Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Trabalho e maternidade: Os desafios das profissionais no mercado

Maternidade - mulher grávida

A experiência da maternidade é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes na vida da mulher. No entanto, também pode ser um dos mais preocupantes. Conciliar a vida profissional com a materna é um dos grandes desafios enfrentados por diversas mulheres, principalmente por conta do preconceito e falta de compreensão no mercado de trabalho. 

De acordo com um levantamento da Revista Crescer, cerca de 94% das mulheres que participaram da pesquisa relatam ter dificuldade para conciliar a carreira com a maternidade. Preconceito com a mulher que se torna mãe, políticas trabalhistas antiquadas e a falta de flexibilidade no trabalho são os motivos mais lembrados por essas profissionais. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

E a pressão é uma realidade no dia a dia das profissionais que ainda não tiveram a experiência da maternidade: três em cada sete mulheres sentem medo de perder o emprego após a gravidez, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site Trocando Fraldas. Afinal, qual mulher nunca foi questionada durante um processo de seleção, sobre a intenção de ter filhos e em quanto tempo?

Leia também: Glossário: conheça termos de empoderamento feminino

Embora a consciência sobre esse assunto tenha evoluído nos últimos anos, ainda há um longo caminho a ser percorrido. E por isso é tão importante trazer esse tema à tona para levantar discussões e reflexões sobre como as empresas estão lidando com esse assunto. A discussão sobre esse tema é o primeiro passo para garantir às mulheres o apoio necessário para superar os desafios da relação entre a maternidade e a vida profissional. 

Como lidar com a pressão e a cobrança no retorno da licença-maternidade

Alguns sentimentos como, culpa e insegurança costumam fazer parte da rotina das mães que retomam a carreira após o fim da licença-maternidade. 

Por mais desafiador que seja, voltar ao trabalho é um passo importante, pois a valorização profissional contribui para aumentar a autoestima da mulher. Confira algumas dicas de profissionais para o equilíbrio da carreira e da vida pessoal:

Tenha uma rede de apoio

Uma rede de apoio funciona como um ecossistema de pessoas próximas que podem ajudar em momentos em que você precisa de apoio ou trocar informações com mães mais “experientes”, digamos assim. 

Crie uma rotina

Ter uma rotina estabelecida é fundamental para conseguir equilibrar as atividades profissionais, domésticas e familiares. 

O cumprimento da rotina é fundamental para garantir um pouco de qualidade de vida para a família, em especial, para o seu bebê.

Peça ajuda

Não tenha vergonha de pedir ajuda ou sentir mal por não conseguir dar conta de tudo o tempo todo. Como mãe e como profissional, haverá momentos em que a rotina será um grande desafio e é necessário saber lidar com esses momentos sem culpa. Não pense duas vezes para levantar a mão e pedir ajuda do chefe, colega ou marido.

Divirta-se

A experiência da maternidade é algo fantástico. Aproveite cada momento para curtir essa etapa e tente levar os desafios e dificuldades com humor e leveza.

Se você deseja escutar o relato de profissionais que superaram os preconceitos e conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho, participe da live “Profissão Mãe – Desafio de ser Multitarefa”, que será realizado na quarta-feira, dia 26 de maio, às 19h, no Facebook da Pós Unopar. O evento contará com a participação de três profissionais que abordarão os desafios da maternidade durante a pandemia e dicas para conciliar os papéis. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades