A psicopedagogia é composta por duas áreas do conhecimento: psicologia e pedagogia. Contudo, vai muito além da simples junção de termos, uma vez que visa identificar a complexidade característica do saber e do não saber, estudando o processo de aprendizagem humana, auxiliando na construção e reconstrução do conhecimento.
Com caráter preventivo e terapêutico, o psicopedagogo clínico identifica, analisa, planeja e intervém, de acordo com as etapas de diagnóstico e tratamento. Basicamente, seu trabalho consiste em facilitar o processo de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos.
Essa área, inclusive, está em alta. O projeto de Lei 031/2010, aprovado pelo Senado Federal, regulamenta a atividade profissional de Psicopedagogia Clínica e Institucional para os graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e/ou cursos de licenciatura, o que trouxe maior interesse pela atuação nessa profissão.
A atuação do profissional de Psicopedagogia Clínica e Institucional
Atuando no aspecto clínico, este profissional começa o tratamento com um diagnóstico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem, que pode acontecer por conta de um processo educacional mal construído, de uma instabilidade emocional que leva a pessoa a não conseguir aprender, de um transtorno neurobiológico ou, ainda, de uma deficiência.
Nesta etapa, além da entrevista com os pais, educadores e com a própria criança ou adolescente, são utilizadas provas psicomotoras, de linguagem, de percepção, de nível mental, pedagógicas, entre outras.
Vale ressaltar que a entrevista com os pais e com a criança é a parte mais importante. Isso porque, ao recolher determinadas informações sobre a história de vida do paciente, é possível indicar qual a melhor abordagem.
Caso sejam identificadas outras dificuldades, o psicopedagogo poderá indicar um psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, ou qualquer outro profissional especializado para auxiliar no tratamento.
Para análises com criança, é bem comum utilizar recursos, como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, contação de histórias e até mesmo o computador, caso seja mais conveniente.
Muitas vezes, a criança não consegue expressar seus sentimentos. Mas, por meio dessas ferramentas, ela conta suas ansiedades e dificuldades. Além disso, o psicopedagogo tem o papel de orientar os pais e a escola sobre a melhor atitude a ser tomada para obter ótimos resultados.
Como vimos, os estudantes com dificuldade de aprendizagem necessitam da atuação específica de um psicopedagogo. Por outro lado, as instituições, principalmente as escolares, carecem de orientações para enfrentamento de suas próprias dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.
Da mesma forma, o psicopedagogo pode contribuir de forma significativa em instituições, organizando processos comunicacionais, atuando frente aos problemas de relacionamento interpessoais e apoiando a direção.
Esse profissional também atua em instituições, sejam elas escolares ou não, com o propósito de estruturar, apoiar e melhorar o processo de comunicação e tudo que se relaciona a aprendizagem nesses ambientes.
Assim, ele ajuda a garantir que todos envolvidos fiquem alinhados com a proposta da instituição, produzindo melhor e prontos para lidar com os desafios do cotidiano.
No geral, apostar na especialização é um investimento importante para sua carreira, uma vez que possibilita uma segunda profissão, nas áreas de atendimento clínico em consultórios particulares e em instituições diversas, como escolas, hospitais, empresas e organizações do terceiro setor.
A média salarial da área varia de R$ 3.132,71 a R$ 4.691,68, segundo o relatório de Relação Anual de Informações Sociais, de 2020, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Por que apostar na pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional?
Entre as vantagens proporcionadas por esta carreira, está a plena satisfação que o psicopedagogo sente ao fazer parte da evolução dos seus pacientes. Ao atuar de maneira profissional, terá a chance de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, além de ajudar a promover espaços para novas formações.
Para isso, a dica é apostar na pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. O curso visa formar um profissional capacitado em elaborar diagnósticos e desenvolver intervenções para enfrentar as dificuldades de aprendizagem, assim como todas as problemáticas a partir do processo ensino e aprendizagem, incluindo dificuldades relacionadas à comunicação e a educação corporativa.
Objetivo da especialização é oferecer fundamentação teórica e prática sobre o processo de ensino e aprendizagem e sua relação com processos educacionais escolares ou não, capacitando o profissional para identificar, caracterizar e enfrentar as dificuldades de aprendizagem, visando a atuação deste tanto na clínica psicopedagógica quanto nas escolas, empresas, hospitais e afins.
Além disso, o curso vai:
- Apresentar e discutir temáticas específicas do campo da Psicopedagogia Clínica e Institucional, criando oportunidades de estudos teóricos e práticos pertinentes às principais questões das áreas;
- Detalhar estratégias específicas para a realização de diagnóstico psicopedagógico clínico e para construção da intervenção, respeitando a individualidade, o aprendente e o contexto no qual está inserido;
- Esclarecer a atuação do psicopedagogo institucional frente a demandas do mundo organizacional, partindo do diagnóstico institucional e avançando para as diversas possibilidades de intervenção institucional.
Confira o vídeo!
Habilidades e competências desenvolvidas
Com a pós, você poderá atuar nas diferentes frentes da Psicopedagogia, sendo capaz de realizar a escuta ativa, de atuar com compromisso, olhar investigativo e responsabilidade no tratamento de dificuldades de aprendizagem, bem como realizar intervenções institucionais de forma ética, crítica e competente.
Outros pontos que a especialização proporciona:
✔ Conhecer profundamente os processos psicológicos da aprendizagem e as influências de ordem emocional e social que podem interferir negativamente na aquisição ou consolidação da aprendizagem;
✔ Diferenciar as características dos transtornos de aprendizagem e das deficiências que impactam o processo de aprendizagem, bem como se apropriar das principais ações de intervenção psicopedagógica utilizadas em cada caso;
✔ Construir processos personalizados de diagnóstico e intervenção clínica, aplicando testes com responsabilidade, bem como realizar intervenções precisas e eficientes;
✔ Comprometer-se com a prevenção e o tratamento tanto de dificuldades de aprendizagem quanto dos problemas de ensino gerados no contexto institucional, principalmente o escolar.
Duração do curso e disciplinas
O curso tem carga horária de 450h e o conhecimento é obtido a partir de 11 disciplinas:
- Conceitos psicopedagógicos
- Neurociências e o processo de aprendizagem
- Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
- Aquisição da linguagem e escrita
- Alfabetização e letramento: fundamentos metodológicos
- Desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
- Problemas e distúrbios de aprendizagem
- Psicopedagogia institucional
- Avaliação e intervenção psicopedagógica Institucional
- Psicopedagogia Clínica
- Atividades e intervenção em psicopedagogia clínica
A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional é online e pode ser cursada em 6 meses ou 10 meses. Faça a sua inscrição ainda hoje!