Se manter motivado envolve diversos fatores e não ser reconhecido no trabalho pode atrapalhar o desempenho profissional. Ao não ser valorizado, o indivíduo passa a não se engajar tanto com seus afazeres e, aos poucos, vai deixando de produzir de acordo com seu potencial.
Para as empresas, isso pode representar aumento do turnover e queda na produtividade, enquanto para os profissionais, além da desmotivação, gera também esgotamento mental.
O que é reconhecimento no trabalho?
O reconhecimento no trabalho implica em indicar para o colaborador de alguma forma que seu esforço foi notado e é apreciado pela empresa. Existem muitas formas de fazer isso, desde comentários positivos após a realização de uma tarefa bem feita, até bônus especiais ao alcançar metas.
O objetivo é mostrar para o profissional que a organização vê seu esforço e dedicação e, assim, garantir que ele continuará se aperfeiçoando e oferecendo seu melhor no exercício de sua função.
No entanto, o oposto é quando o profissional não tem o merecido reconhecimento. Em geral, ele só recebe feedbacks quando são negativos, e mesmo quando lidera um projeto, alcança uma meta ou supera as expectativas, não tem seu trabalho valorizado.
Por que isso acontece?
A falta de reconhecimento geralmente está relacionada à cultura organizacional de uma empresa. Alguns gestores não conseguem enxergar o benefício do reconhecimento para a moral e o esforço das equipes.
Já os ambientes mais antiquados apostam em formas mais autoritárias de lidar com as equipes e não dão importância para essa tarefa. Mas, a longo prazo, isso será sentido na empresa, incapaz de evoluir e constantemente enfrentando problemas, sejam financeirosm sejam administrativos.
Ainda assim, profissionais enfrentam esse tipo de ambiente em busca de estabilidade financeira ou necessidade. As consequências disso, porém, são negativas também para a saúde mental.
A falta de reconhecimento gera uma frustração que, aos poucos, vai indicando ao profissional que seu trabalho não é importante. Assim, sempre que se supera, entende que foi em vão.
Em alguns casos, as empresas não têm empatia, e não criam limites de horário, enviando mensagens fora do expediente, ou exigindo que o profissional faça horas extras, sem compensá-lo adequadamente.
Ao ser inserido em um ambiente tóxico como esse, é possível que esse profissional logo se sinta sobrecarregado e passe a enfrentar problemas relacionados ao esgotamento mental, como ansiedade e até burnout.
Outra possível consequência é o quiet quitting, em que o profissional perde de vez a motivação e faz apenas o mínimo necessário, completamente desengajado com suas funções.
O que fazer ao não ser reconhecido no trabalho?
É importante entender porque o trabalho não é reconhecido para entender como agir. Pode ser uma questão estrutural da organização que outros colegas também enfrentam ou pode ser específico de determinado líder que não tem as competências necessárias para atuar de forma positiva com a equipe.
Entenda qual é o cenário da empresa e siga nossas estratégias para lidar com a falta de reconhecimento:
Siga fazendo um bom trabalho
Sabemos que não é fácil seguir motivado em um ambiente que não valoriza seu tempo e dedicação, mas suas atitudes são refletidas no seu currículo e seguir fazendo um bom trabalho permite alcançar resultados positivos. Isso fará parte do portfólio e indica sua capacidade de se superar mesmo em situações adversas.
Converse com os gestores
Sabemos que essa não é uma conversa fácil e, em alguns casos, pode nem ser possível. Mas escolha um gestor com quem tenha mais afinidade e sente para conversar. Exponha suas questões de forma objetiva e racional, argumentando sobre a importância desse tipo de reconhecimento na produtividade.
Avalie se é a hora de mudar
Em alguns casos, seguir na organização pode não ser mais viável. Seja porque não acredita que a cultura pode mudar, seja porque se sente sobrecarregada, pode ser o momento de avaliar se está na hora de deixar o emprego.
Neste caso, avalie com cuidado para não tomar uma decisão precipitada e se planeje para essa mudança.
Invista em conhecimento
Para se destacar profissionalmente e ter mais chance de ser reconhecido, é importante seguir se desenvolvendo. Ficar atento às tendências para propor novas ideias e se especializar são formas de mostrar para os gestores seu esforço e dedicação.
Com a pós EAD, é possível investir na pós-graduação agora mesmo, e ainda concluir os estudos em pouco tempo. Nossas instituições contam com formatos que permitem se formar em 4 meses, agilizando esse processo. A especialização ainda pode abrir portas para novas oportunidades profissionais.
Esteja preparado para as críticas
Independente do cenário que a empresa proporciona, sempre há oportunidade para melhorar. mesmo que o reconhecimento não aconteça, saiba ouvir as críticas negativas e entenda como melhorar essas questões.
Mesmo ao ser criticado, o profissional pode receber insights na conversa de como mudar para atender ao que a empresa espera, portanto ouça com atenção e aplique as sugestões no dia a dia.
Não é fácil não ser reconhecido no trabalho, mas um profissional que sabe se valorizar seguirá fazendo um bom trabalho e será capaz de avaliar se o cargo que ocupa atende suas expectativas e objetivos profissionais.