Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é ter sucesso no trabalho? Entenda o que isso significa!

sucesso no trabalho

Você saberia dizer qual é a sua definição de sucesso no trabalho? Ao longo dos anos, o significado de ser bem-sucedido tem sido relacionado a altos salários e chegar ao topo da hierarquia dentro de uma empresa.

Receber diversas promoções ao longo da carreira pode, sim, ser considerado uma forma de êxito, mas essa mentalidade tem levado grande parte dos trabalhadores à exaustão mental e física por muitos anos.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Diante disso, vale a pena refletir sobre o que realmente significa ter sucesso no trabalho e saber identificar se você está no caminho para atingir o seu. Para entender melhor, continue a leitura.

O que significa ter sucesso no trabalho, afinal?

Primeiramente, é importante dizer que existe uma grande diferença entre conquistas e sucesso.

Muitas pessoas são realizadas profissionalmente. Elas têm uma boa posição dentro da empresa, ganham bons salários, são vistas como profissionais competitivos.

No entanto, ocupar um bom cargo, ter um diploma e uma boa remuneração, sozinhos, não significa ter sucesso no trabalho. Tudo isso é realmente importante, mas precisa estar aliado a outras questões como as que você verá a seguir.

1 – Você tem a oportunidade de mostrar suas habilidades e seu talento 

Uma pessoa que é bem-sucedida em seu trabalho sabe no que é boa e tem espaço e liberdade suficientes para colocar esse conhecimento em prática e demonstrá-lo com frequência.

Quando começamos em um novo emprego, o ritmo de aprendizagem é acelerado e geralmente estamos ansiosos para absorver novas informações e desenvolver novas habilidades. 

Porém, com o passar do tempo, é fácil entrar em uma zona de conforto na qual paramos de nos desafiar, de aprender coisas novas e colocá-las em prática.

Faça as seguintes perguntas a si próprio:

  • Eu sou desafiado e tenho a possibilidade de aplicar meus conhecimentos com frequência?
  • Tenho a oportunidade de aprender com treinamentos externos e internos?
  • Tenho incentivo ao upskilling para construir o meu capital de carreira para ocupar cargos futuros? 

Ter respostas positivas para essas perguntas é um sinal de que você está no caminho certo para ser bem-sucedido no trabalho.  

2 –   Você gosta do que faz

Você se sente motivado em realizar o seu trabalho no dia a dia? 

Sabemos que nem sempre é possível amar o seu emprego, mas um sinal de sucesso no trabalho é fazer algo que você goste ou pelo qual seja apaixonado. 

Se esse ainda não é o seu caso, saiba que esse cenário pode mudar. 

Uma pesquisa realizada pela empresa Deloitte revelou que a maioria das pessoas que são apaixonadas por seus empregos desenvolveram essa paixão ao longo da carreira.

Ou seja, você ainda pode encontrar algo que gosta muito enquanto realiza o seu trabalho. Para isso, você precisa começar a aceitar desafios, se conectar melhor com colegas e imergir em algum aspecto do seu trabalho que você goste até que a sua curiosidade se transforme em uma paixão. 

3 – O seu trabalho está alinhado com os seus valores

Esse é um dos aspectos mais determinantes para saber se você tem sucesso no trabalho. Os nossos valores são importantes para guiar diversos pilares da vida, e com a carreira não é diferente. 

Quando você trabalha em uma empresa que tem a cultura alinhada aos seus valores, você aumenta a sua chance de encontrar o seu propósito e de reconhecer que o que você faz é relevante para as pessoas ao redor ou para a sociedade como um todo. A sensação de satisfação e autovalorização passam a ser muito maiores.

Se você ainda não parou para pensar sobre isso, que tal refletir sobre as coisas que têm a maior importância para você?

Pode ser o respeito à diversidade, a empatia ou responsabilidade social, por exemplo.

O que importa é que você saiba identificar o que você mais valoriza e buscar um trabalho ou uma empresa onde isso seja praticado.

4 – Você tem o reconhecimento financeiro que merece

Você está satisfeito com o salário que recebe hoje? 

Receber um pagamento que corresponda ao seu desempenho no trabalho e que seja suficiente para viver bem é uma forma importante de ser reconhecido de forma justa.

Além disso, dedicar-se ao trabalho e não receber o que você acredita ser justo pode ter diversas consequências.

Um salário insuficiente pode afetar negativamente a saúde física e mental dos trabalhadores. Fatores que vão até o estresse podem ser desencadeados quando você não ganha o suficiente.

Ser reconhecido através de benefícios elogios também é importante, mas somos verdadeiramente bem-sucedidos no trabalho quando a remuneração corresponde ao nosso desempenho no cargo.

E agora, já sabe dizer o que significa para você ter sucesso no trabalho? Esperamos que você possa refletir sobre os pontos levantados neste artigo e possa encontrar a sua própria definição. Para você que se preocupa com o seu futuro profissional, temos uma excelente dica: fazer uma pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades