Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 super aprendizados do livro “O Poder do Hábito”

5 super aprendizados do livro "O Poder do Hábito"

Ao examinar mais de perto a rotina do dia a dia, é possível perceber que algumas mudanças de hábitos trariam importantes ganhos em qualidade de vida e melhor desenvolvimento pessoal e profissional, concorda? Porém, a mudança nem sempre é algo fácil.

A mudança de hábitos exige disciplina, esforço e sair da zona de conforto. É algo que deve ser construído aos poucos até se transformar em uma ação efetiva.

Levando tudo isso em consideração, Charles Duhigg escreveu o livro “O Poder do Hábito”, no qual combina pesquisas científicas às suas próprias ideias e experiências, para ensinar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como o livro é um material muito rico sobre o processo de mudança e seus benefícios, confira abaixo uma seleção com 5 super aprendizados que “O Poder do Hábito” pode te ensinar.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

1-Todo hábito tem um ciclo

Uma das coisas mais interessantes que esse livro ensina é que todo hábito pode ser dividido em um processo de 3 etapas:

  1. Uma deixa: De acordo com Duhigg, a deixa é um gatilho que diz ao cérebro para entrar no modo automático e qual rotina usar.
  2. Uma rotina: é um comportamento que se inicia quase imediatamente depois da deixa. Ela pode ser uma ação física, mental ou emocional.
  3. Recompensa: é um estímulo que diz ao seu cérebro que a rotina funciona e que vale a pena segui-la de novo.

É importante entender como os hábitos funcionam para conseguir controlá-los mais facilmente. Dessa forma, ao prestar atenção às deixas e recompensas, é possível mudar a rotina.

Leia mais: Confira 8 carreiras que estarão em alta em 2021

2 – Identificar os gatilhos causadores dos hábitos

Quase todos os gatilhos de hábitos se encaixam um uma dessas 5 categorias:

  • Localização;
  • Tempo;
  • Estado emocional;
  • Outras pessoas;
  • A ação imediatamente anterior

Por exemplo, se você tem o hábito de comer um chocolate durante o dia, a deixa para essa ação poderia ser qualquer um dos gatilhos acima.

Para entender melhor, Duhigg usa sua própria experiência para explicar. Em o Poder do Hábito, ele conta que sempre costumava comer um biscoito durante as tardes no trabalho.

Depois de analisar esse hábito, ele percebeu que a principal deixa que causava esse gatilho era um desejo emocional de socializar. Isso porque o ato de comer o biscoito sempre incluía levantar-se e falar com os outros colegas de trabalho por um tempo.

A partir dessa experiência de Duhigg, você deve analisar os próprios hábitos e quais são os gatilhos deles.

3 – Hábitos-chaves

Você sabia que ao adquirir novos hábitos, a tendência é que eles ajudem a desenvolver outros? Os hábitos-chaves são as ações que conseguem incentivar novos comportamentos, aumentando a motivação e cria estruturas para a construção de novas atitudes.

Um exemplo citado no livro é sobre as pessoas que costumam fazer dietas. Um estudo descobriu que pessoas que seguiram dietas e mantiveram o hábito de escrever um diário de alimentação, conseguiram perder peso.

Ou seja, o hábito de manter o diário foi crucial para ajudar a identificar padrões que elas ainda não sabiam que existiam, e isso se transformou em motivação para construir mais hábitos saudáveis.

4 – Não é possível eliminar um hábito, mas você pode modificá-lo

Se você rói as unhas, fuma, ou bebe muito café, por exemplo, deve saber que parar é muito difícil, não é?

Charles Duhigg explica que para modificar hábitos considerado ruins, você precisa tentar reprogramá-los ou sobrescrevê-los com uma nova rotina. Para isso, é preciso manter a deixa e a recompensa e modificar a rotina.

Uma vez que você entende como é possível modificar os seus hábitos, você terá a liberdade e a responsabilidade de fazer isso

5 – O hábito mais poderoso é a força de vontade

Em “O Poder do Hábito”, Duhigg afirma que “A força de vontade não é apenas uma habilidade. Ela é um músculo, como os músculos dos seus braços ou pernas, e ela fica cansada conforme trabalha mais, então sobra menos força para outras coisas”.

A autodisciplina e a força de vontade podem influenciar a vida, o trabalho e a carreira de uma pessoa. Porém, é necessário manter sempre em exercício e aperfeiçoamento para que não percam a força.

E quando elas se tornam hábitos, não é mais necessário gastar tanta energia mental para aproveitá-las. E o melhor é que a força de vontade também é um hábito chave.

Isso significa que uma vez que você tem domínio sobre ela, outros hábitos também serão desenvolvidos.

Estes foram os 5 super aprendizados do livro “O Poder do Hábito” que selecionamos para você. Se você gostou, vale muito a pena investir na leitura completa do livro.

E sabe onde você também pode ter um super aprendizado? Nos cursos de pós-graduação EAD da Unime.

Na Pós Unime você pode obter seu certificado em 6 ou 10 meses, estudando em casa, de forma totalmente online.

Conheça todos os cursos disponíveis, inscreva-se e comece a transformar a sua carreira hoje!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades