Não é de hoje que cursos na área da saúde são os mais procurados por profissionais que querem continuar seus estudos nesse segmento. Na maioria das vezes, os sentimentos de realização pessoal e estabilidade financeira são considerados na hora de optar pela área. A demanda por profissionais qualificados para as mais diversas funções aumentou de maneira significativa nos últimos anos, assim como o número de hospitais e de laboratórios. Isso significa que a empregabilidade está alta na área. Então, se você deseja se especializar, este é o momento certo.
Cursos na área da saúde: nem só de medicina vive o segmento
Assim como a demanda em hospitais aumentou, cada vez mais pessoas têm se interessado pelos avanços em pesquisas científicas. O desenvolvimento dessas áreas costuma elevar o conhecimento dos profissionais que atuam na prática e garantir soluções cada vez mais seguras e tecnológicas.
As possibilidades são inúmeras e muitas outras especializações que têm como objetivo a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Por isso, separamos 4 cursos da área da saúde que vão te convencer a se especializar.
1 – Administração hospitalar
Destinado a profissionais das áreas de administração e saúde, o MBA em Administração Hospitalar oferece uma formação estratégica que vai desde a análise e gerenciamento das finanças de um hospital até a parte de suprimentos e recursos humanos. Da mesma forma, os setores de marketing, assessoria de imprensa e hotelaria da instituição estão debaixo do guarda-chuva da administração do hospital. Portanto, se você se identifica com a saúde, mas tem um perfil de gestão, esse é o curso ideal.
2 – Fisioterapia
Fundamental na recuperação de pacientes hospitalares, a fisioterapia consiste na aplicação de exercícios, massoterapia e outras técnicas que visam tratar ou diminuir o impacto de acidentes e doenças genéticas que impedem o desenvolvimento físico. Uma ótima sugestão de especialização nessa área, certamente, é o curso de fisioterapia cardiorrespiratória, voltado para pacientes que sofreram com doenças que afetam o sistema respiratório e suas sequelas.
Leia também: 5 séries da Netflix sobre saúde mental
3 – Enfermagem
Essa é uma das primeiras especialidades que vem à mente quando falamos em área da saúde. A enfermagem tem inúmeras segmentações e especialidades, como o curso de pós-graduação em enfermagem do trabalho. Profissionais de enfermagem fazem diretamente parte da engrenagem principal para o pilar de saúde humana funcionar. Suas responsabilidades incluem administrar remédios, dar injeções e vacinas, acompanhar higiene de pacientes, entre outras funções.
4 – Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial
Com base nas diretrizes do SUS, a pós-graduação em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial é destinada à profissionais das mais variadas formações, como psicólogos, enfermeiros, musicoterapeutas e fonoaudiólogos, que visam trabalhar com base na saúde mental. Na formação, o aluno tem a oportunidade de desenvolver uma atuação crítica e reflexiva a respeito do sofrimento psíquico. Além disso, formas de tratamento e análise de caso enriquecem os estudos.
Ficou empolgado para começar agora sua especialização e se tornar um profissional ainda mais qualificado? Saiba que é possível realizar até uma pós-graduação EAD em saúde. Não perca a oportunidade!