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Carreira em Pauta

Qual o significado de engajamento e a importância dessa característica

foco em mãos montando quebra-cabeça para ilustrar texto sobre significado de engajamento

Você sabe qual o significado de engajamento? Bom, o termo “engajamento” já é conhecido por praticamente todo mundo e isso graças a rede social. Mas, saiba que engajar vai além do like e do comentário em uma rede. Na verdade, este termo também é muito conhecido no universo profissional.

Engajamento significa a relação de uma ou mais pessoas com uma causa e pode ser aplicado em diferentes cenários, pois é um conceito essencial nesse mundo que está cada dia mais conectado. 

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Mas, qual o significado e qual a importância do engajamento quando pensamos no universo profissional? Isso é o que vamos descobrir ao longo deste texto.

Qual o significado de engajamento?

Engajamento é o ato ou efeito de engajar alguém ou uma causa e pode ser encontrado em diversos cenários, como já mencionado. Mas, esse termo é frequentemente utilizado no marketing digital, nas redes sociais e até na gestão de pessoas. No ambiente corporativo, por exemplo, o engajamento representa a ligação afetiva do colaborador com a empresa.

“Empenho em uma causa” é o significado de engajamento e a palavra “engajar” tem origem etimológica do francês engager, que em português significa comprometer-se, empenhar ou contratar. 

O engajamento, quando utilizado na gestão de pessoas, diz muito sobre o laço profissional com o trabalho e é uma relação não estabelecida por contrato, mas de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego. 

Esse laço ajuda a desenvolver um profissional que coopera e está sempre empenhado, otimista, disposto e pronto para se autodesenvolver, pois sabe que isso vai ajudar a todos (a si mesmo e a empresa que está se dedicando). 

Também é possível notar o resultado de um profissional que é engajado nas suas tarefas, pois ele acaba se tornando mais produtivo e eficiente, e isso faz com que ele entregue suas tarefas sempre com mais qualidade. 

Aqui, é importante ressaltar que não são só os fatores da empresa que são importantes para o engajamento, mas também alguns traços que são fundamentais para que isso aconteça, como proatividade, otimismo e autoestima.

Qual a importância do engajamento para a equipe?

É possível definir o engajamento em diversas formas, mas a mais significativa é aquela que mostra a relação entre a identificação do colaborador com os valores e objetivos da empresa em que trabalha.

É só quando isso acontece que o profissional consegue criar uma ligação afetiva com a empresa e isso acaba levando-o a ter uma energia cada vez maior (e melhor!) para realizar suas tarefas. O entusiasmo, comprometimento e resiliência o levam a resultados incríveis e que antes nunca foram vistos por ele. 

O profissional engajado se sente realizado profissionalmente, percebe que suas atribuições são compatíveis com seus propósitos e isso traz um significado para a sua vida. O resultado desse profissional é sempre a produtividade intensa, pois ele sente orgulho em trabalhar na empresa e encontra na organização uma visão alinhada com os seus princípios — o que faz total diferença.

Principais estratégias que ajudam no engajamento de profissional

Se tornar um profissional engajado ou conseguir promover o engajamento da sua equipe não é uma mágica e não vai acontecer do dia pra noite. Na verdade, isso só é possível com uma gestão estratégica que incentiva o time e fortalece o vínculo dos colaboradores. Separamos algumas dicas que podem te ajudar:

1 – Estar em um ambiente estimulante

Se o local desqualifica o time ou não faz tanta questão dos profissionais que estão lá, o engajamento não acontece, Por isso, colaborar para estar em um ambiente estimulante fará total diferença no dia a dia de todos da equipe.

E esse ambiente é feito por líderes que incentivam e dão apoio, assim como manter as boas relações com os colegas de trabalho. Também é necessário oferecer oportunidades, desafios, dar autonomia, capacitação e aprendizagem para esses colaboradores.

2 – Dê espaço para crescimento

Engajar um profissional também é sobre oferecer oportunidades de crescimento e de mudança. Por isso, é importante escutá-lo e incentivá-lo na sua criatividade para analisar os projetos que ele tem em mente, pois isso pode contribuir para a empresa em geral. 

3 – Valorize todos os esforços

Quem não gosta de ver seus esforços sendo recompensados? Isso é o que faz você querer investir mais o seu tempo em projetos do trabalho. A valorização está ligada diretamente ao engajamento e é um dos principais elementos e, por isso, é importante ter uma política de reconhecimento na empresa.

Dessa forma, é importante ficar sempre atento para conseguir recompensar os mais esforçados e que realmente dão o seu melhor dia após dia na empresa.

O significado de engajamento está ligado, diretamente, à valorização e ao empenho de pessoas para um determinado objetivo. Desde uma causa nobre até o bom convívio na empresa, o que realmente importa para o profissional engajado é manter seus bons resultados e conseguir tornar o ambiente de trabalho cada vez melhor. 

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