Ir para o conteúdo
Curiosidades

7 biografias para se inspirar em momentos desafiadores

Quantas pessoas você já pensou “queria saber mais sobre a vida dela”? Isso é um pensamento muito comum, pois a curiosidade é uma característica que muitos seres humanos carregam em si. E por mais difícil que seja conhecer a fundo a vida de alguém, as biografias estão aí para ajudar nesse quesito. 

Mais do que conhecer a vida de alguém, é possível se transportar no tempo, conhecer histórias inspiradoras e ainda adquirir grandes aprendizados. São nas páginas dos livros sobre a vida de pessoas de sucesso que é possível descobrir momentos e curiosidades que impactam a vida de cada leitor.

blog banner desconto em pós-graduação

7 biografias para ler e se inspirar em momentos difíceis

Ler uma biografia é a oportunidade perfeita para aprender novas lições, se inspirar em momentos difíceis e desafiadores, e até trabalhar o desenvolvimento pessoal. Por isso, separamos 7 livros de biografias que vão abrir seus olhos para novos horizontes:

1 – Diana, sua verdadeira história — Andrew Morton

O livro inspirado em Diana Frances Spencer, mais conhecida como Lady Di, conta a história de uma mulher que foi muito mais do que um membro da realeza britânica. Ela era conhecida por prestar ajuda social a diversas instituições de caridade e por defender lutas socialmente importantes, como a luta contra a Aids. 

A biografia retrata, de forma transparente, a vida pessoal de Lady Di, o divórcio com príncipe Charles, da Inglaterra, e o trato com a mídia e os paparazzis até morrer em um trágico acidente de carro em 1997. O legado de Diana não morreu e segue mais vivo do que nunca, sendo referência para muitas pessoas.

2 – A cabeça de Steve Jobs — Leander Kahney

Steve Jobs foi um dos três fundadores da Apple, sendo o que obteve os resultados mais conhecidos entre eles. Na biografia, o autor mostra a jornada do empresário em busca do sucesso e destaca as estratégias e técnicas de liderança que foram implementadas por ele, além de trazer alguns detalhes de sua personalidade e curiosidades. 

Nesse livro, é possível conhecer a história do homem que revolucionou completamente a informática e que fez da Apple sair de uma quase falência indo diretamente para um império bilionário.

3 – Minha história — Michelle Obama

O livro conta a história da ex-primeira dama dos Estados Unidos e sobre como foi ser a primeira mulher negra a ocupar o posto. Escrito pela própria Michelle Obama, a obra traz detalhes de sua vida, que é considerada uma das figuras femininas mais importantes do mundo moderno. A biografia conta desde sua infância, que poucos conheciam, até o momento da eleição do ex-presidente Donald Trump.

4 – Longa caminhada até a liberdade — Nelson Mandela

Essa biografia mostra a história de um dos maiores ícones de todos os tempos: Nelson Mandela. Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul e um dos símbolos de resistência contra a discriminação racial.

Ganhador do Prêmio Nobel da Paz, por ter conseguido colocar fim ao Apartheid, Mandela segue sendo uma grande referência. Na autobiografia, o ativista conta sobre o dia em que nasceu até o momento que assumiu a presidência da África do Sul, em 1994. Com base em suas lembranças, o livro traz momentos inspiradores e repleto de riquezas cada detalhe.

5 – Eu sou Malala — Christina Lamb e Malala Yousafzai

Essa é a autobiografia de Malala Yousafzai, a menina que quase foi morta por, simplesmente, querer estudar. A paquistanesa lutou ativamente contra o Talibã e pelo direito das mulheres terem acesso à educação. Malala tornou-se referência mundial e um símbolo de resistência, como exemplo a ser seguido por muitos. Nesse livro, você conhece tudo sobre a sua jornada e como ela conseguiu se reerguer após um atentado e se tornar a pessoa mais jovem do mundo a receber o Prêmio Nobel da Paz, que aconteceu aos 16 anos.

6 – Autobiografia de Gandhi: Minha vida e minhas experiências com a verdade — Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi é considerado o Pai da Índia e possui diversas frases inspiradoras. “Seja a mudança que você quer ver no mundo” e “Onde há amor há vida” são algumas delas. Essas e tantas outras frases mostram como Gandhi agia sempre pensando em seus valores e como conseguiu fazer com que a Índia se tornasse independente pacificamente.

No livro, você vai conhecer tudo sobre a história desse grande pensador que defendia o princípio de não agressão e que tinha como objetivo principal espalhar amor. Ele foi uma das figuras que dedicou sua vida à paz.

7 – Fome de Poder: a verdadeira história do fundador do McDonald’s — Ray Kroc com Robert Anderson 

Essa biografia conta a história de Raymond Kroc, empresário americano que criou um fast food. O livro traz alguns pensamentos sobre como o McDonald’s se tornou tão conhecido e presente nos mais variados lugares.

Quem tem vontade de entender mais sobre as estratégias utilizadas por Raymond, “Fome de Poder” é o livro certo para isso, pois ele foi capaz de transformar uma simples lanchonete que era gerenciada pelos irmãos Ronald em um império e potência mundial.

Muitas são as biografias que podem inspirar o melhor em cada um de nós e é possível encontrar os mais diversos livros que se encaixam nesse objetivo. Quem cursa uma pós em Educação sabe que a lista é extensa e pode aproveitar uma imensidão de biografias inspiradoras para aprender sempre mais. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades