Por que planejar a carreira é importante para o seu desenvolvimento profissional?

Imagem com um homem vendo post-its para ilustrar o texto sobre por que planejar a carreira

Você já deve ter ouvido falar da importância de criar metas, estratégias e objetivos para a sua vida profissional, certo? Mas por que planejar a carreira e definir caminhos que são possíveis percorrer dentro de uma empresa ou área é algo tão valioso?

A verdade é que criar um planejamento para a carreira é um exercício de autoconhecimento. Afinal, a partir dele, você será capaz de ter uma noção mais clara sobre o seu futuro no mercado de trabalho. Ou seja, onde deseja estar dentro de um determinado período de tempo, entre cinco ou dez anos, por exemplo. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

E o melhor é que não importa em qual nível você está atualmente. De estagiário à sêniores, qualquer profissional pode apostar no planejamento como uma ferramenta para perceber melhor a sua realidade, mensurar as expectativas e tomar as decisões que te levam até onde você quer chegar. 

Por que planejar a carreira? A importância de ter um objetivo estabelecido

Fato é que, para alcançar o sucesso profissional, é preciso saber o que você considera ser esse “sucesso”. Você quer se tornar líder em uma grande empresa? Ter um bom salário? Ser reconhecido na sua profissão? Independente de qual seja a resposta (e lembre-se: não há resposta certa!), tenha em vista qual é a linha de chegada da sua vida profissional e o que ela significa para você.

Só a partir dessa percepção se torna possível saber quais são os conhecimentos e habilidades que precisam ser adquiridos, quais decisões tomar e os passos que te guiarão no caminho desse grande objetivo. 

Não planejar a carreira traz o risco de perder essa perspectiva. Isso pode te levar a gastar tempo e dinheiro com situações que não vão agregar benefícios à sua vida profissional, além de perder oportunidades que realmente fariam a diferença. Isso porque o profissional que não pensa nos objetivos se deixa levar pelo acaso e se torna sem perspectiva.

Da mesma forma que ninguém consegue comprar um carro ou uma casa, por exemplo, sem antes economizar e se preparar financeiramente para isso, o mesmo acontece na carreira. Sem definir muito bem as metas, fica mais difícil tomar atitudes que te ajudem a crescer.

Como criar um plano de carreira?

Vamos lá: o primeiro passo para começar um planejamento de carreira é pensar que você é o grande responsável pelo seu sucesso. Depois de ter isso em mente, você pode definir um “pilar principal”. Esse pilar é o que te ajuda a recuperar a autoestima tanto na vida profissional quanto pessoal – e os objetivos que o cercam. 

Na hora de pensar quais são essas metas, faça-se uma pergunta essencial: eles acontecem dentro da própria empresa/área em que já trabalha ou são focados em uma transição de carreira? A partir disso, é hora de definir os passos que você precisa seguir para chegar até o final nesse plano e se tornar um grande profissional. 

Para te ajudar, nós separamos quatro dicas que são essenciais para um plano bem sucedido.

1 – Delimite seu objetivo

Como mencionamos anteriormente, o primeiro passo é definir um objetivo, e é importante que ele seja específico. Pense no que você busca para a sua carreira: uma promoção, uma transição ou até mesmo uma vaga em uma grande empresa? Ter essa noção clara é o que vai guiar os seus próximos passos. 

2 – Identifique seus pontos fortes e fracos

Sabendo onde você quer chegar, fica mais fácil entender como se chega lá. Então, analise quais são as competências necessárias para atingir as metas e observe quais são as suas características que podem ser úteis nisso. 

É preciso fazer um exercício de autoconhecimento para saber quais são os seus diferenciais e onde há espaço para melhorar. Se precisar de ajuda, peça um feedback aos seus gestores. Eles podem te dizer como as suas ações impactam nas suas tarefas e no seu time de uma maneira mais direta e objetiva. 

3 – Avalie como você irá desenvolver essas competências

Depois de identificar quais são as habilidades e competências a serem desenvolvidas para alcançar o que deseja, é preciso pensar em como fazer isso. Pode ser através de livros, treinamentos, cursos livres ou especializações. 

O importante é que essa solução contribua para sua capacitação não apenas intelectual, mas também na prática, de preferência em situações que você pode vivenciar na realidade.

4 – Defina a duração e as metas

Em quanto tempo você quer atingir o objetivo principal? Uma dica para te ajudar a não perder o foco é criar pequenas metas a serem concluídas até concluir o seu planejamento.

Então, por exemplo, se optar por fazer uma pós-graduação online, saiba qual é a duração do curso e utilize essa informação para delimitar os próximos passos. Depois que finalizar essa etapa, pode pensar em novos objetivos, sempre focando na meta principal, e, caso necessário, pode ir adaptando os objetivos. 

Agora que você já sabe por que planejar a carreira é importante, aproveite para seguir as dicas mencionadas. Além disso, invista na especialização e encontre a pós-graduação EAD ideal para a sua carreira a partir de 18x de R$ 99,99. A promoção é válida até 07/02/2022.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!