O Linkedin é a rede social profissional mais acessada por profissionais e empresas que querem interagir com suas áreas de atuação, criar uma rede de contatos (networking), anunciar vagas e encontrar emprego. Com mais de 675 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo 46 milhões só no Brasil, muitas pessoas têm conseguido se recolocar no mercado de trabalho por meio da plataforma. Para tanto, é importante saber como abordar um recrutador no LinkedIn de forma eficiente e assertiva.
De acordo com dados de pesquisa, estima-se que 195 milhões de recrutadores enviam mensagens semanalmente, com o objetivo de preencher vagas. Sendo assim, são cada vez maiores as chances de se conseguir uma oportunidade por meio dessa rede, mas também é fundamental tomar alguns cuidados na hora de usar o InMails (espaço para troca de mensagens diretas). Assim, seja objetivo e, sobretudo, contextualize o seu primeiro contato para que ele não seja invasivo.
Mas, antes de tudo, esteja seguro de que o seu perfil no LinkedIn está atualizado e com todas as informações relevantes, além de pesquisar e seguir as empresas que estão com vagas abertas e que você gostaria de atuar. Caso tenha interesse, produza conteúdo porque isso é visto com bons olhos por parte dos recrutadores. Dessa forma, você pode tornar o seu perfil, inclusive, num blog profissional, falando sobre a sua área de atuação. Isso irá demonstrar o seu conhecimento e trazer mais visibilidade.
A seguir, confira 4 dicas de como abordar um recrutador no LinkedIn
1 – Invista em textos curtos e personalizados
O primeiro passo é se apresentar ao profissional em poucas linhas e destacar o assunto para o qual deseja falar com ele. É fundamental que seja uma mensagem personalizada, curta e que ele tenha certeza de que não é um texto enviado de forma padrão para diversas pessoas. Tenha atenção para não cometer erros de português nem usar abreviações. Com relação à linguagem, opte pela mesma que usaria numa conversa durante uma entrevista de emprego, mais formal e objetiva.
2 – Não esqueça do contexto
Ao se questionar sobre como abordar recrutadores no LinkedIn, tenha em mente que para toda mensagem enviada é importante ter um contexto. Assim, mencione o motivo do contato e, caso tenha se candidatado à vaga da empresa, avise que já o fez e que tem interesse em participar do processo seletivo. Vale dizer ainda as principais razões pelas quais você acredita que se destaca para essa oportunidade e que está à disposição para sanar dúvidas e realizar entrevistas.
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3 – Respeite o tempo do recrutador
É comum acontecer de demorar para ter o retorno de alguma mensagem. Portanto, tente entender que o recrutador pode ter diversos compromissos e uma rotina de trabalho bem agitada, então respeite esse tempo. Depois de alguns dias, você pode insistir de forma sutil, sem parecer que está cobrando esse retorno. Às vezes também pode acontecer dele ter lido, não conseguir responder na hora e acabar esquecendo. Dessa forma, a sua nova mensagem servirá para lembrá-lo.
4 – Siga e interaja com outros perfis
Tente ampliar o seu escopo de contatos com a empresa para a qual você está pleiteando uma oportunidade. Dessa forma, você será mais estratégico e não estará restrito apenas ao retorno do departamento de RH. Pesquise outros profissionais que trabalham na companhia, comece a segui-los e interaja com eles. Seguindo esse caminho, você também poderá abrir um canal de comunicação com essas pessoas. Vale tentar abordar, inclusive, o gestor do setor da vaga que você está se candidatando.
Essas dicas irão ajudar você a ter uma ideia de como abordar um recrutador no LinkedIn e ter mais chances de obter um retorno dele. Também vale ficar atento a algumas atitudes que podem prejudicar nesse retorno, como, por exemplo: mandar mensagens com um tom muito íntimo, usar gírias e jargões e enviar o seu currículo diretamente pelo InMails sem o recrutador pedir (importante sempre perguntar antes se você pode mandar por ali mesmo ou por e-mail). Por isso, tenha cautela.
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