Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como conseguir um emprego sendo recém-formado? 7 dicas!

como conseguir um emprego sendo recém-formado

Conquistar o tão sonhado diploma da graduação é uma verdadeira realização para qualquer um. Depois de tantos anos de estudo e dedicação, finalmente você pode comemorar a formatura e dizer que é um profissional da sua área. Todavia, como os próximos passos para desenvolver a sua carreira podem não ser tão simples, então que tal aprender como conseguir um emprego sendo recém-formado?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, receber a tão esperada aprovação em um processo seletivo se torna um processo um pouco mais desafiador, especialmente para quem acabou de se graduar. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Ter poucas experiências, por exemplo, podem ser um fator a complicar a busca por um emprego, mas existem várias formas de contornar essa situação e se destacar em uma entrevista, mesmo logo após a sua formatura.

Para aprender essas dicas e montar o seu plano de ação rumo ao primeiro trabalho, preste muita atenção na lista abaixo.

Como conseguir um emprego sendo recém-formado? 7 dicas!

1 – Monte um excelente currículo

Na maioria dos processos seletivos, o seu currículo é o primeiro contato que o recrutador tem com você, e por isso, é fundamental montar um documento bem-feito, contemplando tudo o que pode impressionar os empregadores. Isso, no entanto, não significa fazer um CV de três páginas com absolutamente todas as suas experiências.

O bom currículo é aquele que se adapta para cada vaga, destacando o que combina com a posição em questão para que o profissional de RH e o gestor encontrem motivos para te contratar. Sendo assim, enquanto alguns itens estarão em todas as versões do documento, como a sua formação e idiomas, nem todos os estágios precisam estar ali.

Caso você tenha tido vários estágios durante a faculdade, ressalte os que se conectam com a vaga desejada. Por outro lado, se você teve poucas experiências profissionais, vale incluir todas elas.

2 – Tenha o seu foco, mas também esteja aberto a oportunidades diferentes

Existe uma grande pressão no início da carreira para definir exatamente qual caminho você deseja seguir. Por um lado, muitos jovens não sabem em detalhes o que desejam para o futuro profissional, e por outro, há o grupo que sai da faculdade com plena certeza do que vislumbra para a carreira.

No meio de tantas possibilidades, é preciso encarar a realidade e aceitar duas coisas. A primeira é que está tudo bem e não saber precisamente o que quer. E a segunda é que nem sempre você vai conseguir ingressar na área desejada desde o primeiro emprego. Muitas vezes, as oportunidades disponíveis são o oposto do que você almeja, mas quem disse que elas não serão ótimas experiências?

Por mais que ter foco seja importante, tome cuidado para não fechar portas importantes nesse caminho, afinal, toda experiência é valiosa e vai adicionar bagagem e aprendizados na sua trajetória profissional.

3 – Explore todas as maneiras de chegar até as vagas

Hoje em dia, a tecnologia tem tudo para ser a sua aliada nessa busca por um emprego. Não deixe nada passar e explore todas as alternativas, que incluem sites de vagas, o LinkedIn, grupos e fóruns em redes sociais e o bom e velho networking.

Mesmo que você tenha pouca vivência no mercado de trabalho, nunca é cedo demais para construir uma boa rede de contatos. Vale cultivar um relacionamento com colegas de faculdade, pessoas do estágio, professores e até mesmo profissionais que você conheceu em cursos e eventos. Com os motivos certos, o networking é uma ferramenta valiosa para todos os aspectos da sua carreira.

4 – Fale de suas experiências de maneira estratégica

Conseguiu uma entrevista? Então chegou a hora de pensar de maneira estratégica para impressionar, sem mentiras, o entrevistador. Uma excelente dica é esquematizar todas as suas experiências ligadas à área de formação, especialmente se você não fez estágios ou está em busca do primeiro emprego.

Por exemplo, não há nada de errado em falar dos projetos pessoais aos quais você se dedicou nos últimos anos, atividades na faculdade, como laboratórios, empresas júnior, monitorias e trabalhos voluntários. 

O segredo está em conseguir falar sobre todos esses pontos de forma assertiva, destacando os desafios, aprendizados e o que você fez para resolver problemas, por exemplo, ou propor ideias novas.

5 – Aproveite o tempo para se preparar, se manter atualizado, fazer cursos e aprimorar outros idiomas

O período entre o fim da faculdade e o início em um emprego não precisa ser chato ou improdutivo, sabia? Aproveite o tempo livre para tirar do papel tudo aquilo que você não conseguiu fazer durante a graduação, o que inclusive vai te ajudar a melhorar o currículo e se sair melhor em entrevistas.

Vale fazer cursos livres, participar de eventos e palestras, se dedicar a um novo idioma, ou melhorar o que você já domina, estar sempre atualizado sobre as movimentações da sua área e também se preparar para os processos seletivos. Ler sobre perguntas frequentes, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de driblar o nervosismo e conseguir se comunicar melhor na hora da entrevista.

6 – Invista em uma pós-graduação

Saiba que após o fim da faculdade, nunca é cedo demais para investir em uma especialização. Se você já tem interesse em focar em um tema específico da sua profissão, por que não fazer uma pós-graduação? As ótimas condições e facilidades oferecidas pelas instituições de ensino podem ser tudo o que você precisa nessa etapa.

Afinal, você já sabe que mercado de trabalho está concorrido, e quanto mais você conseguir se destacar provando que é tecnicamente competente para as vagas disponíveis, maiores são as suas chances de ser aprovado nos processos seletivos.

7 – Não desista!

Pode ser que a demora e a sua ansiedade te façam pensar em desistir. Mas essa é a pior coisa que você pode fazer! Então, quando o desânimo bater, lembre-se que você acabou de se graduar, e esse momento pode ser mais desafiador mesmo, é normal. Alguns profissionais levam mais tempo para conseguir entrar no mercado de trabalho, mas isso não diz nada sobre a sua capacidade como profissional.

Lá na frente, quando você estiver estabilizado e com uma carreira consolidada, você vai olhar para trás, para quando pensava em como conseguir um emprego sendo recém-formado, e sentir muito orgulho da sua jornada e de não ter desistido.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades