Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Videoconsulta: 8 ferramentas digitais que facilitam o atendimento

Com a adoção do distanciamento social devido à pandemia, a videoconsulta se mostrou uma grande aliada da medicina e da psicologia, ajudando profissionais da saúde e pacientes se manterem conectados. Além de evitar que as pessoas saiam de casa e se exponham ao vírus, a vídeoconsulta também é uma excelente opção para reduzir custos operacionais nas clínicas.

Essa nova realidade fez com que aquelas ferramentas e aplicativos de comunicação que já eram utilizados no dia a dia para fazer reuniões de trabalho, e para nos aproximar de quem mora longe, passassem a ser utilizadas por diferentes objetivos.

É possível encontrar diversas opções de aplicativos e recursos digitais disponíveis que os profissionais podem utilizar para fazer atendimentos online. Para te ajudar, selecionamos 8 boas ferramentas que podem facilitar a videoconsulta:

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

1 – GOTO MEETING SAÚDE:

Esse é um software profissional para reuniões online, ideal para quem quer investir em uma ferramenta mais completa e segura. Com ele, é possível pré-agendar as videoconsultas em HD, compartilhar a tela do seu computador, smartphone ou tablet.

Outro recurso vantajoso é que o GoTo Meeting Saúde também grava as chamadas de vídeo e áudio, e faz a transcrição automática de tudo o que é dito durante a consulta. Também é possível encaminhar chamadas do seu consultório para o GoToConnect, sistema telefônico do software que permite que você as atenda de qualquer lugar.

O GoTo Meeting é uma ferramenta paga e está disponível para PCs, Macs, Chromebooks, Linux, Android e iOS.

https://www.gotomeeting.com/

2 – ZOOM SAÚDE

O Zoom já é uma ferramenta de reuniões online muito utilizada por empresas.  A novidade é que eles criaram o Zoom Saúde, que oferece muitas vantagens para a videoconsulta. Com ele, é possível realizar as consultas de vídeo em HD, gravar e salvar as chamadas, colaborar com outros profissionais, compartilhar resultados de exames e anotações.

Umas das coisas mais legais dessa ferramenta é que ela permite a integração com outros dispositivos médicos. Dessa forma, o profissional pode examinar os pacientes virtualmente, através do controle remoto da câmera.

O Zoom Saúde é uma ferramenta paga e está disponível para PCs, Android e iOS.

https://zoom.us/pt-pt/healthcare.html

3 – WHATSAPP BUSINESS

O WhatsApp já é o aplicativo que mais faz parte da rotina dos brasileiros, mas aqui vamos falar da sua versão para uso profissional.

O WhatsApp Business oferece as seguintes funcionalidades: chamadas de vídeo nos dispositivos móveis ou no desktop, criação de um perfil com informações profissionais, elaboração de respostas rápidas e automáticas para dúvidas frequentes e criação de mensagens automáticas de ausência que informam o horário de atendimento. Por não permitir o compartilhamento de telas, o app é mais indicado para terapia ou consultas nas quais não seja necessário mostrar exames ou imagens.

Por ser gratuito, o WhatsApp Business é uma boa opção para quem precisa de uma ferramenta mais simples.

Ele está disponível para PC, Mac, Android e iOS.

https://www.whatsapp.com/business/?lang=pt_br

4 – SKYPE

Lançado em 2003, o Skype é um dos softwares de comunicação mais antigos, e dispõe de diversos recursos. Com ele, a consulta online pode ser feita através de chamadas de vídeo em HD, é possível compartilhar a tela e exibir documentos, gravar a ligação e ainda exibir legendas ao vivo para garantir que toda a conversa seja compreendida. Tudo isso faz com que ele se destaque entre as ferramentas gratuitas.

Disponível para desktops que usam Windows, Mac OS X e Linux. Nos dispositivos móveis, pode ser usado no Android e iOS.

https://www.skype.com/pt-br/ 

5 – TELEGRAM

Concorrente direto do WhatsApp, o Telegram é uma ferramenta que já está disponível em 45% dos smartphones de brasileiros. É uma opção cheia de recursos para quem deseja fazer videoconsulta sem gastar nada. Entre os principais, estão as chamadas de vídeo, envio de arquivos de até 1,5 GB, edição de mensagens já enviadas (dentro de 48h) e agendamento de mensagens de ausência personalizadas e automáticas. Também é possível usar a mesma conta em quantos dispositivos você quiser, enquanto o WhatsApp só permite utilizar em dois.

O Telegram é uma ferramenta gratuita e está disponível para desktop no Windows, MacOS e Linux. No smartphone, usuários Android e iOS também podem baixar.

https://web.telegram.org/#/login

6 – GOOGLE MEET

O Google Meet é outra ferramenta muito utilizada no dia a dia das empresas para reuniões, cursos e outros compromissos online, mas existe uma versão pensada para profissionais da área da saúde que é super completa! Contratando o serviço Google Workspace, você pode ter acesso à ferramenta de comunicação Google Meet, que permite realizar videoconsulta e reuniões remotas com a equipe médica, compartilhar a tela para mostrar documentos, receitas e imagens durante a chamada. Também gera legendas automaticamente.

Também dá para fazer o armazenamento de arquivos dos pacientes em ambiente seguro no Google Drive, entre muitos outros recursos.

O Google Meet para profissionais de saúde é uma ferramenta paga.

Nos computadores, está disponível para Windows e Mac. Nos smartphones, para Android e iOS.

https://workspace.google.com/intl/pt-BR/industries/healthcare/

7 – MICROSOFT TEAMS

O Microsoft Teams é mais uma ferramenta que criou uma versão cheia de recursos para a telemedicina, com chamadas de vídeo, chamada de voz, chat, agendamentos, compartilhamento de imagens e documentos. Assim como a maioria dos aplicativos dessa lista, ele também oferece segurança aos usuários com a criptografia de dados.

Essa é uma ferramenta paga que faz parte do pacote de aplicativos Microsoft 365, e você pode escolher entre os planos que atendem melhor às suas necessidades.

Disponível para desktops no Windows e Mac e em dispositivos móveis Android e iOS.

https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/healthcare-solutions

8 – DOCTORALIA ESPECIALISTAS

Essa é uma ferramenta nacional que permite a gestão do consultório e integra a telemedicina. Com ela, é possível oferecer agendamento online para os pacientes, solicitar que eles preencham informações necessárias para a consulta, realizar o atendimento de vídeo chamada através de um link que é enviado a eles e mandar lembretes da consulta, o que ajuda muito a diminuir abstenções.

A segurança na plataforma está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Para ter acesso à ferramenta é necessário pagar um plano mensal.

https://academy.doctoralia.com.br/telemedicina

Agora que você viu como a tecnologia pode ser uma grande aliada dos profissionais da saúde, que tal deixar que ela ajude na sua carreira também?

Na LFG você pode fazer a sua pós-graduação a distância e MBA com aulas 100% online e flexibilidade de horário. Conheça os cursos ead da LFG, faça a sua inscrição e aumente as suas oportunidades no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades