O que é escuta ativa e qual a sua importância? Confira!

duas mulheres conversando para ilustrar texto sobre o que é escuta ativa

Você já deve ter lido, em listas sobre as soft skills que mais chamam a atenção das empresas, menções à escuta ativa. Ela é uma das competências comportamentais que estão no radar dos recrutadores e profissionais de RH, bem como de gestores. Por isso, é fundamental que você saiba tudo sobre ela e trabalhe para desenvolvê-la. Então, vamos começar pelo básico: o que é escuta ativa?

Por mais que a expressão dê alguns indícios do que ela se trata, a explicação pode ser um pouco mais complexa do que você imagina. Sendo assim, não deixe de conferir uma definição detalhada abaixo, bem como a sua importância para a carreira e vida pessoal e algumas técnicas de escuta ativa.

O que é escuta ativa?

Durante a sua trajetória profissional, você provavelmente já percebeu que uma comunicação eficiente é capaz de melhorar qualquer ambiente e situação, certo? Quando todos os envolvidos conseguem passar a mensagem desejada e absorver o conteúdo, prestando atenção nos detalhes, tudo passa a fluir de forma mais simples e prática.

Contudo, você também já deve ter notado que essa combinação de fatores não é muito frequente. No geral, as pessoas têm algumas dificuldades no processo de comunicação. Sendo que uma delas é justamente não conseguir praticar uma escuta com plena atenção, que foca no que o outro está dizendo e é capaz de absorver o máximo de informações.

Essa é justamente a definição de escuta ativa: um processo de escuta completamente atento, que concentra a atenção no outro, afasta distrações e coloca aquela interação em primeiro lugar. Dessa maneira, os detalhes não passam despercebidos, você consegue captar muito mais da conversa e torna o processo comunicativo bem mais eficiente.

Assim, você se torna capaz de responder de uma forma mais adequada, fazer perguntas estratégicas e deixar toda a interação mais objetiva e prática. No fim, você promove um cenário sem espaço para dúvidas, informações mal interpretadas e a sensação de que o outro lado não escutou ou entendeu tudo o que foi dito.

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Por que ela é importante?

Toda a explicação deixa claro que, sem escuta ativa, é difícil estabelecer um processo comunicativo eficiente, não é mesmo? E esse é, justamente, o ponto principal da importância desse tipo de escuta para a sua vida, seja no lado pessoal, seja no lado profissional.

Conseguir extrair o máximo de um diálogo e valorizar a fala do outro são fatores que trazem inúmeros benefícios para os relacionamentos, o trabalho e o dia a dia como um todo. A lista de pontos positivos é bem extensa, mas para te ajudar, trouxemos os principais benefícios nos tópicos abaixo:

  • Desenvolver e demonstrar empatia;
  • Ter acesso às informações que precisa;
  • Ganhar a confiança de colegas, clientes e gestores;
  • Trazer segurança para o cotidiano;
  • Valorizar o trabalho em equipe;
  • Reduzir problemas e conflitos gerados por ruídos comunicativos;
  • Garante o alinhamento de informações entre a equipe;
  • Diminui as chances de falhas em processos;
  • Melhorar o ambiente organizacional.

Percebeu como a simples tarefa de se dedicar a uma interação pode transformar um ambiente? A escuta de forma ativa é capaz de impulsionar a produtividade e o bom relacionamento de formas impressionantes, e é por isso que, agora, vamos te ensinar a desenvolver essa habilidade.

Como fazer uma escuta ativa?

Por mais que algumas pessoas sejam comunicadoras natas, que conseguem falar e ouvir de forma atenta naturalmente, essa capacidade também pode ser construída. Então, se você tem dificuldades nas interações, não se preocupe. A solução pode ser mais simples do que você imagina, com o uso de técnicas de escuta ativa que explicamos a seguir.

1 – Afaste fontes de distração

O primeiro passo é identificar potenciais fontes de distração durante uma conversa. Então, se possível, comece a ter conversas importantes em ambientes silenciosos, com poucas pessoas envolvidas, sem computadores e celulares.

Além disso, também comece a se policiar com outras distrações, como prestar atenção demais na vista da janela, focar na decoração da sala, entrar em reuniões online com outras abas abertas e perceber que você está divagando durante o diálogo.

Esse processo não é simples e intuitivo e requer muita força de vontade e algum tempo. Porém, depois de algumas interações com foco na atenção plena, você vai ver que as mudanças vão começar a parecer naturais para você, já demonstrando resultados positivos.

2 – Coloque a empatia em primeiro lugar

Um ponto que pode ajudar é lembrar que a empatia precisa ser o centro dessa soft skill. Afinal, colocando-se no lugar do outro você consegue entender que ser ouvido com plena atenção é o que todos desejam em uma conversa ou reunião.

Dessa maneira, vai ficar mais fácil para você desenvolver essa habilidade, além de também treinar a sua empatia, outra competência comportamental que faz toda a diferença no mercado de trabalho.

3 – Tente não prever respostas e os próximos passos da interação

Um erro que todos nós cometemos nas mais diversas interações é a necessidade de prever os próximos segundos da conversa. Tentamos adivinhar o que a outra pessoa vai dizer e entramos em um ciclo vicioso, em que a nossa atenção passa a estar no que você potencialmente vai ouvir e dizer, esquecendo de prestar atenção no agora.

Com essa “mania”, você se desconecta do momento atual e perde partes importantes da conversa, o que nunca pode ocorrer quando estamos em busca da escuta ativa.

4 – Não tenha medo de fazer perguntas

Boas conversas dependem de boas perguntas que, por sua vez, só podem existir se você estiver presente naquele momento. Então, não tenha medo de fazer questionamentos, confirmar algo que ficou nas entrelinhas e demonstrar que você está prestando atenção em tudo que ocorre ali.

Além disso, perguntas são excelentes oportunidades para extrair ainda mais informações em um bate-papo ou reunião, dando a chance que o outro lado precisa para se sentir confiante de compartilhar mais.

5 – Confirme as informações que você captou e faça um resumo da conversa

Por fim, termine os diálogos confirmando tudo o que foi dito, em uma espécie de resumo. Assim você garante que não perdeu nenhum detalhe importante, encerra a interação com a oportunidade de ouvir um pouco mais e ainda passa segurança e confiança para a outra parte. Ela vai ter certeza de que você de fato ouviu tudo e estava presente na conversa.

Saber o que é escuta ativa é um dos primeiros passos para desenvolver as suas soft skills. E agora que você já descobriu tudo sobre ela, que tal aprender mais habilidades comportamentais e técnicas com uma pós-graduação? Inscreva-se na Pós Anhanguera e impulsione ainda mais a sua carreira!

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