Como ter mais foco e concentração no trabalho: 5 dicas

como ter mais foco e concentração

Trabalhar concentrado nas atividades é fundamental para obter bons resultados e crescimento na carreira. Mas como ter mais foco e concentração no trabalho?

Manter o foco, evitar as pequenas distrações e a procrastinação que vão afetar a qualidade do seu trabalho são ações que fazem com que você consiga explorar seu potencial ao máximo e crescer profissionalmente. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Neste artigo, você conhecerá 5 dicas para aumentar sua concentração no trabalho e te ajudar a manter o foco durante sua rotina. 

5 truques de como ter mais foco e concentração

1 – Organize sua rotina

Organização é a palavra-chave para conseguir aumentar seu foco. Ter uma rotina organizada permite que você tenha controle das suas atividades e, acima disso, um planejamento para realizar tudo que você precisa entregar naquele dia. 

Dessa forma, você permanece fiel ao seu planejamento diário, pois sabe que precisa desse comprometimento para conseguir atingir suas metas.

Sem espaço “livres” ou lacunas na rotina, nas quais você não sabe qual é a próxima atividade a executar, você não é incentivado a redirecionar seu foco para outras tarefas que vão além do seu trabalho. 

No início de cada semana, procure estruturar um calendário estipulando quais serão as principais atividades dos próximos dias e qual será a ordem e tempo necessário para realizá-las. Mesmo que surjam imprevistos, o roteiro de execução das tarefas vai te ajudar a guiar sua rotina.

2 – Faça pausas periódicas

O descanso mental e físico são fundamentais para uma alta produtividade e concentração. É difícil focar nas atividades quando o cansaço está presente.

Por esse motivo, especialistas recomendam uma pausa de 10 a 15 minutos a cada 1 hora e meia trabalhada, para que você faça atividades mais leves que te ajudam a ficar com a mente descansada. Tomar um cafezinho, dar uma caminhada pelo ambiente e fazer exercícios de alongamento são ótimas formas de aproveitar esta pausa. 

3 – Leia mais

O hábito da leitura traz diversos benefícios: aumenta seu repertório linguístico, melhora sua comunicação, estimula seu processo de conhecimento e ajuda na concentração e capacidade de foco. 

Por ser uma atividade que exige atenção, a leitura treina seu cérebro a sempre se manter alerta, entrando em um estado de concentração maior quando você está executando uma tarefa, como desenvolver um projeto complexo que demanda atenção.

Leitores assíduos costumam cometer poucos erros por descuido de atenção e, normalmente, possuem ótima memória, o que evidencia os resultados da boa prática de leitura.

4 – Não acumule atividades nem se sobrecarregue

A sobrecarga de funções é a maior inimiga da produtividade e da concentração. Evite ao máximo acumular atividades, principalmente se você tiver pouco tempo hábil para executar todas as entregas. 

Caso perceba que não conseguirá lidar com todas as demandas pedidas no tempo disponível, converse imediatamente com as suas lideranças e exponha a situação para que vocês entrem em um consenso e encontrem um meio termo. 

Se sobrecarregar de tarefas apenas fará com que você não consiga executar nenhuma delas corretamente, atingindo baixos padrões de qualidade e se prejudicando na empresa

5 – Saiba quando dizer “não”

Esta dica está ligada com a anterior. Muitas vezes, algum colega nos pede ajuda e, mesmo não tendo espaço na rotina para auxiliá-los, por bom companheirismo aceitamos ceder parte do nosso dia para ajudá-los. 

Isso, com frequência, pode prejudicar sua trajetória na empresa, afetando a qualidade das entregas de forma a desestabilizar a relação de confiança com a sua gerência. Por isso, surge a necessidade de aprender a dizer não no ambiente de trabalho.

É claro que de forma educada, explicando a situação e justificando a sua recusa. Se possível, você pode ser solícito e aconselhar o colega sobre a melhor forma de resolver o problema que ele está encontrando, mas evitando ao máximo se ocupar de mais uma obrigação se o seu deadline já estiver curto. 

Com essas dicas, você aprende a como ter mais foco e concentração, mas, para crescer profissionalmente, você vai precisar do suporte dos melhores professores do mercado. A pós-graduação Unopar ajuda você a se aprimorar e ainda possui um preço que cabe no seu bolso. Conheça agora as opções!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!