Todo profissional, independente da sua área de atuação, sabe que precisa se manter atualizado para continuar competitivo no mercado de trabalho. Isso inclui conhecer ferramentas gratuitas que podem facilitar ou até mesmo agilizar o seu trabalho, principalmente aquelas que são gratuitas. Muitas delas ajudam na padronização e na otimização de processos, favorecem a produtividade e tornam a comunicação mais dinâmica e sem ruídos.
Nos próximos parágrafos, vamos conhecer mais de perto algumas das melhores ferramentas gratuitas para tornar o seu trabalho ainda mais dinâmico e produtivo. Vamos lá!
1 – Trello
Abrimos a nossa lista com o Trello. Se você ainda não sabe, essa é uma das melhores ferramentas de gerenciamento de tarefas gratuitas que existem.
Com visual limpo e possibilidade de integração com diversos plugins, o Trello conta com um sistema de listas, quadros e cartões que podem ser personalizados de acordo com a sua necessidade profissional.
A simplicidade define o visual do Trello e faz dele uma ferramenta fácil de usar, tanto no computador quanto no smartphone. Sua configuração é simples e intuitiva. Primeiro, você deve criar um quadro e nomeá-lo da forma que preferir. Dentro dele, basta criar seus primeiros cards onde vão ficar suas tarefas e movê-las para o quadro seguinte assim que elas estiverem concluídas.
Quem trabalha com um fluxo constante de entregas encontra na ferramenta uma forma de se organizar desde a definição de prioridades, listando-as por ordem de prioridade até concluir cada uma delas.
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2 – Mailchimp
Se o Trello já facilita a vida de todo profissional que preza pela organização de tarefas, o Mailchimp sai na frente quando o assunto é automatizar o disparo de e-mail marketing.
Além de permitir que você crie campanhas personalizadas para as suas bases, essa ferramenta de email marketing gratuita também permite a criação de layouts personalizados, anúncios, cartões, testes A/B, importação simplificada de contatos, alta taxa de entrega, entre outras vantagens.
O Mailchimp atende desde profissionais que trabalham por conta própria até pequenas e médias empresas que estão organizando seus processos de disparo de e-mail marketing e que não possuem condições necessárias para contratar uma ferramenta paga.
3 – Google Analytics
A popularidade e quantidade de métricas oferecidas pelo Google Analytics faz dela uma das melhores ferramentas gratuitas da atualidade.
Muito usada por profissionais que trabalham com o mercado de lojas virtuais e com o setor de serviços, o GA permite que você configure metas de acordo com o seu objetivo de marketing, seja ele mais ligado à receita gerada, ao aumento de visitantes, ao monitoramento da taxa de conversão ou à taxa de rejeição.
A possibilidade de criar relatórios personalizados com data, cruzando métricas de acesso em redes sociais e comparando períodos de tempo também ajuda a analisar o que deu certo ou errado e como você pode trabalhar para reverter ou melhorar processos da sua equipe.
4 – Google Trends
Essa ferramenta do Google permite que você descubra quais são as principais tendências do momento, algo bastante interessante para empresas que trabalham com o lançamento de produtos e serviços. O Google Trends oferece um panorama geral sobre o número de buscas realizadas tendo como base uma ou mais palavras-chave.
Além disso, você também pode segmentar a sua busca por temas (moda, entretenimento, finanças, educação, arte) e tipo de busca (imagem, notícias, vídeos). Ao cruzar essas segmentações, você tem acesso a diversos padrões de comportamentos dos internautas, algo interessante para tomar ações de marketing cada vez mais estratégicas dentro da sua empresa.
5- Keyword Planner
Se você trabalha com SEO ou anúncios patrocinados precisa saber quais são as melhores palavras-chave para otimizar seus conteúdos e ser percebido pelo Google, você precisa conhecer o Keyword Planner.
Essa ferramenta gratuita coleta os termos diretamente do Google, o que, por si só, já garante mais confiabilidade na hora de montar suas estratégias de marketing com mais propriedade.
Para usá-lo, você só precisa ter uma conta ativa no Google Ads. Depois de fazer o cadastro, procure pela aba “ferramentas e configurações’’ e depois por “planejamento” e, por fim, clique em “planejador de palavras-chave”.
Agora é só digitar o termo que quiser e pressionar o botão de “enter” ou “buscar”. Uma série de resultados serão apresentados, todos com seus respectivos volumes de busca. Use aqueles que estiverem mais alinhados com o seu negócio na produção de conteúdo para blog, anúncios para redes sociais ou para o próprio Google.
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6 – Canva
Quem não tem muita habilidade ou tempo livre para aprender a usar o Photoshop, pode se aventurar em uma ferramenta mais simples e intuitiva como o Canva.
Ela é perfeita para criar artes para as redes sociais da sua empresa, banners e layouts para e-mail marketing. O recurso de arrastar e soltar e as inúmeras possibilidades oferecidas por ícones, cores, figuras e formas oferecem ainda mais liberdade para você explorar a sua criatividade.
7 – Imovie
A ferramenta de edição de vídeo da Apple continua sendo usada por muitos profissionais que precisam fazer ajustes em seus vídeos, sejam eles para redes sociais ou plataformas corporativas.
Nele, você pode fazer tarefas básicas como cortar, aplicar efeitos de imagem e som, adicionar legendas, enfim, explorar uma série de funcionalidades que vão dar vida e profissionalismo para seus trabalhos.
8 – Hootsuite
O Hootsuite é mais uma ferramenta de redes sociais gratuita que vale a pena considerar nas suas estratégias de social media.
Com ela, você consegue monitorar e acompanhar todas as suas redes sociais ao mesmo tempo. Isso oferece mais controle na hora de responder comentários de clientes e agir imediatamente assim que uma crise for gerada por um deles a respeito de um produto ou serviço.
O agendamento de posts também está disponível, o que facilita na hora de organizar e programar todas as publicações do dia, da semana ou do mês inteiro.
9 – Buffer
Outra ferramenta para redes sociais que facilita a vida do profissional, o Buffer conta com recursos interessantes que vão desde programação de posts nas redes sociais.
A ideia aqui é dar o controle para o usuário gerenciar suas redes a partir de um único painel de controle. Isso facilita tanto na hora de monitorar as postagens quanto nos momentos que você precisa avaliar suas métricas para entender se a sua estratégia está gerando resultados ou não.
10 – Google Meet
As reuniões pela internet se tornaram cada vez mais frequentes com a adoção do home office pelas empresas. Com o Google Meet, você consegue reduzir a distância e melhorar a comunicação interna entre funcionários e externa com os clientes atuais e futuros.
Essa é considerada uma das melhores ferramentas de comunicação da atualidade por causa da sua estabilidade e dos recursos incorporados.
Dentre as possibilidades oferecidas pelo Google Meet, você tem acesso às seguintes:
- Alterar o fundo do seu vídeo, o que é interessante quando quer esconder um ambiente desarrumado;
- Gravar as chamadas para consultá-las mais tarde ou enviar para outras pessoas;
- Usar o chat quando o recurso de áudio estiver desativado ou indisponível;
- Compartilhar sua tela para apresentações;
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