Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Pós-graduação na área de educação: moldando o futuro

pos-graduação-área-educação

A área da Educação é considerada uma das mais importantes na nossa sociedade num geral: é ela que molda o futuro e que assegura de que todo o conhecimento que temos seja passado para frente, construindo uma sociedade cada vez melhor e mais avançada. É fato comprovado que a educação abre portas, quebra barreiras e cria oportunidades.

E para quem está pensando em uma pós-graduação em Educação, existem diversas possibilidades e caminhos a se seguir. Por ser um campo de estudos muito largo e cheio de variações, as opções de cursos de pós-graduação também são muitas, e cada uma delas exige um certo nível de competência em certas habilidades específicas.

Para te ajudar nessa escolha, o Portal Pós separou algumas das opções mais populares e interessantes para quem quer seguir com uma pós-graduação em Educação e ajudar a moldar o futuro do mundo. Confira:

Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma das áreas mais populares na Educação, e é a que incorpora os princípios da pedagogia com os conhecimentos da psicologia, para melhor compreender as relações das pessoas com a construção (e reconstrução) do conhecimento. Uma pós-graduação em Psicopedagogia capacita o educador a entender melhor como funciona o desenvolvimento do raciocínio, como o desenvolvimento social e emocional também impactam o aprendizado e como equilibrar todos esses fatores para o melhor aproveitamento de todos os temas.

Educação Especial

Felizmente, a atenção para as necessidades especiais vem aumentando nos últimos anos na sociedade como um todo, e uma da áreas que mais se beneficia disso é a educação. A pós-graduação em Educação Especial tem como objetivo preparar o educador para atender às mais diversas necessidades educacionais especiais, aumentando a educação inclusiva em todo o país.

Pedagogia Social

A pós-graduação em Pedagogia Social é a opção ideal para quem deseja auxiliar e levar metodologias e técnicas de aprendizagem para grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como comunidades carentes, rurais ou situação de risco. Seu principal objetivo é usar a educação como influência positiva para que essas situações de vulnerabilidade social possam ser superadas e até mesmo extintas, dando oportunidades para que as pessoas saiam dela através da capacitação educacional.

Ensino Infantil

Ideal para quem gosta de crianças, uma pós-graduação em Educação Infantil é a que oferece ao educador uma das oportunidades mais sólidas de moldar o futuro do seu país. Mais do que apenas transferir os conteúdos educacionais, a Educação Infantil também trabalha com o desenvolvimento mental e pessoal de bebês e crianças, e por isso, demanda uma especialização que leve todos esses pontos em consideração.

Docência do Ensino Superior

Assim como os conteúdos e suas abordagens mudam drasticamente de acordo com o nível educacional dos alunos, as competências exigidas dos educadores de cada um desses níveis também mudam. A pós-graduação em Docência do Ensino Superior busca capacitar educadores para administrar aulas em níveis educacionais mais altos, e para alunos consideravelmente mais velhos, que têm necessidades educacionais específicas. É uma área que exige constante atualização e o chamado “jogo de cintura”.

Gestão Escolar

Por definição, o termo “gestão escolar” engloba mais do que apenas a administração de aulas e a transferência de conhecimento. Uma pós-graduação em Gestão Escolar capacita o profissional de educação a gerir uma instituição escolar como um todo, visando o máximo de aproveitamento de todos os profissionais envolvidos no funcionamento da instituição. 

Ensino a Distância

O ritmo da vida moderna tem se tornado cada vez mais corrido e intenso nos mais diversos aspectos. Esse fator, aliado ao avanço da tecnologia, permitiu que o campo do ensino a distância (EAD) se tornasse cada vez maior e mais importante dentro da educação. A pós-graduação em EAD capacita o educador em como utilizar as ferramentas tecnológicas ao máximo de seu potencial para oferecer aulas cada vez mais proveitosas e eficientes, fazendo com que a distância física entre professor e aluno não se torne uma barreira no aprendizado.

Se você gostou de saber mais sobre algumas das opções disponíveis de pós-graduação em educação, acesse o Portal Pós para saber ainda mais sobre cada um desses cursos e como eles podem te transformar em um educador ainda mais capacitado e pronto para moldar o futuro.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades