É comum termos medo de executar qualquer ação que fuja do padrão natural no ambiente de trabalho. Porém, o medo de perguntar pode afastar você de novas oportunidades e até mesmo de uma posição profissional mais interessante.
Porém, tudo aquilo que te impede de falar pode ser trabalhado, assim você poderá chegar onde sempre sonhou sem hesitar. Confira a nossa lista de dicas para perder o medo e seguir adiante.
Como perder o medo de perguntar no trabalho?
1 – Trabalhe sua autoconfiança
Um dos principais fatores para perder o medo de fazer perguntas é a autoconfiança. Isso porque, muitas vezes, acreditamos que as perguntas podem significar incompetência ou falta de profissionalismo. Acontece que, na verdade, esses julgamentos pré-estabelecidos estão errados. Todas as pessoas, independente da função que têm, podem e devem ter perguntas para poder aumentar a sua competência e criatividade.
Entenda que fazer perguntas significa aprimorar o que você já sabe no seu trabalho. Logo, será somente um caminho mais curto em direção ao sucesso. Confie no seu potencial, entenda que só chegou na posição que você está por mérito seu e mostre sempre que tem disposição para aprender.
2 – Avalie os riscos
Antes de ter medo de fazer perguntas porque acha que algo ruim irá acontecer, faça um balanço do que você irá perder caso decida fazê-las. Têm pessoas que têm receio de questionar sobre o conteúdo das reuniões, outras levam esse medo na hora de perguntar para o chefe sobre um aumento. Qual seria o tamanho do risco que você deseja correr? Para tudo há uma solução.
Leia também: Como aprender com os erros e usá-los de aprendizado?
Depois de fazer essa avaliação, entenda qual será o seu ganho sobre isso. Caso não se sinta à vontade para fazer uma pergunta no meio de uma reunião, você pode, na sequência, questionar a pessoa de forma individual. Quando o assunto é ganhar um aumento ou subir de posição, lembre-se de ter argumentações sólidas.
3 – Entenda que dúvidas são vistas com bons olhos
Diferente do que muitas pessoas pensam, fazer perguntas significa mostrar-se interessado no tema que foi apresentado e ter vontade de melhorar seu conhecimento. A liderança entende que, quando um colaborador faz perguntas, a chance de entregar um trabalho com falhas é menor. É melhor fazer perguntas durante um projeto do que entregar a versão final diferente do que foi pedido.
4 – Não tenha medo de perguntar e perder o emprego
As perguntas no ambiente de trabalho devem ser feitas com responsabilidade e respeito, por isso o medo de perder o emprego por perguntar não deve acontecer. Todos devemos ter a chance de fazer perguntas, desde que elas não invadam o espaço pessoal de outras pessoas do time e nem sejam ofensivas à equipe com quem você trabalha.
Uma das funções da liderança é estar pronta para tirar as dúvidas de todos e quaisquer membros da sua equipe. Portanto, responder perguntas faz parte da dinâmica e atribuições de cargo de pessoas em posições de gestão.
5 – Vença o medo de falar em público
Nem sempre o medo é fazer perguntas, mas, na verdade, falar em público é real. O tema, que já foi trabalhado em filmes, séries e outras produções, tem tratamento e deve ser trabalhado pouco a pouco. A timidez faz parte da personalidade de muitas pessoas, mas, quando ela começa a interferir na vida pessoal e profissional, precisa ser tratada.
6 – Tenha um ícone para se apoiar quando tiver medo de perguntar
Profissionais de referência de uma empresa destacam-se pela autoconfiança, criatividade e a capacidade única de resolver problemas. Observe a forma que essas pessoas em especial agem durante as reuniões e com a sua equipe e se inspire nessas atitudes para poder crescer e trilhar um caminho similar.
E, adivinha só: essas pessoas também fazem muitas perguntas. Quanto mais alto o cargo que a pessoa ocupa, maior a responsabilidade de entregar projetos precisos e impecáveis. Portanto, é necessário vedar qualquer tipo de dúvida que possa atrapalhar a fluidez da entrega.
Se você não consegue ficar próximo da pessoa que admira no dia a dia, faça ainda mais perguntas! Pergunte a ele se teria um tempo para te ajudar a ganhar mais confiança, tirar algumas dúvidas e aconselhar sobre os problemas que teve no caminho até chegar lá e te orientar. Assim, você irá colher aprendizados e, de quebra, perder o medo de perguntar.