Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como saber se está na carreira certa?

carreira

No ensino médio, ao decidir qual faculdade cursar, o jovem que, na maioria dos casos, tem menos de 20 anos, acredita que esta será uma escolha para a vida toda. Mas, ao passar dos anos, com a experiência da universidade e mercado de trabalho, muitos se encontram desinteressados e nem se identificam mais com a área escolhida. Esta falta de identificação, pode se tornar prejudicial, tanto pessoal, como profissionalmente, gerando ansiedade e maus resultados no trabalho. Se você tem este sentimento, mas não sabe bem o que fazer, confira estas dicas para reconhecer se você está na carreira certa.

blog banner desconto em pós-graduação

Observe a sua rotina

Se ao se levantar da cama você não tem mais aquela motivação de antes para ir ao trabalho, tem vontade frequente de faltar e, muitas vezes, só gosta de ir ao trabalho pela companhia das pessoas, é bom ficar atento. Observe se não é apenas a empresa que te desmotiva ou a atividade que você exerce nela. Procure refletir:  você estaria feliz em outra empresa executando as mesmas tarefa? Se sim, comece a busca por um novo emprego. Caso contrário, você pode buscar cursos de especialização para ampliar seus horizontes e, assim, talvez mudar a direção.

Replaneje a carreira

A partir do momento que você perceber que não está mais feliz na sua carreira, comece a replanejá-la e entenda o que você gostaria de fazer. Muitas vezes a resposta pode estar dentro da empresa que você trabalha. Uma dica é conversar com seu chefe e observar as rotinas de outras áreas. Às vezes você pode estar apenas no setor errado e não na empresa. Com esta ajuda, trace metas e explore potenciais.

Caso a sua mudança tenha de ser maior, busque a ajuda de um coach. Ele pode te ajudar a desenhar uma nova carreira, aconselhar cursos e objetivos que você deve atingir. Neste momento, é importante estar aberto a todos os tipos de conselhos e absorver os que sejam melhores para a sua realidade.

Esteja receptivo a novas realidades

Para mudar de carreira, é necessário dar um primeiro passo. Sendo assim, se, por exemplo, você tinha um cargo mais alto, agora, provavelmente, começará de um cargo mais baixo. Afinal, você estará aprendendo uma nova profissão.  

Apesar disso, se você estiver motivado e com vontade de aprender e evoluir, as chances de crescer só aumentam. Quando o trabalhador exerce suas funções com ânimo e objetivos, o avanço fica mais tangível.

Feliz na carreira

Se você perceber que sempre esteve feliz com a sua carreira, invista em uma especialização. Faça cursos que você acredite que serão benéficos para o seu desenvolvimento. E também, trabalhe networking com outros profissionais da sua área e seja proativo na sua empresa.

Agora, se você já decidiu fazer um curso de especialização para decolar na carreira, conheça as nossas opções de pós-graduação e escolha a melhor para o seu momento.

Conheça nossas faculdades