Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual o momento certo para investir em uma pós-graduação?

pós-graduação

Muitas pessoas, após concluir a graduação, já começam a pensar no próximo passo. Mas será mesmo que iniciar uma especialização logo em seguida é o caminho certo? Se você está em dúvida e deseja se planejar, a gente te ajuda! Veja como escolher o melhor momento para voltar aos estudos. Apresentamos aqui as vantagens e as características de cada modalidade, presencial e a distância.

Quando começar

O momento certo para começar uma pós é quando você sente que está pronto para dar um novo passo nos estudos. Seja para aperfeiçoar os conhecimentos na sua carreira ou para mudar de área, a pós pode ser a solução.

Se você já tem experiência em um setor, o curso será um agregador e ajudará a alcançar novos objetivos e mais conhecimento. Já se você pretende mudar de área, a pós-graduação será o começo de um novo desafio. E, servirá como um termômetro para a carreira escolhida.

Antes de escolher o curso, tente fazer uma projeção para a sua carreira. Entenda onde você quer estar nos próximos anos, se está feliz na área que está ou se deseja migrar para outra e, principalmente, se está disposto a se dedicar aos estudos, afinal, fazer um curso sem comprometimento não é benéfico.

Vantagens da pós-graduação

Com um mercado em constante evolução, quem não se atualiza acaba ficando em desvantagem. Por isso, é importante investir em uma pós-graduação. No curso, você vai se aprofundar em assuntos e temas relacionados, entender como está o cenário atual da sua área e fazer networking com outros profissionais. E, ainda, é um ótimo passo para quem deseja uma recolocação.

Além dos profissionais já experientes, existem aqueles que desejam migrar de uma área. E assim, acabam optando por uma especialização. Neste caso, é importante entender que o curso será um desafio um pouco maior, mas que se dedicando e buscando uma posição profissional – mesmo que em um cargo inicial – na nova área, as chances de dar certo são grandes.

Presencial ou a distância

Atualmente existe mais de uma modalidade de cursos, cada um com suas características e destinados a perfis distintos de alunos. Os cursos presenciais, por exemplo, são ideais para quem prefere ter o contato direito com professores e colegas, tem mais tempo para se dedicar e mais dinheiro para investir. Afinal, essa modalidade costuma ter o investimento um pouco maior justamente por conta da estrutura oferecida. As pós-graduações presenciais também costumam ter um trabalho de conclusão de curso. O TCC, demanda bastante tempo e dedicação do aluno.

Já a pós-graduação a distância é mais acessível, uma vez que para fazê-la só precisa ter acesso à internet, além de geralmente ser mais em conta. É ideal para quem não pode comprometer-se com horários e deseja flexibilidade. Mas toda essa autonomia requer disciplina, já que é o aluno que decide quando estudar. No ambiente digital do curso são disponibilizadas videoaulas, leituras e atividades preparadas pelos professores, que devem ser completamente concluídas. Um diferencial é que, nessa modalidade, o TCC não é obrigatório, fica a critério da instituição.

Se você estiver no momento certo para investir em uma pós-graduação, conheça os nossos cursos, presenciais e a distância, e escolha o melhor para a sua carreira.

Conheça nossas faculdades