Prever o futuro é uma das principais habilidades que a empresa pode ter para se planejar melhor. Mas se adiantar ao que está por vir se baseia em dados e planejamento estratégico de demandas.
Em alguns casos isso é mais evidente, como a previsão de demanda feita por e-commerces para o período de Black Friday. Mas a verdade é que em todo tipo de empresa há momentos de alta e baixa que irão afetar as vendas e prever isso com antecedência permite se preparar para evitar prejuízo.
A importância do planejamento estratégico de demandas
O planejamento estratégico funciona como um mapa para a organização. A partir dele, são tomadas decisões mais assertivas, sempre em busca dos objetivos da empresa. Isso também servirá como guia para a atuação de cada setor que, por sua vez, também precisa ter suas próprias estratégias.
No caso da demanda, a lógica é a mesma, porém o foco é no mercado, no público-alvo e seus interesses e necessidades.
Entenda por que é importante focar nesse tipo de planejamento:
Otimização de recursos
Um dos principais desafios para empresas que trabalham com comercialização de produtos é evitar estoque parado e a maneira mais eficiente de fazer isso é com uma previsão adequada.
Assim, é possível enxergar com mais clareza quais meses ou semanas terão uma demanda maior, e ajustar isso à produção, evitando desperdícios de materiais e outros recursos empregados.
Redução de custos
Claro que isso permite reduzir os custos com a produção ou armazenagem, mas também em outras áreas que estão envolvidas no processo, como o setor comercial e de marketing.
Mais competitividade
Se antever à demanda também permite que a empresa se prepare para a competição. Os concorrentes irão buscar formas de se antecipar ao comportamento do mercado e, quem tiver melhor planejamento, estará mais preparado para isso e será capaz de atender de forma mais eficaz os desejos e necessidades dos consumidores.
Como fazer um planejamento estratégico de demanda?
A empresa precisa de fontes confiáveis para isso. Com isso, o passado se torna a principal referência, e olhar meses e anos passados ajuda nesse processo.
Mas também envolve um processo de inteligência de mercado, acompanhando as tendências e considerando fatores sociais e outros contextos externos para definir o planejamento com eficiência.
Veja como fazer um bom planejamento de demanda em cinco etapas:
1- Coleta de dados
Essa é a etapa mais importante, pois envolve tanto o histórico da empresa como informações de mercado. O ideal é que conte com uma equipe e é provavelmente o processo que levará mais tempo.
Entre as informações que devem ser reunidas estão:
- Histórico de vendas de anos anteriores e períodos sazonais;
- Informações específicas de produtos com mais vendas;
- Tendências do mercado para o próximo período e como isso influenciará os consumidores;
- Questões relacionadas à sociedade, especialmente dados econômicos que possam influenciar a demanda;
- Dados internos da empresa, como capacidade produtiva.
2- Ferramenta de gestão
A tecnologia segue se atualizando e se transformando a passos largos, e hoje há diversas opções que podem ajudar as pessoas na coleta e organização desses dados. Seja o uso de inteligência artificial, planilhas ou sistemas mais completos como ERPs, é importante contar com essas soluções para organizar e visualizar esses dados.
Além disso, com ferramentas de gestão é possível gerar gráficos e até mesmo ter informações iniciais sobre demandas futuras.
3- Fazendo previsões
Com essas informações, já é possível fazer previsões mais completas sobre o próximo ano. Esses dados coletados e avaliados oferecem insights sobre os meses do ano com mais vendas, produtos mais procurados e a época em que serão mais buscados.
Com isso, a equipe é capaz de formular diferentes cenários, como otimista, pessimista e moderado, para se preparar para diferentes situações.
4- Criação de estratégias
Apenas com as informações reunidas e os possíveis cenários avaliados a empresa é capaz de fazer o planejamento estratégico. Aqui são definidas as ações que serão tomadas com base nos dados avaliados anteriormente, permitindo que cada área faça seu próprio planejamento.
Assim, a empresa entende as mudanças que irão ocorrer ao longo do ano e é possível fazer um cronograma de ações alinhando todas as áreas.
5- Análise e ajustes
Quando se trata de previsões, mais acertadas que possam ser, ainda estão suscetíveis a imprevistos. Além disso, ao longo do processo certas estratégias podem não funcionar, por isso é preciso desenvolver também formas de monitorar e analisar esse planejamento, abrindo espaço para ajustes conforme a demanda se confirme.
Esse processo deve ser feito com regularidade, seja mensal ou trimestral, para que a empresa sempre tenha controle sobre os resultados das ações tomadas e possa fazer mudanças pontuais sem prejudicar a produção ou os resultados.
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