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Carreira em Pauta

6 dicas de ouro de como alavancar sua carreira profissional

como alavancar sua carreira profissional

Um dos principais objetivos que possuímos ao entrarmos no mercado de trabalho é conseguir atingir o sucesso, mas para isso é necessário saber como alavancar sua carreira profissional.

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Atingir o ápice do nosso potencial de produção é fundamental para que tenhamos uma carreira sólida e de muito sucesso, mas qual é o caminho que devemos percorrer até lá? Quais cuidados devemos tomar?

Preparamos para você 6 dicas de ouro que vão te ajudar a atingir a realização profissional!

Como alavancar sua carreira profissional com 6 dicas

1 – Tenha uma rede de contatos forte

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e repleto de profissionais extremamente capacitados, fazer um bom networking e manter ligações com pessoas que podem servir como recomendação no futuro é muito útil.

Mantenha ex-colegas de faculdade, de emprego, professores e contatos firmados no LinkedIn sempre atualizados de cada passo que você dá na carreira e não perca nenhuma oportunidade de encontrá-los para trocar experiências profissionais e visões sobre o mercado no qual vocês atuam. 

Desta forma, você se mostra como uma indicação sempre presente e preparada para assumir novos desafios. Construa a confiança que seus contatos terão em você se mostrando empolgado em estar sempre atualizado com o mercado e buscando crescer continuamente como profissional.

2 – Mantenha-se sempre atualizado

Quanto melhor você conhecer seu campo de atuação, maiores serão suas chances de estar sempre dois passos à frente dos profissionais que não buscam se atualizar.   

Acompanhando cotidianamente o desenvolvimento da área na qual atua, você sempre saberá quais são os assuntos mais estudados, enxergará as tendências do futuro com antecedência e estará mais preparado para quando elas chegarem, além de sempre estar em vantagem nos processos seletivos. 

Você pode conseguir essa atualização através da leitura de artigos, revistas especializadas, assistindo vídeos de especialistas no assunto e conversando com profissionais com mais tempo de carreira, que também podem fornecer insights a partir das experiências deles. 

3 – Conheça e aprimore suas soft skills

As soft skills são habilidades que se originam da personalidade do profissional, ou seja, são naturais de cada um de nós. Entre diversos exemplos, temos organização, boa gestão de tempo, empatia, flexibilidade e concentração, para citar apenas algumas.

Cabe a cada profissional que deseja fazer o melhor uso delas perceber quais características ele é naturalmente apto e quais ele ainda precisa desenvolver melhor. Diferentemente das hard skills, que podem ser treinadas com cursos e estudos teóricos, com as soft skills você consegue aprimorar focando em incorporá-las à sua forma de trabalhar e mentalizando a importância delas para o seu crescimento profissional. 

Com a plena consciência de quais soft skills você sabe que pode contar para realizar tarefas, ficará mais fácil traçar estratégias de ação utilizando como base as habilidades mais fortes em você, conseguindo atingir seus resultados de forma muito mais rápida. 

4 – Não se deixe dominar pelas suas inseguranças

É natural que, ao longo da sua carreira, você se depare com desafios com graus de dificuldade superiores ao que você está acostumado a enfrentar. Não se deixe desanimar nessas situações. 

Confie no seu potencial para se superar e vencer as situações adversas que aparecem na sua trajetória. Não se sinta envergonhado de pedir ajuda se precisar ou dividir a execução de uma tarefa com algum colega mais experiente. Ter dificuldades é normal independente do tempo de experiência que você tenha e é passando por essas situações e, ao buscar auxílio, você consegue se desenvolver. 

Encare as situações de dificuldade como uma lição a ser aprendida, independente do resultado. Errar faz parte do processo e é tentando que você conseguirá descobrir o caminho até seu potencial máximo. 

5 – Seja criativo

Profissionais inovadores sempre chamam a atenção dos empregadores. O mercado de trabalho passa por constantes transformações que exigem das empresas novas ideias e soluções de problemas em ritmo acelerado. Com isso, é importante desenvolver a criatividade.  

Você não precisa ter ideias fora do comum para ser considerado criativo. Muitas vezes, as sugestões que fazem mais sucesso são aquelas simples porém eficientes, que resolvem um problema utilizando ferramentas que estavam à vista de todos o tempo todo. 

Com isso em mente, treine seu olhar para que ele possa enxergar além do cenário proposto, buscando respostas, visualizando como solucionar um problema e também como oferecer benefícios que contornam aquela situação, gerando algo útil para os clientes. 

6 – Faça uma pós-graduação

Ter uma especialização vai trazer muitos benefícios, como maior competitividade no mercado de trabalho e melhores remunerações, sendo o impulsionamento da sua carreira apenas mais um entre tantos. 

Identifique um assunto no qual você se interesse e procure opções de pós-graduações que te tornem especialista naquela área, para você unir a oportunidade de crescimento com o prazer de trabalhar com algo que seja do seu agrado. 

Os cursos Anhanguera são as melhores escolhas para quem deseja investir no próprio sucesso com preços acessíveis e acesso ao melhor do conhecimento. Agora que você sabe como alavancar sua carreira profissional, dê o primeiro passo e seja um pós-graduado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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