descobrir mais sobre palavras-chaves para SEO, confira 16 termos do Marketing Digital.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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