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Como elaborar um plano de comunicação interna: 5 dicas

plano de comunicação interna

Muitas empresas já entendem a importância de manter uma comunicação eficiente com seus colaboradores mas, com o crescimento do trabalho remoto e híbrido nos últimos anos, esse aspecto se tornou ainda mais importante. Por isso, as empresas precisam estabelecer um plano de comunicação interna eficiente que mantenha todos alinhados, independente do tamanho da empresa. 

Além disso, ter um canal de comunicação eficiente vai muito além de apenas informar os colaboradores sobre questões burocráticas, mas hoje representa uma importante função do engajamento e senso de pertencimento das equipes. 

Portanto, fortalecer essa área permite que todos se sintam valorizados e ouvidos, e ainda pode abrir caminho para a criação de ações inovadoras. 

O que é comunicação interna

Antes de mais nada, é preciso entender a comunicação interna e como ela vai além de apenas divulgar informativos. Esse é um campo que atua diretamente com o público interno da organização e tem diversos objetivos, como transmitir os valores da empresa, garantir que todos estejam alinhados e engajar os times. Entenda os benefícios de fortalecer a comunicação interna:

Melhora o clima organizacional

O bem-estar dos colaboradores é um tópico cada vez mais relevante no meio corporativo, já que nota-se uma melhora no desempenho quando as pessoas estão em um ambiente favorável. 

E a comunicação interna pode contribuir para o clima organizacional de diversas formas: criando eventos, divulgando resultados positivos das equipes e individuais. 

Diminui o turnover

Ao se sentir valorizado e integrado, o colaborador vai melhorar seu desempenho e tem mais chances de seguir na empresa. Isso diminui a rotatividade e o turnover e permite que as pessoas busquem o crescimento interno. 

Amplia o senso de pertencimento

A comunicação interna tem potencial para valorizar os colaboradores e times, e deixar claro a importância de cada um dentro dos objetivos e a missão da organização. Isso permite que eles aumentem seu senso de pertencimento e vistam a camisa, inclusive melhorando a reputação da empresa. 

Como elaborar um plano de comunicação interna

Embora tenha um papel relevante na integração e valorização das equipes, nem sempre a comunicação interna é aplicada de forma eficiente. Mesmo quando há profissionais ou uma equipe dedicada, sem um planejamento adequado perde-se a oportunidade de usar esse canal de forma eficiente, colhendo os benefícios citados acima. 

Além disso, esse é um campo amplo e há muitas formas de elaborar um plano levando em consideração os recursos e tamanho da organização. Pequenos e médios negócios, inclusive, também devem apostar nessa área. 

Um exemplo de plano de comunicação interna inclui a criação de um canal de comunicação específico e até mesmo a realização regular de avaliações de desempenho. Veja a seguir um passo a passo para criar um plano eficiente:

1- Faça um diagnóstico

A primeira etapa é a mais complexa e exigirá pesquisa e planejamento. O diagnóstico que vai determinar como o plano será feito, quais ferramentas serão utilizadas e ações realizadas. 

Fazer um diagnóstico significa avaliar a situação atual da comunicação, como ela é feita atualmente, quem são os responsáveis, que ações são tomadas, quais as deficiências e necessidades de melhoria. 

Uma forma eficiente de fazer essa avaliação é através da matriz SWOT, que permite avaliar os pontos positivos e negativos, as oportunidades e ameaças. Assim, fica mais fácil visualizar o que deve ser feito. 

2- Ouça os colaboradores

A melhor forma de criar um plano eficiente é ouvindo as pessoas para entender o que elas precisam. Faça um questionário ou, dependendo do tamanho da empresa, tenha conversas individuais. 

É possível também permitir que eles façam sugestões e proponham formas de melhorar a comunicação. Isso também contribui para que eles se sintam valorizados. 

3- Estabeleça os objetivos

É possível que a empresa planeje melhorar a comunicação interna pois não vê engajamento dos profissionais, ou deseja implementar ações de inclusão e capacitação. Portanto, para começar, é preciso estabelecer objetivos claros e metas realistas. 

Uma empresa que busca ampliar ações de inclusão pode criar grupos focais para propor ideias, organizar workshops e desenvolver ações de conscientização, por exemplo. 

4- Escolha os canais de comunicação

Quando se trata de se comunicar com o público externo, o ideal é usar plataformas que ampliem o alcance, como as redes sociais. No caso do público interno isso não se aplica e o ideal é utilizar ferramentas adequadas. 

Algumas empresas utilizam intranet ou plataformas como Slack e Microsoft Teams, por exemplo. Há também outras possibilidades como uma newsletter semanal ou quinzenal e ainda TV corporativa. 

5- Especifique as ações

Em alguns aspectos, a comunicação interna pode se assemelhar à externa, como na frequência da divulgação. Em uma plataforma interna, podem ser feitas publicações diárias com informações de saúde e bem-estar, questionários para ouvir a opinião e avisos sobre resultados alcançados. 

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para reforçar os objetivos e missão da empresa. 

Desenvolver um plano de comunicação interna ajuda a aproximar os colaboradores e os incentiva a seguir se aperfeiçoando. Com uma pós-graduação EAD, os profissionais são capazes de fazer um planejamento eficiente e contribuir para os resultados da organização. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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