Imagine que você esteja percorrendo um caminho longo, com alguns obstáculos que exigem esforço para serem ultrapassados, tudo isso debaixo de um sol forte e temperaturas altas. Você chega a um determinado percurso deste caminho e avista dois copos sobre uma mesa. Um deles está cheio e o outro vazio. Qual dos copos você escolhe para matar a sua sede?
Com certeza será o copo cheio. Mas muitas pessoas estão querendo saciar a sede com o copo vazio. No momento atual em que nos encontramos, com altas taxas de desemprego, com a economia estagnada, o mercado de trabalho se torna mais exigente e as empresas precisam contratar pessoas com o copo cheio, para saciarem a sede de crescimento e que consigam resolver as dores que estão enfrentando.
O problema é que há poucas pessoas com o copo cheio sem emprego, e há muitas pessoas com o copo vazio precisando de emprego. E aqui está o problema, as empresas acabam não contratando o candidato a vaga por não terem a segurança de que ele irá suprir a demanda que a empresa tem.
E a cada ano novos jovens ingressam no mercado de trabalho, aumentando a concorrência por uma vaga de emprego. Novamente o problema é que a maioria chega também com o copo vazio, e essa situação só faz aumentar o índice de pessoas desempregadas.
Para evitar essa situação, nada agradável, precisamos começar a encher o nosso copo mais cedo. É necessário que o jovem que ainda está na escola comece a se qualificar, busque informações sobre o emprego que deseja, conheça a realidade do mercado no qual irá ingressar, aprimore suas habilidades, saiba como pode evoluir, se interesse em buscar aperfeiçoamento e não espere que seu emprego dos sonhos venha ao seu encontro.
Nesse sentido, é importante sabermos o que queremos. Precisamos trabalhar nosso autoconhecimento. As perguntas a seguir podem te ajudar a clarificar um pouco mais sobre a pessoa que você é, e a pessoa que quer se tornar, reflita e responda para si mesmo:
Qual é a sua vocação? Que tipo de trabalho te realizaria profissionalmente? O que você faz bem? O que você gosta de fazer? O que você não gosta de fazer? Qual é o teu diferencial? Quais são os teus desejos profissionais? E pessoais? Qual é o seu maior sonho? Quem você quer se tornar? Os conhecimentos que você adquiriu até hoje são suficientes para que alcance seus objetivos? O que mais você deve buscar? Que conhecimentos lhe faltam?
Analise em que nível está seu copo, cheio, pela metade ou totalmente vazio. O que você precisa fazer para enchê-lo. As pessoas de copo cheio são referências em seu meio, a todo o momento são procuradas para resolver problemas, dar conselhos, ensinar métodos. Estão nos melhores empregos e ganham os melhores salários. Mas um dia, também começaram com o copo vazio.
A melhor forma de você encher o seu copo é se qualificando, buscando conhecimento, aprofundando os seus interesses, se descobrindo.
Então, quem você quer ser? Copo vazio ou copo cheio?