Quem alguma vez na vida não se sentiu intimidado pela beleza de alguém ou alguma coisa? Somos, naturalmente, admiradores do belo. Então entre escolher o feio e o bonito, preferencialmente a escolha recai sobre a beleza.
Somos mais permissivos com a beleza. Imagine-se numa competição com um ser humano particularmente bonito. Mesmo como motivos justificáveis quem ousaria não escolher o belo? E como podemos equalizar essa equação? Tornando-se belo no saber. Essa seria a diferença que pesaria, e muito, na decisão final da escolha.
Nos processos de recrutamento, o impacto da beleza pode até provocar enlevação. Em sã consciência a tendência é escolher a beleza. Entretanto ao analisar os currículos e os pré-requisitos exigidos para um emprego/cargo, por exemplo, o peso do saber é o ponto de decisão.
Na vida acadêmica surgem diversas oportunidades para aprimorar a beleza do saber, sejam através de cursos, atividades extracurriculares, e, principalmente, através de especialização (proporcionada pela Pós-graduação), mestrado e doutorado. Só assim o feio torna-se belo.
Para cargos técnicos, o saber é o peso fundamental para os escolhidos, por esta razão ao escolher se atualizar, ingressando numa pós-graduação é uma decisão assertiva que melhora as oportunidades daqueles que decidem trilhar esse caminho. E, então, a plástica perde o peso.
Leia também: A Educação como elemento propulsor da mudança
Os conhecimentos, as experiências demostradas no currículo (vitae ou lattes) são pontos escalonados que são determinantes para a escolha num processo de seleção. São indicadores de supremacia que nos elevam a um patamar diferencial dos demais concorrente que não desejam ou não tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar.
No processo de seleção, a desenvoltura na entrevista, apresentando segurança nos conhecimentos intelectuais, associada a uma postura firme e bom vocabulário é motivo de encantamento. Alcançando esse patamar o sucesso na carreira profissional é certo.
Por isso busque sempre se aprimorar. Reinventar. Aperfeiçoar. São ações que devem permanecer no nosso cotidiano e que nos conduzem a uma melhor qualidade de vida. O trabalho quando envolve o intelecto, propicia relações proveitosas com a sociedade e com aqueles que nos cercam.
A importância do saber conduz a uma responsabilidade de agir corretamente porque somos capazes de discernir entre o certo, o errado e suas consequências. Também nos proporciona a satisfação de transmitir o conhecimento para outrem e uma busca incessante de melhoria.
Se manter informado é uma recompensa que reflete na nossa maneira de ser, percebe-se a importância quando sua expertise é buscada por outros quando nos procuram visando encontrar soluções, escutar conselhos, indicar direcionamentos.
Para se destacar no mercado de trabalho, a pós-graduação é um instrumento que atende aos requisitos de qualificação e aprimoramento, seja no processo EAD (educação à distância) ou na modalidade presencial, propiciando uma excelente formação que é a mola propulsora da carreira.
Leia também: O tempo do aprendizado
As práticas pedagógicas desenvolvidas no meio acadêmico devem simular situação da vida cotidiana no âmbito profissional como preparação para os obstáculos que o discente enfrentará quando na realidade profissional. É de responsabilidade da Instituição o fornecimento dessas vivências.
Quanto mais próximas da realidade as situações desenvolvidas na Instituição de Ensino, mais rica fica a aprendizagem. Ao promover soluções de problemas alinhados às práticas de mercado, a Instituição agrega valores que propicia maior crescimento ao discente, deixando-o preparado para assumir cargo/funções com habilidade e eficiência.
Para trilhar caminhos de sucesso é preciso ter consciência de que o novo causa transformação constante e estar sempre se atualizado é estar sempre um passo à frente, se posicionando entre os melhores.
Ao se atualizar profissionalmente, aumenta-se o valor de mercado pois há a integração nas tendências existentes na área. As corporações desejam pessoas que queiram crescer, que possam dar resultados, possuam visões estratégicas e que desempenhem suas funções com eficácia e eficiência. Não há beleza maior.
Citando o poeta a beleza é fundamental, mas a beleza do saber ultrapassa qualquer barreira. Torne-se belo. Invista em você. Seja um diferencial.