BBB21: quais são os transtornos mentais vistos no reality?

Nos últimos anos as questões relacionadas à saúde mental estão ganhando cada vez mais destaque e espaço nas discussões da sociedade. E essa atenção toda tem um motivo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 260 milhões de pessoas apresentam algum transtorno mental. O Brasil é o país com o maior número de pessoas com ansiedade, cerca de 9,3% da população apresentam esse transtorno. A depressão é outra doença que vem afetando cada vez mais pessoas.  Estima-se que entre 20% e 25% da população brasileira teve, tem ou terá a doença. Os números são alarmantes e tudo indica que esses índices tiveram um crescimento significativo por conta da pandemia.

Leia também: Saúde mental: você está cuidando da sua?

Embora os transtornos mentais sejam uma realidade, é comum identificar o preconceito com quem sofre de algum tipo de doença mental. Em especial, em algumas situações vivenciadas dentro do reality show BBB 21. Nessa edição do programa, ocorreram diversas situações em que participantes com histórico de transtorno mental foram ridicularizados e humilhados por outros integrantes da casa. E infelizmente esse tipo de comportamento reflete o que acontece todos os dias na sociedade: o preconceito com as pessoas que sofrem de transtornos mentais, também conhecido como psicofobia. Esse tratamento enraizado na sociedade tem grande impacto na autoestima de pessoas com doenças mentais, o que pode aumentar o risco de depressão e suicídio.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

COMO COMBATER A PISCOFOBIA

A divulgação de informações verdadeiras sobre as doenças mentais é o principal meio de combater o preconceito. Quanto mais informação, maior a chance de sensibilizar a população sobre os principais desafios e dificuldades das pessoas com doenças mentais. Nesse processo, o aumento do conhecimento sobre os transtornos psiquiátricos, ajuda a combater o estigma da doença mental e incentiva as pessoas a buscarem apoio médico e familiar.

O QUE SÃO E COMO SURGEM OS TRANSTORNOS MENTAIS

As doenças mentais nascem de uma situação de anormalidade na ordem psíquica, mental ou cognitiva, podendo ter causas determinadas ou não. Pode estar relacionado à herança genética, abuso de substância tóxica, problemas hormonais ou alterações na produção de neurotransmissores cerebrais. Por afetar a defesa imunológica, é comum que a pessoa também apresente outros problemas de saúde.

Confira abaixo as principais doenças mentais vistas no reality show e suas características:

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG)

Esse transtorno tem como principal característica o medo e a preocupação excessiva sem motivo aparente. Esse transtorno pode se apresentar de diversas formas, as mais comuns são a ansiedade patológica, a síndrome do pânico, os distúrbios somatoformes e fobias. Os sintomas dessa doença impactam diretamente na qualidade de vida, já que afeta diversos aspectos da vida emocional, profissional e social do indivíduo.

Pode apresentar sintomas físicos como sudorese, tremores dos membros inferiores e superiores, palpitação, dor no peito, sensação de sufocamento e de formigamentos nas mãos e nas costas.

DEPRESSÃO

Essa doença é caracterizada pela perda de interesse ou prazer nas atividades, podendo estar acompanhada de sintomas como irritabilidade, insônia ou excesso de sono, apatia, emagrecimento ou ganho de peso, falta de energia ou dificuldade para se concentrar. Quem sofre de depressão costuma apresentar dores físicas sem nenhuma causa aparente. A depressão é uma das maiores causas de afastamento definitivo do trabalho em todo o mundo, assim como a capacidade de lidar com as situações do dia a dia. Em seu estado mais grave, a depressão pode levar ao suicídio.

Agora você já sabe mais sobre esse tema, entende a importância do profissional de enfermagem em saúde mental e psiquiatria no apoio e tratamento da pessoa com transtornos psiquiátricos. É fundamental o profissional que atua nessa área esteja sempre buscando se atualizar, para oferecer o melhor atendimento para o paciente. Por falar em aprendizagem e atualização, a Uniderp conta com diversas opções de cursos de MBA e pós-graduação EAD e presencial para que você, profissional de saúde, possa aprofundar seus conhecimentos e prestar um atendimento de alta qualidade.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!