Você já deve ter reparado que o termo “inovação” tem sido muito usado no mundo corporativo durante os últimos anos. É algo que a maioria das empresas deseja implementar, mas por falta de clareza, acaba sendo confundido com novas formas de trabalhar. A verdade é que promover a cultura de inovação é algo muito mais complexo, mas que também pode ter um impacto incrivelmente positivo, como veremos neste texto.
O que é cultura de inovação?
Antes de saber como colocá-la em prática, é necessário esclarecer o seu significado. Uma boa forma de fazer isso é começar com uma reflexão sobre a cultura organizacional. Basicamente, a cultura de uma empresa é a soma de todas as práticas, processos, hábitos, valores, estruturas e pessoas que uma organização tem.
Mais do que um conceito, a cultura organizacional precisa ser uma representação real do que acontece dentro dela no dia a dia. Dito isso, a definição do termo “cultura de inovação” é: a cultura de uma empresa que valoriza e apoia a inovação, para que as pessoas que trabalham nela possam de fato fazer com que ela aconteça.
Leia também: 3 tendências da área de comunicação para o futuro
Ela precisa estar presente nos processos, produtos, serviços, e atendimento, além de ser incentivada em todas as áreas da companhia.
Quais são os benefícios da cultura da inovação?
Quando existe incentivo e planejamento para que a cultura de inovação aconteça, os benefícios como os seguintes podem surgir:
- Aumento do engajamento dos colaboradores;
- Aumento do retorno financeiro;
- Maior confiança na liderança;
- Melhor desempenho diante de adversidades.
Porém, se essa cultura não é incentivada, cada colaborador age de forma independente, de acordo com os seus propósitos, podendo ir no sentido oposto daqueles que a companhia tem.
Afinal, como implementar a prática de cultura da inovação?
Sabemos que tudo o que é relacionado com cultura não é fácil de mudar. Ao mesmo tempo, nem sempre é possível começar do zero, principalmente em grandes e médias empresas. Portanto, a primeira coisa que deve ser considerada é que mudar a cultura que já existe na companhia levará tempo e grande esforço.
Veja alguns pontos em que se deve focar para iniciar a transformação:
1 – Entender o status quo
Muitas empresas falham ao tentar implementar a inovação porque, sempre que uma nova liderança chega, ela quer que a companhia adote determinados valores. Antes de qualquer mudança, é necessário identificar porque as coisas são como são, quais são os pontos fracos e os desafios que estão impedindo sua evolução.
Quando os mecanismos da cultura da empresa são compreendidos, é possível preservar e promover os pontos fortes e incluir mudanças para que as coisas aconteçam de forma diferente.
2 – Começar a mudança cultural pelo topo
Toda mudança cultural precisa começar através da liderança. Os líderes precisam espalhar a mensagem de inovação e, ao mesmo tempo, agir de forma a promovê-la. O comprometimento com a mudança precisa ser constantemente demonstrado pelos líderes, assim como o seu comprometimento na implementação e manutenção da nova cultura.
3 – Colaboração de toda a estrutura de funcionários
Quando se toma a decisão de mudar a cultura da inovação em um ambiente, é necessário que todos estejam envolvidos. Isso inclui contar com o comprometimento de todos em mudanças de práticas como: contratação e demissão de funcionários, critérios para promoções e premiações, maneira como é feita a comunicação e processos de alocação de recursos.
Sem o comprometimento de mudança dos colaboradores envolvidos, é impossível ter sucesso na implementação da nova cultura.
Além destes 3 critérios, ainda existem algumas dicas práticas para promover a cultura de inovação:
- Faça um desafio de ideias com os colaboradores. No processo, é ideal procurar entender o que os impede de inovar no dia a dia e se comprometer para ajustar;
- Crie um desafio no qual as pessoas apontem as maiores frustrações dos clientes e busque destinar um orçamento para resolver essas questões;
- Premie e celebre as pessoas que colaboram com ideias inovadoras, sejam elas no seu setor de trabalho ou não.
Em conclusão, a cultura de inovação é fundamental para qualquer companhia que queira se tornar ou se manter como líder do seu mercado. Embora leve muito tempo e dedicação, é um processo que traz bons resultados financeiros e impactos positivos para a empresa como um todo.
Aproveite para garantir o seu futuro no mercado de trabalho ao escolher entre diversas opções de pós-graduação EAD. Se você busca qualificação e competitividade para a sua carreira, aproveite a oportunidade e faça um curso de pós com toda a comodidade e economia que a modalidade a distância oferece. Conte com a pós-graduação Pitágoras.