Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Gestão de Facilities: veja tudo sobre o curso

mulher com notebook para ilustrar texto sobre pós-graduação em Gestão de Facilities

Conforme o tempo passa, o mercado de trabalho percebe a importância de algumas áreas e profissões, e passa a valorizá-las. Poderíamos falar de dezenas de exemplos, mas um que se destaca é o gerenciamento de serviços. E se você tiver interesse nesta carreira, que está em pleno crescimento, pode fazer a pós-graduação em Gestão de Facilities.

Dessa maneira, você terá a oportunidade de se aprofundar na área. Ela corresponde ao gerenciamento de serviços relacionados à infraestrutura dos espaços de uma empresa e, por muito tempo, foi um segmento deixado de lado em diversas companhias.

Porém, a sua importância tem sido cada vez mais reconhecida. Tendo em vista que garantir a qualidade das atividades básicas significa ter um ambiente saudável, funcional e prático para todos os colaboradores, as organizações perceberam que a Gestão de Facilities pode ser a chave para resolver problemas crônicos.

Contudo, isso só vai se tornar uma realidade se as empresas contarem com profissionais especialistas na área. Afinal, conseguir coordenar uma série de atividades distintas para que elas sejam executadas com êxito não é uma tarefa simples. Mas você pode aprender tudo o que precisa saber com a pós em Gestão de Facilities.

Pós-graduação em Gestão de Facilities

Abaixo, você encontrará todos os detalhes sobre esta especialização, que atende às demandas do mercado de trabalho e está atualizada com todas as novidades e tendências da área.

Por que fazer essa especialização?

Como já adiantamos, a Gestão de Facilities é uma área em plena ascensão, e optar por uma pós neste setor pode ser a sua chance de se destacar em processos seletivos. Contudo, os motivos para escolhê-la vão muito além do cenário atual do mercado de trabalho.

Com a pós, você terá a oportunidade de se aprofundar nos conhecimentos do segmento, aprendendo a importância da integração entre infraestrutura e otimização das operações e seu impacto positivo na competitividade.

Além disso, você entrará em contato com aulas e materiais que te ajudarão a atuar como um líder, usando inovação e ferramentas otimizadas da gestão eficiente de recursos e serviços.

Quem pode cursá-la?

Dessa maneira, o curso é voltado para profissionais da Administração, ou áreas relacionadas, que tenham interesse em entender mais sobre a profissão e, consequentemente, atuar como Gestores de Facilities.

Lembrando que toda pós-graduação conta com alguns pré-requisitos. Neste caso, os profissionais interessados devem ter um diploma de ensino superior, ou seja, precisam ser formados em uma graduação, que pode ser um bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo.

Quais são os seus objetivos?

Você preenche os requisitos do curso? Então chegou a hora de entender melhor quais são os objetivos da pós. Assim, você poderá ter uma visão mais detalhada e específica sobre a maneira como a especialização foi estruturada, com foco no aperfeiçoamento profissional de todos os alunos.

Por isso, o principal objetivo do curso é formar profissionais de excelência para atuar na gestão integrada de infraestrutura e serviços, impactando de forma positiva as atividades da empresa na área de Facility Management.

Neste escopo, você também entrará em contato com temas como gestão de conflitos, segurança, qualidade e gestão de serviços e fundamentos e tecnologias envolvidos na área.

Que disciplinas compõem a grade curricular?

Tudo isso será o resultado de todo o processo da pós-graduação, cuja trajetória é baseada em uma grade curricular robusta.

Completamente desenvolvida por um corpo docente diferenciado, composto por professores especialistas e com ampla experiência no mercado de trabalho, ela une disciplinas estratégicas. Cada uma delas focada em um tema ligado à Gestão de Facilities, garantindo um mergulho 360º em todos os aspectos da profissão.

Abaixo, você encontrará a matriz curricular completa, com 9 disciplinas que, ao final do curso, totalizaram 360 horas de pós-graduação.

  1. Gestão condominial
  2. Administração aplicada à engenharia de segurança
  3. Negociação e gestão de conflitos
  4. Gestão da qualidade total
  5. Tecnologia e inovação condominial
  6. Fatores sociais, ambientais e de governança incorporados à gestão
  7. Tecnologia aplicada ao facility management
  8. Fundamentos da gestão de facilities
  9. Gestão ambiental, qualidade e segurança do trabalho

Quais competências e habilidades eu vou desenvolver?

Ao longo da sua caminhada acadêmica, a dedicação a cada uma das disciplinas, bem como o aproveitamento de todos os materiais extras disponibilizados para os alunos, será transformada no desenvolvimento de competências e habilidades chave.

Elas incluem a compreensão da complexidade da integração entre as várias atividades envolvidas no escopo e a capacidade de aplicar as boas práticas do mercado. Além disso, você aprenderá a ter uma visão completa e integrada dos serviços, gerenciando equipes responsáveis por uma série de segmentos, como qualidade e segurança.

E as habilidades não param por aí. Com a pós, você vai adquirir conhecimentos técnicos para solucionar diversos problemas, que vão de desafios operacionais até questões de relacionamento interpessoal. Também vai ser capaz de contribuir com a gestão da comunicação, valorizando a equipe envolvida e ajudando na tomada de decisões, o que é fundamental para garantir a qualidade e minimização de riscos.

Muito interessante, não é mesmo? Por isso, aproveite e já se inscreva na pós-graduação EAD. Assim, você poderá assistir às aulas da pós-graduação em Gestão de Facilities, bem como os recursos extras de nossas instituições, que incluem slides, podcasts, materiais de apoio, indicações de leituras, acesso à maior biblioteca da América Latina e todo o suporte de tutores especializados em gerenciamento de serviços.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades