Qual a importância de um planejamento estratégico de demandas?

planejamento estratégico de demandas

Prever o futuro é uma das principais habilidades que a empresa pode ter para se planejar melhor. Mas se adiantar ao que está por vir se baseia em dados e planejamento estratégico de demandas.

Em alguns casos isso é mais evidente, como a previsão de demanda feita por e-commerces para o período de Black Friday. Mas a verdade é que em todo tipo de empresa há momentos de alta e baixa que irão afetar as vendas e prever isso com antecedência permite se preparar para evitar prejuízo. 

A importância do planejamento estratégico de demandas

O planejamento estratégico funciona como um mapa para a organização. A partir dele, são tomadas decisões mais assertivas, sempre em busca dos objetivos da empresa. Isso também servirá como guia para a atuação de cada setor que, por sua vez, também precisa ter suas próprias estratégias. 

No caso da demanda, a lógica é a mesma, porém o foco é no mercado, no público-alvo e seus interesses e necessidades. 

Entenda por que é importante focar nesse tipo de planejamento:

Otimização de recursos

Um dos principais desafios para empresas que trabalham com comercialização de produtos é evitar estoque parado e a maneira mais eficiente de fazer isso é com uma previsão adequada. 

Assim, é possível enxergar com mais clareza quais meses ou semanas terão uma demanda maior, e ajustar isso à produção, evitando desperdícios de materiais e outros recursos empregados. 

Redução de custos

Claro que isso permite reduzir os custos com a produção ou armazenagem, mas também em outras áreas que estão envolvidas no processo, como o setor comercial e de marketing.  

Mais competitividade

Se antever à demanda também permite que a empresa se prepare para a competição. Os concorrentes irão buscar formas de se antecipar ao comportamento do mercado e, quem tiver melhor planejamento, estará mais preparado para isso e será capaz de atender de forma mais eficaz os desejos e necessidades dos consumidores. 

Como fazer um planejamento estratégico de demanda?

A empresa precisa de fontes confiáveis para isso. Com isso, o passado se torna a principal referência, e olhar meses e anos passados ajuda nesse processo. 

Mas também envolve um processo de inteligência de mercado, acompanhando as tendências e considerando fatores sociais e outros contextos externos para definir o planejamento com eficiência. 

Veja como fazer um bom planejamento de demanda em cinco etapas:

1- Coleta de dados

Essa é a etapa mais importante, pois envolve tanto o histórico da empresa como informações de mercado. O ideal é que conte com uma equipe e é provavelmente o processo que levará mais tempo. 

Entre as informações que devem ser reunidas estão: 

  • Histórico de vendas de anos anteriores e períodos sazonais;
  • Informações específicas de produtos com mais vendas;
  • Tendências do mercado para o próximo período e como isso influenciará os consumidores;
  • Questões relacionadas à sociedade, especialmente dados econômicos que possam influenciar a demanda;
  • Dados internos da empresa, como capacidade produtiva.

2- Ferramenta de gestão

A tecnologia segue se atualizando e se transformando a passos largos, e hoje há diversas opções que podem ajudar as pessoas na coleta e organização desses dados. Seja o uso de inteligência artificial, planilhas ou sistemas mais completos como ERPs, é importante contar com essas soluções para organizar e visualizar esses dados.

Além disso, com ferramentas de gestão é possível gerar gráficos e até mesmo ter informações iniciais sobre demandas futuras. 

3- Fazendo previsões

Com essas informações, já é possível fazer previsões mais completas sobre o próximo ano. Esses dados coletados e avaliados oferecem insights sobre os meses do ano com mais vendas, produtos mais procurados e a época em que serão mais buscados. 

Com isso, a equipe é capaz de formular diferentes cenários, como otimista, pessimista e moderado, para se preparar para diferentes situações. 

4- Criação de estratégias

Apenas com as informações reunidas e os possíveis cenários avaliados a empresa é capaz de fazer o planejamento estratégico. Aqui são definidas as ações que serão tomadas com base nos dados avaliados anteriormente, permitindo que cada área faça seu próprio planejamento. 

Assim, a empresa entende as mudanças que irão ocorrer ao longo do ano e é possível fazer um cronograma de ações alinhando todas as áreas. 

5- Análise e ajustes

Quando se trata de previsões, mais acertadas que possam ser, ainda estão suscetíveis a imprevistos. Além disso, ao longo do processo certas estratégias podem não funcionar, por isso é preciso desenvolver também formas de monitorar e analisar esse planejamento, abrindo espaço para ajustes conforme a demanda se confirme. 

Esse processo deve ser feito com regularidade, seja mensal ou trimestral, para que a empresa sempre tenha controle sobre os resultados das ações tomadas e possa fazer mudanças pontuais sem prejudicar a produção ou os resultados. 

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