Um tema que está sendo bastante discutido no mundo corporativo é sobre a liderança do futuro. Foi-se o tempo em que quem assumisse altos cargos na hierarquia empresarial tivesse apenas a habilidade de delegar tarefas. Com as mudanças políticas e sociais, é importante que os chefes não sejam apenas isso, mas também sejam líderes. Com boas capacidades de comunicação e de controle emocional, além de necessidades de adaptação e de antecipação, as lideranças precisam estar preparadas.
O que se espera do líder do futuro?
O chamado líder do futuro precisa ter competências de natureza emocional e social, chamadas “soft skills” (habilidades leves, em tradução livre para o português). Elas são essenciais para um perfil que saiba gerir não apenas os negócios, mas também a equipe, considerando o bem-estar dos colaboradores.
1 – Habilidades sociais
A capacidade de um bom relacionamento interpessoal com as pessoas no ambiente de trabalho está entre as principais habilidades exigidas para um líder do futuro. Os profissionais que estão à frente de equipes precisam deixar todos os canais de comunicação abertos, saber ouvir seus subordinados e gerenciar equipes com uma linguagem gentil, eficiente e imparcial.
Além disso, as habilidades sociais reforçam a cultura do feedback, ou seja, dar um retorno para o funcionário sobre o bom desempenho e, também, pontos a serem melhorados. Chefes que não conseguem se comunicar são considerados arrogantes.
2 – Inteligência emocional
Reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e os da equipe é uma habilidade essencial para um líder. É a partir dela que um chefe se coloca aberto para o diálogo – inclusive críticas e sugestões -, estimula as equipes a serem produtivas e consegue manter o equilíbrio para resolver problemas e conflitos, mesmo sob pressão.
Uma postura desequilibrada do líder influencia de maneira negativa os colaboradores, o que reflete diretamente nos processos da empresa.
3 – Proatividade e agilidade
A proatividade é uma característica determinante. Líderes proativos, ágeis e dinâmicos conseguem manter a equipe com alta performance, engajada para alcançar resultados e ser mais eficiente.
A cultura nas empresas está cada vez mais relacionada aos gestores que colocam a mão na massa e incentivam a coletividade, já que é uma solução para formar colaboradores dispostos a construir juntos e a reformular o que é necessário pensando no bem-estar da empresa como um todo.
4 – Gestão e mediação
Uma das atitudes imprescindíveis de uma liderança do futuro é ser capaz de usar o conhecimento dos integrantes da equipe, valorizando a contribuição de cada um para a empresa. Para isso, é preciso manter a comunicação alinhada e um bom clima organizacional, em que todos possam trabalhar de forma colaborativa.
Também cabe ao líder mediar os argumentos caso haja conflitos, solucionando impasses e possibilitando que os colaboradores encontrem o melhor jeito de desempenhar suas funções. Nesse caso, é fundamental que o chefe saiba separar as questões funcionais das disfuncionais, ou seja, aquelas que realmente influenciam no fluxo de trabalho e podem atrapalhar as atividades realizadas pela equipe.
5 – Capacidade de inovação e se antecipar
Investir na cultura da inovação e da criatividade, descentralizando as decisões e promovendo a autonomia da equipe, é extremamente importante para o sucesso de uma gestão. Quem está na posição de chefe deve estar atento às tendências e disposto a incentivar os colaboradores a buscarem essas novidades.
Adaptar-se de forma estratégica às situações, analisando as situações de forma a enxergar o que vem pela frente é outra capacidade de um líder do futuro. Ela ajuda a manter as metas organizadas, permitindo que a empresa possa planejar suas atividades, mesmo com contratempos.
6 – Aprendizagem contínua
Além de incentivar a equipe a se atualizar, o líder do futuro deve estar sempre bem informado e buscar o aprendizado contínuo para se adaptar às tendências da área. Essa é uma habilidade que pode facilmente ser desenvolvida em treinamentos e cursos de especialização. Essas alternativas oferecem conhecimentos teóricos ajustados à realidade do mercado e permitem a aplicação prática no dia a dia.
Como será formada a liderança do futuro?
Diferente do que muitos acreditam, o talento para liderar não é nato. Ele surge a partir da dedicação e da vontade, ou seja, é possível aprender e tornar-se um bom líder, transformando-se a partir do conhecimento, da necessidade de mudança e da adaptação.
A liderança do futuro é formada por treinamentos, que devem priorizar as habilidades mencionadas acima, e o desenvolvimento de uma cultura que valoriza a aprendizagem e o crescimento constante de forma individual e coletiva.
Com as evoluções da tecnologia, que impactam diretamente nos processos industriais e nas metodologias de gestão, os líderes precisam ter consciência digital e buscar formar equipes diversas em muitos sentidos – culturais, etnico-raciais, de gênero, sexualidade, entre outros -, reconhecendo talentos e meios de geri-los.
Agora, veja como o líder deve atuar para formar uma equipe de alta performance.