Após a graduação, como ganhar espaço e destaque no mercado de trabalho?

Um dos maiores desejos dos recém-formados é terminar a graduação tendo um emprego e, consequentemente, ganhar destaque no mercado de trabalho ao longo do tempo – o que pode ser um desafio. Então, afinal, como fazer isso?

Independente da área profissional que você atue, se torna essencial ter o conhecimento sobre ela. Dessa maneira, saber as demandas do mercado, os principais critérios considerados durante uma entrevista de trabalho e, também, as habilidades requisitadas se torna o primeiro passo para conseguir crescer na vida profissional. 

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E, sim, sabemos que você acabou de sair da universidade, mas por que já não engatar nos estudos mais aprofundados e buscar uma especialização? Tenha em mente que o mercado está cada vez mais exigente e cheio de profissionais que também possuem um diploma. Por conta disso, buscar novos cursos e, em especial, uma pós-graduação pode ser o seu diferencial.

Como começar?

Atualmente, adquirir novas habilidades e conhecimentos diferenciados se tornou mais um requisito do que uma necessidade. As empresas precisam de colaboradores que tenham o domínio dos conteúdos técnicos, específicos e, também, das soft skills.

Se o tempo é um problema, existem opções EAD com duração de 6 ou 10 meses. Com professores especialistas e que mesclam a prática com a teoria, fica mais fácil atualizar e melhorar as suas competências profissionais – de onde estiver e quando puder. 

Além disso, não esqueça de manter o contato com seus colegas de turma. Eles podem se tornar contatos valiosos para novas oportunidades e para fazer o seu marketing pessoal, o que ajuda a ganhar mais destaque no mercado de trabalho.

Participe de eventos, feiras e palestras corporativas. Esses eventos também podem ajudar a abrir portas para você e ainda dar aquele gás no networking, o que sempre é válido, tanto para quem está começando a carreira agora quanto para os profissionais mais consolidados naquela área de atuação específica.

As redes sociais também podem ser suas amigas. Mantenha o seu LinkedIn atualizado e, se possível, sempre com novas publicações interessantes sobre a sua atuação profissional. Essa é uma rede social exclusivamente voltada para os relacionamentos de trabalho, em que recrutadores e outros profissionais estão sempre online e em busca de talentos.

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Através dela, fica mais fácil criar conexões com pessoas de áreas diversas e ainda ter acesso aos conteúdos sobre carreira publicados por especialistas. 

Se quiser e for pertinente na sua área, pense em um Instagram profissional, com postagens e conteúdos que podem ser relevantes para outros profissionais e interessados no seu trabalho. Faça o seu personal branding, ou seja, crie a sua marca pessoal. Esse reconhecimento online também pode abrir novos espaços.  

Hoje em dia, atualizar as redes sociais é quase tão importante quanto atualizar o currículo. Muitos dos colaboradores das empresas, assim como profissionais de RH em busca de preencher vagas abertas, costumam analisar as informações sobre você que estão online. 

4 habilidades que vão te ajudar a ganhar destaque no mercado de trabalho

Além das atitudes, existem habilidades que podem ser aprimoradas para se ter mais destaque em uma empresa e conseguir crescer profissionalmente. Separamos quatro que vão te ajudar a ir mais longe na sua carreira; confira:

1 – Ter uma boa comunicação

Saber se comunicar com clareza e de maneira eficaz é uma maneira de expor suas ideias, criar bons relacionamentos com os colaboradores e aumentar o seu potencial profissional. Não deixe a timidez tomar conta na hora de mostrar as suas qualidades e colocar o seu ponto de vista em jogo. 

2 – Saber trabalhar em equipe 

Embora seja essencial saber trabalhar de forma autônoma, as atividades em equipe também ajudam a ganhar mais espaço em um emprego. Isso porque, para realizar tarefas em conjunto, é preciso exercer algumas habilidades, como ouvir o outro com atenção, ter senso de coletividade e saber contribuir para a harmonia em prol de todos. 

Leia também: Qual a importância do trabalho em equipe para a sua carreira?

3 – Ser proativo e ter iniciativa

Antes sequer da sua liderança te pedir algo, faça. Coloque as suas sugestões e ideias na mesa sem medo de críticas e apresente propostas que possam melhorar o fluxo de trabalho. Além de te dar destaque profissional, essas atitudes mostram que você está comprometido com os objetivos da empresa e da equipe, além de agilizar o processo de tomada de decisões.

4 – Ser flexível e adaptável

É comum que uma empresa passe por mudanças ao longo do tempo, novos colaboradores entrem para uma equipe ou você precise trabalhar com pessoas com quem não tem contato diário.

Por isso, habilidades como flexibilidade, assim como a facilidade em se adaptar a condições que não são ideais, podem ser uma mão na roda. Elas demonstram como você é um profissional versátil e preparado para diferentes situações, o que te ajuda a ganhar mais destaque no mercado de trabalho e entre os seus gestores. 

Além de seguir todas essas dicas, como falamos ao longo do texto, fazer uma pós-graduação é uma etapa importante para ganhar destaque no mercado de trabalho. Então, que tal aproveitar a promoção e fazer a sua especialização por apenas 18x de R$ 99,99? É só até 17/01/2022! 

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