Ir para o conteúdo
Você na Pós

Programas de Trainee X Estágio

Programa Trainee X Estágio-min

A principal diferença entre os programas de trainee e os programas de estágio está nos seus objetivos. Em um estágio, o objetivo é que o estudante aprenda a prática de sua área de formação como numa extensão da sala de aula. Geralmente, os estágios duram até no máximo 2 anos, são mais direcionados para alunos que estão no início ou meio do curso e fomentam um aprendizado aplicado, mas de menor complexidade e nível de responsabilidade.

Em um programa trainee, o foco está em projetar uma carreira para assumir cargos de liderança em uma organização. A duração de um programa trainee pode chegar a 4 anos, são destinados a alunos no final do curso ou recém-formados e exigem dedicação para tarefas de maior complexidade e responsabilidade. Além disso, a possibilidade de contratação em um programa trainee é bem maior que a de um programa de estágio.

Independente de seu momento e escolha por um estágio ou trainee, algumas dicas são válidas para ambos e fazem toda a diferença na conquista de uma vaga nesses programas:

  • Autoconhecimento: busque entender quem você é e que história melhor representa sua trajetória de vida pessoal e profissional. Tente detalhar quais são seus valores, pontos fortes e limitações, marcos críticos que fizeram com que você viesse a estar onde está, e experiências acadêmicas e profissionais de maior relevância. Não ter tantas experiências não é um problema. Resgate vivências e situações de sua vida que ou de atividades extra-acadêmicas que demonstrem seu perfil e potencial.
  • Escolha: pesquise e selecione com cuidado as empresas nas quais quer se candidatar analisando sua identificação com o negócio e a compatibilidade de seu perfil com os valores da organização. Isso gerará uma maior satisfação com a experiência de estágio ou trainee e poderá aumentar suas chances de contratação.
  • Pesquise: busque informações no site corporativo, nas mídias sociais e na imprensa para entender mais profundamente a realidade da empresa a que está se candidatando. Avalie seu mercado, produto, valores, estratégia e tente conversar com pessoas que já atuem na organização. Quanto mais certeza tiver de que está procurando a oportunidade certa no lugar certo, maior será seu empenho e dedicação para fazer dar certo.
  • Idiomas: ter fluência em uma língua estrangeira, especialmente no inglês e espanhol, deixou de ser desejável para ser mandatório. Isso porque o mercado globalizado gera conexões comerciais internacionais que demandam o uso diário de outro idioma.

Além de seguir essas dicas, busque por constante especialização e autodesenvolvimento. Um perfil diferenciado é a chave para manter um perfil atrativo para qualquer recrutador.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades